Atividade

108126 - COVID 19 E OS PRIMEIROS CUIDADOS PSICOLÓGICOS

Período da turma: 15/08/2022 a 14/12/2022

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Descrição: CONTEÚDOS

Aula 1. A Pandemia enquanto Emergência e Desastre

EMENTA
A pandemia do coronavírus COVID-19 é um desastre biológico, diferente de outros desastres uma vez que é lento, sem destruição visual e de difícil compreensão. Morte escancarada e corpos escondidos Falta de ritualização. Muitos enlutados, porém sem luto coletivo. Consequência: Luto complicado; dificuldade de retorno a rotina. Fases de um desastre. Papel do psicólogo em Desastres. Papel do psicólogo e do PCP na pandemia COVID-19.

REFERÊNCIAS
1. Alves, E.G.R. 2018. Da Psicologia dos desastres à psicologia da gestão integral de riscos e desastres. In: Fukumitsu, K.O. Vida, morte e luto: atualidades brasileiras. São Paulo: Summus, p. 166-181.

2. Noal, D. 2017. O Humano do Mundo: diário de uma psicóloga sem fronteiras. Bauru/SP: Alto Astral, p. 141.

3. Alves, E.G.R. (2010). Desastres coletivos: perda, morte e luto. In: Santos, F.S. (Org.). A arte de morrer: visões plurais, vol. 3. Bragança Paulista,SP: Editora Comenius, p. 282-304.


Aula 2. Primeiros cuidados psicológicos

EMENTA

Os Primeiros Cuidados Psicológicos são internacionalmente reconhecidos como um instrumento fundamental para o enfrentamento de situações de urgência, emergência e desastres, em que as comunidades são afetadas diretamente. Nesse caso, consideramos a Pandemia COVID-19 enquanto um desastre biológico que afeta diretamente milhares de pessoas, com consequências ainda pouco conhecidas. Estaremos apresentando e analisando, junto aos profissionais que atuam na Rede de Atenção Psicossocial, o documento Primeiros Cuidados Psicológicos - um guia para trabalhadores de campo publicado pela ONU e traduzido no Brasil pela OPAS e Ministério da Saúde. Com isso considera-se que os profissionais de saúde mental possam acessar um importante material formativo com o objetivo de auxiliar indivíduos e comunidades atingidas respeitando sua cultura, sua dignidade e sua história.

REFERÊNCIAS

Organização Pan-Americana da Saúde - Primeiros cuidados psicológicos: guia para trabalhadores de campo. Brasília, DF: OPAS, 2015. Disponível em

SESI, SENAI, CNI, IEL - Guia Sesi de Saúde Mental em Tempos de COVID 19, disponível em



Aula 3. Primeiros cuidados psicológicos: estratégias de ação e desafios da Pandemia COVID 19

EMENTA

Aplicação dos princípios de ação dos Primeiros Cuidados Psicológicos no contexto da Pandemia do COVID-19: psicoeducação e estratégias de gestão dos efeitos da quarentena, normalização das reações, estratégias de cuidado, percepção de risco e abordagem do luto.

REFERÊNCIAS

Organização Panamericana da Saúde. Proteção da saúde mental em situações de
epidemias. THS/MH/06/1. Original: Espanhol. Disponível em:
https://www.paho.org/hq/dmdocuments/2009/Protecao-da-Saude-Mental-em-
Situaciones-de-Epidemias— Portugues.pdf. Acesso em 16/08/2020

Organização Panamericana da Saúde. Primeiros cuidados psicológicos: guia para
trabalhadores de campo. Brasília, DF: OPAS, 2015

Weide, J. N., Vicentini, E. C. C., Araujo, M. F., Machado,W. L., & Enumo, S. R. F.
(2020). Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia. Porto
Alegre: PUCRS/ Campinas: PUC-Campinas. Trabalho gráfico : Gustavo Farinaro Costa.



Aula 4. Os caminhos do cuidado: abordagem do sofrimento nas instituições de saúde

EMENTA

Partindo da diferença conceitual entre sofrimento e sintoma, ressalta-se importância de tal diferença para a formação do profissional de saúde, uma vez que a não diferenciação pode levar ao processo de patologização do sofrimento e, consequentemente, à medicalização do mesmo, o que não equivale, necessariamente, ao seu tratamento. Pretende-se fornecer subsídios que ampliem as possibilidades de construção de estratégias de cuidado, especialmente em situações de desastres e pandemias, considerando o potencial traumático de tais situações.

REFERÊNCIAS

Moretto, M.L.T. (2019) Abordagem psicanalítica do sofrimento nas instituições de sáude. São Paulo: Zagodoni.

WHO. Mental health and psychosocial considerations during COVID-19 outbreak. March, 2020.

Aula 5. Populações refugiadas, migrantes, apátridas


EMENTA

Apresentar, através da prática em trabalhos humanitários, os princípios de atuação e cuidados em Emergências e Desastres e a importância desta atuação nesses contextos. Pretende-se não só promover uma reflexão sobre essa prática, mas tornar os profissionais mais instrumentalizados para a intervenção em situações de crise através dos Primeiros Cuidados Psicológicos. Esta prática se desenvolve desde o acolhimento de pessoas atingidas por eventos disruptivos a formas de comunicação e reconexão destas com seus recursos internos e externos.

Ao se oferecer cuidados imediatos e preventivos em situações de crise, se possibilita a prevenção de danos psicológicos adicionais, como a evolução de transtornos psicopatológicos a médio e a longo prazo. Também se busca reduzir o agravamento de transtornos já existentes. A preparação de profissionais que atuem em respostas a situações de emergências e desastres é fundamental para uma atenção completa e necessária em situações que só pelo seu contexto, podem desencadear reações emocionais que demandem um cuidado específico.

O que são os Primeiros Cuidados Psicológicos e a quem se destina, compreensão dos contextos de emergências e desastres, acolhimento, comunicação de más notícias, reconexão com recursos internos e externos, conhecimento de redes de apoio disponíveis de acordo com as necessidades identificadas, técnicas de apoio de acordo com o perfil da população,

REFERÊNCIAS

Interagency Standing Committee (IASC). Diretrizes do IASC sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências Humanitárias – Disponível em:
.

Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Guia de Intervenção Humanitária mghGAP - Disponível em: .

PARANHOS, Mariana Esteves; WERLANG, Blanca Susana Guevara. Psicologia nas Emergências: uma Nova Prática a Ser Discutida. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 35, n. 2, p. 557-571, jun. 2015. Disponível em .

Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Primeiros Cuidados Psicológicos: guia para trabalhadores de campo – Disponível em:
.



Aula 6. Grupos de Acolhimento e Plantão Psicológico para Pessoas com Ideação, Tentativa de Suicídio e Suicídio.


EMENTA

Esta disciplina visa discutir propostas de acolhimento e primeiros cuidados a pessoas com ideação, tentativa de suicídio e cuidados a pessoas enlutadas por suicídio.

Temas a serem estudados:
Definições de Suicídios. Intencionalidade, letalidade. Suicídio - fenômeno multifatorial. Suicídios no plural.
Gradações: desejo de morrer, ideação suicida, tentativa única de suicídios, tentativas recorrentes, suicídio

Prevenção de Suicídio: fatores predisponentes, fatores precipitantes, sinais de alerta, reflexões sobre sua compreensão.
Sofrimento psíquico intolerável, sofrimentos existencial e ideação suicida.
Reflexões teóricas sobre suicídios

Posvenção: propostas de cuidados a pessoas que sofrem com o impacto do suicídio, pessoas que tentaram suicídio, familiares enlutados por suicídio.
Políticas públicas sobre prevenção e posvenção do suicídio.
Diminuição do tabu sobre o suicídio.
Escuta, empatia e compaixão nos cuidados a pessoas em sofrimento psíquico intolerável.
Cuidado a pessoas com ideação, tentativa de suicídio e enlutados por suicídios, acolhimento, atendimentos em crise, plantão psicológico, psicoeducação, psicoterapia.


REFERÊNCIAS

Kovacs, M J (2013). Revisão crítica sobre conflitos éticos envolvidos na situação de suicídio. Psicol. teor. prat., São Paulo , v. 15, n. 3, p. 69-82.

Kovács, M.J. (2019). Suicídio prevenção e posvenção: análise de políticas públicas de saúde. In: Cabral, B.E.; Szymanski, L.; Moreira, M.I.B.; Schmidt, M.L.S. (Orgs.) Práticas em pesquisa e pesquisa como prática. Experimentos em Psicologia.Curitiba: Editora CRV, 197-214.


Aula 7. Questões éticas do PCP


EMENTA

A ética como dimensão da conduta pessoal e profissional. O respeito ao código de ética dos diferentes profissionais envolvidos no atendimento à saúde mental e atenção psicossocial e nos cuidados em situações de crises e emergências. O Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública. Os riscos e tensões dos profissionais da saúde envolvidos no atendimento ao sofrimento causado pela pandemia resultante do corona vírus. A tecnologia da informação e da comunicação como recurso de atenção a diferentes manifestações do sofrimento durante a pandemia.


REFERÊNCIAS

LEMOS, P.M. Ética e Saúde Mental Contemporânea: o privilégio da alteridade no Centro de Atenção Psicossocial. Editora CRV, 2015

LIMA, D.T; Liberato M.T.C; Dionísio B.W.R. A empatia como atitude ética no cuidado em saúde mental. Revista Polis e Psique. V.9. N.3.2019

COSTA, JF.. Psicologia a servico do outro: ética e cidadania na prática psicológica. Psicologia Ciência e Profissão (online) vol 23. N.4. 2003

COSTA, JF. Transcendência e violência. In JACÓ-VILELA, AM., and SATO, L., orgs. Diálogos em psicologia social [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2012. p. 87-102. ISBN: 978-85-7982-060-1. Available from SciELO Books . Disponível em http://books.scielo.org/id/vfgfh/pdf/jaco-9788579820601-08.pdf


Aula 8. Atendimento online na pandemia


EMENTA

No momento pandêmico atual, durante o enfrentamento do novo coronavírus, a atuação presencial dos profissionais da área da saúde torna-se uma forma de trabalho que coloca em risco esses próprios profissionais. Características como elevada possibilidade de contágio e inexistência, até o momento, de vacinas, reforça a importância da alternativa do atendimento on-line. Aspectos essenciais devem ser considerados para a realização desse novo formato de interação com o outro, demandando do profissional de saúde o manejo desse novo contexto de atendimento em todas as suas particularidades e possibilidades, para uma continuada promoção de bem estar e de saúde. No momento pandêmico atual, durante o enfrentamento do novo coronavírus, a atuação presencial dos profissionais da área da saúde torna-se uma forma de trabalho que coloca em risco esses próprios profissionais. Características como elevada possibilidade de contágio e inexistência, até o momento, de vacinas, reforça a importância da alternativa do atendimento on-line. Aspectos essenciais devem ser considerados para a realização desse novo formato de interação com o outro, demandando do profissional de saúde o manejo desse novo contexto de atendimento em todas as suas particularidades e possibilidades, para uma continuada promoção de bem estar e de saúde.

REFERÊNCIAS

IASC. Inter-Agency Standing Committee. Como lidar com os aspectos psicossociais e de saúde mental referentes ao surto de COVID-19. Versão 1.5, março 2020.

FIOCRUZ. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19 – Recomendações aos Psicólogos para Atendimento On Line (Recomendações on line aos trabalhadores da saúde)

ORDEM DOS PSICÓLOGOS. Guia de orientação para linha de atendimento telefónico em fase pandémica Covid-19. Documento de apoio à prática OPP.


Aula 9. Registrar informações para quê? A importância do registro online


EMENTA


A aula pretende discutir a importância do registro de informações, em especial relativas à demanda pelos Cuidados Psicológicos pela população, particularmente em situações de calamidades ou situações em que a comunidade se vê com perda da “normalidade”. Essa discussão será feita em dois eixos: 1) objetivo, em que a maior precisão nesse registro favorece o conhecimento mais aprofundado da demanda e pode, assim, direcionar melhor as decisões e as ações a serem tomadas no âmbito da saúde mental e 2) subjetivo, em que oportunizar tais registros ajuda a resgatar a própria identidade e visão de futuro daquele que se encontra em perda: de bens materiais, de pessoas queridas, de emprego ou modo de subsistência, etc..


REFERÊNCIAS

PORTO, M. A. ; VALENTE, M. L. L. C. ; ROSA, H. R. . A construção do perfil da clientela numa clínica-escola. Boletim de Psicologia, v. LXIV, p. 159-172, 2014.

CAVALHEIRO, N. C. ; GARCIA, B. G. ; IWATA, H. ; PACE JUNIOR, J. ; ROSA, H. R. ; VALENTE, M. L. L. C. ; MIGLIORINI, W. J. M. . Triagem interventiva: a caracterização de uma demanda. Revista da SBPH (Belo Horizonte. Impresso), v. 15, p. 3-16, 2013.

MIGLIORINI, W. J. M. ; ROSA, H. R. . Perfil de queixas da clientela de um serviço público de Saúde Mental, em uma universidade brasileira. In: 7th International Congress of Educational Sciences and Development, 2020, Pontevedra - ES. AVANCES EN CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN Y DEL DESARROLLO. Granada - ES: Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC), 2020. p. 629-636.

Carga Horária:

34 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Dafne Rosane Oliveira
Elaine Gomes dos Reis Alves
Helena Rinaldi Rosa
Henriette Tognetti Penha Morato
Julia Bartsch
Laura Almeida Antunes
Laura Marisa Carnielo Calejon
Maria Julia Kovacs
Maria Livia Tourinho Moretto
Marilene Proença Rebello de Souza


 
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