108143 - Dança, Denúncia e Resistência |
Período da turma: | 22/11/2022 a 13/12/2022
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Descrição: | Nas duas primeiras aulas discutiremos os trabalhos de artistas como Jane Dudley e
Pearl Primus e importância do New Dance Group na formação da dança moderna estadunidense. A segunda parte do curso será dedicada à dança contemporânea paulistana e, para tanto, traremos para discussão obras dos coreógrafos Sandro Borelli (Cia. Carne Agonizante) e Eliana de Santana (E 2 Cia. De Teatro e Dança). Aula 1. Dança moderna/dança política Nessa aula buscaremos apresentar a origem política e combativa da dança moderna estadunidense na cidade de Nova Iorque durante a Grande Depressão na década de 1930. Para tanto, iremos discutir e analisar algumas obras do New Dance Group e da coreógrafa Jane Dudley. Aula 2. A dança negra ganha espaço: Pearl Primus e Strange Fruit Nosso segundo encontro será dedicado à obra de Pearl Primus, antropóloga, bailarina e coreógrafa que ganhou reconhecimento em Nova Iorque nos anos 1940. Sua obra, profundamente ligada à poesia e a música de sua época, elabora uma reflexão profunda sobre o contexto social da população negra nos Estados Unidos. Aula 3. Colônia Penal: a ditadura brasileira na obra de Sandro Borelli Condensando a força da literatura kafkiana e uma forte potência de crítica social, a obra de Sandro Borelli e de sua companhia Carne Agonizante choca e emociona ao mesmo tempo. Na nossa terceira aula, conversaremos sobre a relação entre ideologia, violência e trabalho a partir da coreografia ‘Colônia Penal’. Aula 4. Movimento Um de Eliana de Santana – do Eu ao Nós No nosso último encontro discutiremos a obra de Eliana Santana, em especial uma coreografia produzida no início de 2022 para o Projeto Solos Brasileiros: Danças para Villa-Lobos, da Oficina Cultural Oswald de Andrade. A partir de estudos sobre o modernismo brasileiro e o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, Eliana elaborou uma dança-denúncia-manifesto, que coloca na cena a barbárie cotidiana do Brasil contemporâneo. Bibliografia geral do curso CONNER, Lynne. “What the Modern Dance Should Be”: socialist agendas in the Modern Dance, 1931 – 38. In: Crucibles of Crisis. Performing Social Change. Reinelt, J. (ed.) Ann Arbor: University of Michigan Press, 1996. DENNING, Michael. The cultural front: the laboring of American culture in the twentieth century. 3. ed. New York: Verso, 2010. DORIA, Gisela. Sandro Borelli e a dramaturgia da violência. Concept, 2 (1): 33-40, 2013. FOULKES, Julia L. Modern Bodies: dance and American modernism from Martha Graham to Alvim Ailey. Chapel Hill: The University of North Carolina, 2002. FRANKO, Mark. The work of dance: labor, movement and identity in the 1930s. Connecticut: Wesleyan University Press, 2002. FRANKO, Mark. Dancing Modernism/Performing Politics. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 1995. GRAFF, Ellen. Dancing red: art and politics. Studies in Dance History. The Journal of the Society of Dance History Scholars. 5 (1): 1-13, 1994. GRAFF, Ellen. Stepping Left. Dance and Politics in New York City, 1928-1942. Durham and London: Duke University Press, 1997. GRIFFIN, Farah Jasmine. Harlem Nocturne: women artists & progressive politics during World War II. New York: Basic Books, 2013. MACEDO, Vanessa. Escritura coreográfica de Sandro Borelli frente às novas configurações da dança paulistana. Sala Preta PPGAC. 12 (2): 51-61, 2012. MANNING, Susan. Modern Dance, Negro Dance: race in motion. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2004. |
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Carga Horária: |
10 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 84 | ||||
Ministrantes: |
Jane Silveira de Oliveira |
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