107878 - Cursos de inverno da FFLCH 2022 - Ciborgues, Humanos e Robôs: representações cinematográficas de inteligências artificiais |
Período da turma: | 01/08/2022 a 10/08/2022
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Descrição: | Aula 1 (01/08): Introdução ao curso e apresentação da lista de filmes para discussão em sala. Proposta de atividade dos discentes para a Aula 6.
Aula 2 (02/08): Quase humanos: como filmes de ficção apresentam formas de robôs, ciborgues e androides e suas personalidades ( Metropolis, Astro Boy, O Homem Bicentenário). Aula 3 (3/08): Vigilância: as representações de violência e controle humano/ humanóide (Blade Runner, Robocop, Minority Report, Chappie) Aula 4 (08/08): Dentro da máquina: convívio social, reputação e transformações (Vigilante do Amanhã, Hang the DI (Ep.4 Temp.4 Black Mirror, Zima Blue (Love, Death and Robots) Aula 5 (09/08): Estatísticas e Afetos: dos grandes dados à cognição humana? (Inteligência Artificial, Ex-Machina, O Problema de Nascer, Her). Aula 6 (10/08): Avaliação final. O corpo discente apresentará durante a aula comentários sobre algum filme mencionado durante o curso. O exercício será realizado utilizando a bibliografia indicada na primeira aula. Cada grupo terá um tempo de apresentação para que haja debate e comentários do ministrante. Referências Bibliográficas: AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. São Paulo: Papirus, 1995. _________. A imagem. São Paulo: Papirus, 1993. BAECQUE, Antoine de. Cinefilia. São Paulo: Cosac Naify, 2010 BAPTISTA, Mauro; MASCARELLO, Fernando (orgs.). Cinema mundial contemporâneo. São Paulo: Papirus, 2012. BAZIN, André. O que é cinema. São Paulo: Cosac Naify, 2014. BOSTROM, Nick. Superinteligência: caminhos, perigos e estratégias para um novo mundo. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2018. CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2001. Daugherty, Paul & Wilson, J (2018). Human + Machine. Reimagining Work in the Age of AI. (Introduction: What’s our Role in the Age of AI?). Boston (USA). Harvard Business Review Press GOMES, Paulo Emílio Salles. O cinema no século. Companhia das Letras, 2015. JULLIER, Laurent; MARIE, Michel. Lendo as imagens do cinema. São Paulo: SENAC, 2012. MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 1990. LÉVI, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2010. MERLEAU-PONTY, Maurice. O cinema e a nova psicologia. IN: A experiência do Cinema. Xavier, Ismail (org.); Rio de Janeiro: Graal, 1983. MERTEN, Luiz Carlos. Cinema – entre a realidade e o artifício. Porto Alegre, Artes e Ofícios. METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 2014. Miailhe, N & Hodes, C (2017). “Making the AI revolution work for everyone”. AI Initiative: The Future Society. NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. São Paulo: Papirus, 2007. __________ Representing reality. Indiana University Press, 1991. ROSENFELD, Anatol. Cinema: arte & indústria. São Paulo: Perspectiva, 2013. RUSSEL, Stuart J; NORVIG, Peter. Parte I. In: Inteligência artificial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. SARAIVA, Leandro; CANNITO, Newton. Manual de roteiro ou Manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e TV. São Paulo: Conrad, 2004. SORLIN, Pierre. Sociologia del cine. D.F. Mexico: Fondo de Cultura Economica, 1985. STAM, Robert. Introdução as Teorias de Cinema. São Paulo: Papirus, 2018. TURING, A. M. Computing Machinery and Intelligence. Mind 59, no. 236 (1950): 433-60. Accessed April 8, 2020. www.jstor.org/stable/2251299. VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. São Paulo: Papirus, 2012. XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 1990. YOEL, Gerardo (org.). Pensar o cinema: imagem, ética e filosofia. São Paulo: Cosac & Naify, 2015. |
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Carga Horária: |
18 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Marcus Vinicius Santos Repa |
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