Atividade

108268 - Pesquisa de Opinião Pública e de Mercado

Período da turma: 07/03/2024 a 21/03/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: OBJETIVOS GERAIS:
Fornecer ao aluno conhecimento teórico e prático da área de pesquisa de mercado e opinião pública; dos diferentes métodos de coleta de dados e, dos diferentes problemas que afetam um trabalho de pesquisa de mercado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Oferecer conhecimentos atuais sobre métodos de pesquisas de mercado; percorrer todos os caminhos de um projeto de pesquisa de mercado e, aprendizado prático do desenvolvimento das ferramentas necessárias utilizadas em pesquisa de mercado.
METODOLOGIA:
aulas expositivas, exercícios em classe e trabalho em grupo para desenvolvimento de projeto específico.
Conteúdo:
O que é Pesquisa de Mercado
Estudos de Mercado
Desenvolvimento de Questionários
Desenvolvimento de escala
Técnicas de Amostragem
Pesquisa Qualitativa: Discussão em Grupos e entrevistas em profundidade
AVALIAÇÃO:
Descrição do problema e definição dos grupos
Trabalho contendo:
a) Definição do problema a ser estudado, implicações para a empresa e aplicação dos resultados
b) Fontes de dados secundários
c) Métodos de coleta de dados, público-alvo, amostragem, materiais a serem utilizados, etc.
d) formas como os dados serão analisados e como estão relacionadas com a aplicação dos resultados.

BIBLIOGRAFIA GERAL (não considerando os clássicos – Aaker/Krosnick, etc.):
Mattar, Fauze (1993). Pesquisa de Marketing. Atlas S.A.
Rossi, P., Wright, J. e Anderson, A. (1983). Handbook of Survey Research. Academic Press.
Samara, B. e Barros, J. (1997). Pesquisa de Marketing: Conceitos e Metodologia. Makron Books.
Semenik, R. e Bamossy, G. (1996). Princípios de Marketing uma Perspectiva Global, capítulo 3. Makron Books.
Sudman, S. e Bradburn, N. (1982). Asking Questions a Practical Guide to Questionnaire Design. Jossey-Bass: San Francisco
Tagliacarne, G. (1974). Pesquisa de Mercado Técnica e Prática. Atlas S.A.
Public Opinion Quarterly
Journal Of Political Psychology

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Suzel Garcia de Lima Figueiredo


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP