Atividade

107858 - Cursos de inverno da FFLCH 2022 - Literatura de formação feminina por uma perspectiva filosófica

Período da turma: 08/08/2022 a 15/08/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Aula 1 – O primeiro Bildungsroman: a formação feminina no Wilhelm Meister de Goethe
ALBUQUERQUE, J.  Meine Schwester Natalie ist hiervon ein lebhaftes Beispiel: Bildung and Gender in Goethe’s Wilhelm Meisters Lehrjahre, in: Anti/Idealism: Re-Interpreting a German Discourse, pp. 27-48. Berlim: De Gruyter, 2019;
AURAS, N. O feminino como horizonte formativo: aproximações entre Grande Sertão: Veredas e Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Primeiros Escritos, v. 1, pp. 68-78, 2022;
GOETHE, J.W.V. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. São Paulo: Editora 34, 2006;
______________ Wilhelm Meisters Theatralische Sendung. Hamburg: Fischer Bücherei, 1960;
HEGEL, G.W.F. Cursos de Estética, vols. 1-4. São Paulo: Edusp, 2015
____________ Escritos pedagógicos. Trad. Arsenio Ginzo. Madrid: Fondo de Cultura Económica, 1991;
____________ Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito. Trad. Paulo Meneses. São Leopoldo: Unisinos, 2010;
HIRSCH, M.; ABEL, E.; LANGLAND, E. (Org.) The Voyage In: Fictions of Female Development. Hanover and London, 1983;
HUMBOLDT, W.V. Humboldt: linguagem, literatura, Bildung. HEIDERMANN, W.; WEININGER, M.J. (Org.) Florianópolis: UFSC, 2006;
LUKACS, G. Posfácio (“Goethe und seine Zeit”), in: Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. São Paulo: Editora 34, 2006;
MAAS, W.P.M.D. O Cânone Mínimo: o Bildungsroman na história da literatura. São Paulo: Unesp, 1999;
MAZZARI, M.; MARKS, C. (Org.) Romance de formação: caminhos e descaminhos do heroi. São Paulo: Ateliê Editorial, 2020;
NORDENBO, S.E. “Bildung and the thinking of Bildung”. The Journal of Philosophy of Education of Great Britain, 2002, vol. 36.

Aula 2 – Elizabeth Bennet, sucessora de Wilhelm Meister: iluminismo e formação feminina em Jane Austen
AUSTEN, J. Emma. Hertfordshire: Wordsworth, 2007;
_________ Pride and Prejudice. Londres: Penguin, 2006;
_________ Sense and Sensibility. Londres: Penguin, 2008;
ARMONSTRONG, N. Desire and Domestic Fiction: A Political History of the Novel. Nova Iorque: Oxford University Press, 1897;
COPELAND, E.; MCMASTER, J. (Org.) The Cambridge Companion to Jane Austen. Cambridge University Press, 1997;
HUME, D. Essays and Treatises on Several Subjects. Edinsburgh: James Clarke, 1809;
________ Political Essays. Cambridge: Cambridge Texts in the History of Political Thought, 1994;
KNOX-SHAW, P. Jane Austen and the Enlightenment. Cambridge: Cambridge University Press, 2009;
LOCKE, J. Some Thoughts Concerning Education. Londres: J. and R. Tonson, 1779;
MOONEYHAM, L.G. Romance, language and education in Jane Austen’s novels. Londres: The Macmillan Press, 1988;
MORETTI, F. The way of the world: the Bildungsroman. Londres: Verso, 1987;
SMITH, A. The Theory of Moral Sentiments. Indianapolis: Liberty Fund, 1982.

Aula 3 – Formação e deformação feminina: Jane Eyre e O Morro dos Ventos Uivantes
BRONTË, C. Jane Eyre. Londres: Penguin, 2006;
BRONTË, E. Wuthering Heights. Nova Iorque: Barnes & Noble Classics, 2004;
ARMONSTRONG, N. Desire and Domestic Fiction: A Political History of the Novel. Nova Iorque: Oxford University Press, 1897;
GOETHE, J.W.V. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. São Paulo: Editora 34, 2006;
HIRSCH, M.; ABEL, E.; LANGLAND, E. (Org.) The Voyage In: Fictions of Female Development. Hanover and London, 1983;
MORETTI, F. The way of the world: the Bildungsroman. Londres: Verso, 1987;
MORITZ, K.P. Anton Reiser. São Paulo: Carambaia, 2019;
SHOWALTER, E. A literature of their own: British Women Novelists from Brontë to Lessing. New Jersey: Princeton University Press, 1977;
THORMALEN, M. The Brontës and Education. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

Aula 4 – A formação da mulher moderna: Virginia Woolf e Clarice Lispector
WOOLF, V. A room of one’s own. Londres: Penguin, 2004;
_________ Modern Fiction. In: MCNEILLE, A. (Org.) The Essays of Virginia Woolf. Volume 4: 1925 to 1928. Londres: The Hogarth Press, 1984;
_________ Mrs. Dalloway. In: Selected Works of Virginia Woolf. Hertfordshire: Wordsworth, 2007;
_________ Orlando. In: Selected Works of Virginia Woolf. Hertfordshire: Wordsworth, 2007;
_________ O valor do riso e outros ensaios. São Paulo: Cosac & Naify, 2014;
_________ Profissões para mulheres e outros artigos feministas. Porto Alegre: L&PM, 2012;
LISPECTOR, C. Perto do Coração Selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1998;
____________ Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Rio de Janeiro: Rocco, 1998;
HIRSCH, M.; ABEL, E.; LANGLAND, E. (Org.) The Voyage In: Fictions of Female Development. Hanover and London, 1983;
JOANNOU, M. The Female Bildungsroman in the Twentieth Century. In: GRAHAM, S. (Org.) A History of the Bildungsroman. Cambridge: Cambridge University Press, 2018;
NUNES, B. O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Ática, 1995;
PARK, S.S. Suffrage and Virginia Woolf: ‘The Mass behind the Single Voice’. The Review of English Studies, New Series, vol. 56, no. 223 (Fev. 2005), pp. 119-134.
MAZZARI, M.; MARKS, C. (Org.) Romance de formação: caminhos e descaminhos do heroi. São Paulo: Ateliê Editorial, 2020.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Nina Auras Vieira de Almeida


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP