Atividade

107850 - Cursos de inverno FFLCH 2022 - Introdução à Divulgação Científica.

Período da turma: 01/08/2022 a 03/08/2022

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Descrição: PROGRAMA DO CURSO

A reflexão e as discussões propostas no curso serão guiadas pelas cinco perguntas a seguir, que tratam dos objetivos e dos autores da Divulgação Científica, bem como de seu público-alvo, dos meios de publicização das informações e dos modos de adaptação do discurso científico.

Por que fazer Divulgação Científica?
O curso proposto visa discutir as necessidades de se fazer um trabalho eficaz de Divulgação Científica, tendo em vista que é por meio dela que os resultados encontrados e alcançados na academia são compartilhados com um público não-especializado.

Quem faz Divulgação Científica?
Pesquisadoras/es em qualquer nível de formação (estudantes de graduação, pós-graduação ou professoras/es) podem fazer com que sua pesquisa se torne popular, de modo a contribuir e facilitar o dia a dia da população em geral. Pensando nisso, o curso elencará as características e as motivações necessárias para o/a divulgador/a científico/a desenvolver esse trabalho.

Para quem fazer Divulgação Científica?
O curso abordará estratégias focadas na adequação da linguagem especializada para uma mais acessível, com o objetivo de tornar os resultados obtidos na universidade mais inteligíveis para um público mais amplo e que se interessa pelo assunto divulgado.

Como fazer Divulgação Científica?
Ao conhecer as melhores redes sociais e dominar a linguagem de cada uma, a/o interessada/o no curso será capaz de elaborar seus próprios meios para fazer a Divulgação Científica de sua pesquisa de forma efetiva e compreensível.

Onde fazer Divulgação Científica?
Na era da internet, as redes sociais são as ferramentas mais utilizadas e abrangentes no que diz respeito à Divulgação Científica. Assim, o curso discutirá e trará exemplos de canais de comunicação que fazem um bom trabalho, usando meios como Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, Blogs e Podcasts.

BIBLIOGRAFIA

ARNT, Ana de Medeiros. Ser professor, leitor e escritor: possibilitar outros modos de pensar e agir na sociedade. In: BESSA, Eduardo; FRANÇA Cecília; ARNT Ana de Medeiros (Orgs). Divulgação Científica para professores. Tangara da Serra: Ideias. 2015.
BAGNO, Marcos. Pesquisar, ensinar, mas também divulgar. LaborHistórico, vol. 5, n.1, 2020, p. 348-352.
BESSA, Eduardo. Dicas de escrita para divulgadores. In: BESSA, Eduardo; FRANÇA Cecília; ARNT Ana de Medeiros (Orgs). Divulgação Científica para professores. Tangara da Serra: Ideias. 2015.
BESSA, Eduardo. O que é divulgação científica? In: BESSA, Eduardo; FRANÇA Cecília; ARNT Ana de Medeiros (Orgs). Divulgação Científica para professores. Tangara da Serra: Ideias. 2015.
FONSECA, A. A. da; MENDES BUENO, L. Breve panorama da divulgação científica brasileira no YouTube e nos podcasts. Cadernos de Comunicação, [S. l.], v. 25, n. 2, 2021. DOI: 10.5902/2316882X63121. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/63121. Acesso em: 9 fev. 2022.
IAMARINO, Atila. Como, por que e onde criar um blog? In: BESSA, Eduardo; FRANÇA Cecília; ARNT Ana de Medeiros (Orgs). Divulgação Científica para professores. Tangara da Serra: Ideias. 2015.
LIMA, Guilherme da Silva; GIORDAN, Marcelo. Da reformulação discursiva a uma práxis da cultura científica: reflexões sobre a divulgação científica. História, Ciências, Saúde - Manguinhos [online]. 2021, v. 28, n. 2 [Acessado 9 Fevereiro 2022] , pp. 375-392. Disponível em: .
MANSUR, Vinicius et al. Da publicação acadêmica à divulgação científica. Cadernos de Saúde Pública [online]. 2021, v. 37, n. 7 [Acessado 9 Fevereiro 2022] , e00140821. Disponível em: .
NATAL, Camila Binhardi; ALVIM, Marcia Helena. Divulgação Científica e a Inclusão Social. In: 5° Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC), 2018, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2018. Disponível em: . Acesso em: 09 fev. 2022.
SOARES, Rafael Bento da Silva. A importância da divulgação científica. In: BESSA, Eduardo; FRANÇA Cecília; ARNT Ana de Medeiros (Orgs). Divulgação Científica para professores. Tangará da Serra: Ideias. 2015.

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 90
 
Ministrantes: Beatriz de Freitas Cardenete
Kathlin Carla de Morais


 
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