107858 - Cursos de inverno da FFLCH 2022 - Literatura de formação feminina por uma perspectiva filosófica |
Período da turma: | 08/08/2022 a 15/08/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | Aula 1 – O primeiro Bildungsroman: a formação feminina no Wilhelm Meister de Goethe
ALBUQUERQUE, J. Meine Schwester Natalie ist hiervon ein lebhaftes Beispiel: Bildung and Gender in Goethe’s Wilhelm Meisters Lehrjahre, in: Anti/Idealism: Re-Interpreting a German Discourse, pp. 27-48. Berlim: De Gruyter, 2019; AURAS, N. O feminino como horizonte formativo: aproximações entre Grande Sertão: Veredas e Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Primeiros Escritos, v. 1, pp. 68-78, 2022; GOETHE, J.W.V. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. São Paulo: Editora 34, 2006; ______________ Wilhelm Meisters Theatralische Sendung. Hamburg: Fischer Bücherei, 1960; HEGEL, G.W.F. Cursos de Estética, vols. 1-4. São Paulo: Edusp, 2015 ____________ Escritos pedagógicos. Trad. Arsenio Ginzo. Madrid: Fondo de Cultura Económica, 1991; ____________ Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito. Trad. Paulo Meneses. São Leopoldo: Unisinos, 2010; HIRSCH, M.; ABEL, E.; LANGLAND, E. (Org.) The Voyage In: Fictions of Female Development. Hanover and London, 1983; HUMBOLDT, W.V. Humboldt: linguagem, literatura, Bildung. HEIDERMANN, W.; WEININGER, M.J. (Org.) Florianópolis: UFSC, 2006; LUKACS, G. Posfácio (“Goethe und seine Zeit”), in: Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. São Paulo: Editora 34, 2006; MAAS, W.P.M.D. O Cânone Mínimo: o Bildungsroman na história da literatura. São Paulo: Unesp, 1999; MAZZARI, M.; MARKS, C. (Org.) Romance de formação: caminhos e descaminhos do heroi. São Paulo: Ateliê Editorial, 2020; NORDENBO, S.E. “Bildung and the thinking of Bildung”. The Journal of Philosophy of Education of Great Britain, 2002, vol. 36. Aula 2 – Elizabeth Bennet, sucessora de Wilhelm Meister: iluminismo e formação feminina em Jane Austen AUSTEN, J. Emma. Hertfordshire: Wordsworth, 2007; _________ Pride and Prejudice. Londres: Penguin, 2006; _________ Sense and Sensibility. Londres: Penguin, 2008; ARMONSTRONG, N. Desire and Domestic Fiction: A Political History of the Novel. Nova Iorque: Oxford University Press, 1897; COPELAND, E.; MCMASTER, J. (Org.) The Cambridge Companion to Jane Austen. Cambridge University Press, 1997; HUME, D. Essays and Treatises on Several Subjects. Edinsburgh: James Clarke, 1809; ________ Political Essays. Cambridge: Cambridge Texts in the History of Political Thought, 1994; KNOX-SHAW, P. Jane Austen and the Enlightenment. Cambridge: Cambridge University Press, 2009; LOCKE, J. Some Thoughts Concerning Education. Londres: J. and R. Tonson, 1779; MOONEYHAM, L.G. Romance, language and education in Jane Austen’s novels. Londres: The Macmillan Press, 1988; MORETTI, F. The way of the world: the Bildungsroman. Londres: Verso, 1987; SMITH, A. The Theory of Moral Sentiments. Indianapolis: Liberty Fund, 1982. Aula 3 – Formação e deformação feminina: Jane Eyre e O Morro dos Ventos Uivantes BRONTË, C. Jane Eyre. Londres: Penguin, 2006; BRONTË, E. Wuthering Heights. Nova Iorque: Barnes & Noble Classics, 2004; ARMONSTRONG, N. Desire and Domestic Fiction: A Political History of the Novel. Nova Iorque: Oxford University Press, 1897; GOETHE, J.W.V. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. São Paulo: Editora 34, 2006; HIRSCH, M.; ABEL, E.; LANGLAND, E. (Org.) The Voyage In: Fictions of Female Development. Hanover and London, 1983; MORETTI, F. The way of the world: the Bildungsroman. Londres: Verso, 1987; MORITZ, K.P. Anton Reiser. São Paulo: Carambaia, 2019; SHOWALTER, E. A literature of their own: British Women Novelists from Brontë to Lessing. New Jersey: Princeton University Press, 1977; THORMALEN, M. The Brontës and Education. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. Aula 4 – A formação da mulher moderna: Virginia Woolf e Clarice Lispector WOOLF, V. A room of one’s own. Londres: Penguin, 2004; _________ Modern Fiction. In: MCNEILLE, A. (Org.) The Essays of Virginia Woolf. Volume 4: 1925 to 1928. Londres: The Hogarth Press, 1984; _________ Mrs. Dalloway. In: Selected Works of Virginia Woolf. Hertfordshire: Wordsworth, 2007; _________ Orlando. In: Selected Works of Virginia Woolf. Hertfordshire: Wordsworth, 2007; _________ O valor do riso e outros ensaios. São Paulo: Cosac & Naify, 2014; _________ Profissões para mulheres e outros artigos feministas. Porto Alegre: L&PM, 2012; LISPECTOR, C. Perto do Coração Selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1998; ____________ Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Rio de Janeiro: Rocco, 1998; HIRSCH, M.; ABEL, E.; LANGLAND, E. (Org.) The Voyage In: Fictions of Female Development. Hanover and London, 1983; JOANNOU, M. The Female Bildungsroman in the Twentieth Century. In: GRAHAM, S. (Org.) A History of the Bildungsroman. Cambridge: Cambridge University Press, 2018; NUNES, B. O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Ática, 1995; PARK, S.S. Suffrage and Virginia Woolf: ‘The Mass behind the Single Voice’. The Review of English Studies, New Series, vol. 56, no. 223 (Fev. 2005), pp. 119-134. MAZZARI, M.; MARKS, C. (Org.) Romance de formação: caminhos e descaminhos do heroi. São Paulo: Ateliê Editorial, 2020. |
||||
Carga Horária: |
8 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Nina Auras Vieira de Almeida |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |