108272 - Ética e Compliance Organizacional e a Gestão da Comunicação |
Período da turma: | 23/05/2024 a 11/06/2024
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Descrição: | 1. OBJETIVOS:
GERAIS Promover a reflexão crítica dos profissionais de comunicação acerca do seu papel estratégico no desenvolvimento da moral organizacional e na gestão do relacionamento com os públicos estratégicos para a gestão da confiança e reputação. Capacitar o aluno a atuar na comunicação dos programas de ética e compliance para a gestão da cultura da ética e da melhoria da postura moral dos indivíduos. ESPECÍFICOS • Promover conhecimento sobre os mecanismos de gestão da ética e compliance organizacionais - os programas de ética e compliance; • Discutir os aspectos da transparência e confiança junto aos públicos estratégicos; • Refletir as estratégias de comunicação mais eficazes para o desenvolvimento da cultura, promoção da transformação das atitudes e comportamentos organizacionais; • Refletir sobre o contexto nacional da governança e reconhecimento das organizações em mecanismos de integridade e ética. • Refletir sobre o panorama legal brasileiro. A lei 12.864 (lei anti-corrupção) e o decreto federal 8.420. 2. EMENTA: Os programas de ética e Compliance e o papel da comunicação para o desenvolvimento moral na cultura das organizações. Processo humano de significação para o agir moralmente e a eticidade limitada. Aspectos da cultura brasileira e as influências na ética organizacional. Contexto legal nacional. Legitimidade e responsabilidade histórica: O Ethics Score da organização. Análise da cultura organizacional para o planejamento das estratégias de comunicação. Estratégias de comunicação para o desenvolvimento da ética e do compliance. Comunicação de manutenção e atualização. 3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Panorama brasileiro em ética e compliance: aspectos legais; certificações, selos, prêmios e índices de reconhecimento organizacionais; • Agentes influenciadores para o desenvolvimento da moral organizacional: eticidade limitada, cultura nacional, cultura organizacional e a responsabilidade histórica da organização. • Gestão da transparência e confiança das organizações: o papel dos profissionais de comunicação. • Códigos de ética e conduta organizacionais: Processos de construção, compartilhamento e revisão. • Os programas de ética e compliance: processos, etapas e abordagens. • Estratégias de comunicação nos programas de ética e compliance. • Mensuração de resultados em comunicação para a ética e compliance. • Manutenção do programa de ética e compliance e o papel da comunicação na continuidade do diálogo e significação. 4. PLANO DE AULAS: AULA 1 Conteúdo programático: • Panorama brasileiro em ética e compliance: aspectos legais; certificações, selos, prêmios e índices de reconhecimento organizacionais; Lei 12.846 e Decreto 8.420 Organismos e instrumentos nacionais e internacionais (Ethos, Etco, IBGC, IBEN, Ethisphere, Transparency Internacional, GRI, Global Compacto, Norma AA1000, FNQ, ISE, entre outros) • Agentes influenciadores para o desenvolvimento da moral organizacional: eticidade limitada, cultura nacional, cultura organizacional e a responsabilidade histórica da organização. Processo de tomada de decisão ética Correntes éticas e justificativa moral Cultura nacional e o comportamento moral Cultura organizacional e o comportamento moral Responsabilidade histórica e o Ethics Score das organizações Metodologia: Expositiva, Debates, Análise de cases. AULA 2 Conteúdo programático: • Gestão da transparência e confiança das organizações: o papel dos profissionais de comunicação. • Códigos de ética e conduta organizacionais: Processos de construção, compartilhamento e revisão. Códigos gerais e códigos de áreas específicas Processos de definição de conteúdo Engajamento de Stakeholders Alinhamento às políticas e estratégia organizacional Linguagem Formatos Processos de revisão Metodologia: Expositiva, Debates, Análise de cases. AULA 3 Conteúdo programático: • Os programas de ética e compliance: processos, etapas e abordagens. Programas de Ética e Programas de Compliance Áreas de estruturação dos Programas e relacionadas: Jurídico, Compliance, Gestão de Ética, Gestão de Riscos, Governança corporativa e Sustentabilidade. Etapas dos programas: Do Planejamento à Mensuração de Resultados. Processos organizacionais em apoio aos Programas de Ética e Compliance. Metodologia: Expositiva, Debates, Análise de cases. AULA 4 • Estratégias de comunicação nos programas de ética e compliance. Comunicação no plano estratégico do Programa Comunicação no engajamento de stakeholders Comunicação na construção do código de ética Comunicação para o engajamento de líderes Comunicação para treinamentos Comunicação para integração de novos funcionários Comunicação para cumprimento de processos Comunicação para discussão e diálogo Comunicação para canais de aconselhamento e denúncia Comunicação de manutenção Metodologia: Expositiva, Debates, Análise de cases. AULA 5 • Mensuração de resultados em comunicação para a ética e compliance. Indicadores do objetivo da organização com o programa Indicadores de transgressões Indicadores de reputação e confiança Indicadores de comunicação • Manutenção do programa de ética e compliance e o papel da comunicação na continuidade do diálogo e significação. Os contextos das organizações pós implementação dos programas Atualizações dos programas: escopo legal, transgressões e demandas do mercado/sociedade. A importância da manutenção do diálogo Estratégias para evitar o desgaste do tema Metodologia: Expositiva, Debates, Análise de cases. 5. BIBLIOGRAFIA: ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de, WHITAKER, Maria do Carmo, RAMOS, José Maria Rodriguez. Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica. São Paulo: Atlas, 2009. BALDISSERA, Rudimar. Organizações como complexus de diálogos, subjetividades e significação. In: KUNSCH, Margarida Maria Krholing (org). A comunicação como fator de humanização das organizações. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2010. BAZERMAN, Max H; TENBRUSEL, Ann E. Antiético, eu? descubra porque não somos tão éticos quanto pensamos e o que podemos fazer a respeito. Tradução Maria Lúcia de Oliveira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. CULTURA DAS TRANSGRESSÕES NO BRASIL: lições da história. Coordenação de Fernando Henrique Cardoso e Marcílio Marques Moreira. Colaboradores André Franco Montoro (et. al) São Paulo: Saraiva, 2008. (2 edição) (arquivo digital) FERREL, O. C.; FRAEDRICH, J. e FERREL, L. Ética empresarial: dilemas, tocadas de decisões e casos. tradução da 4 edição Cecília Arruda. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Ed.. 2001. (arquivo digital) FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Ética Empresarial. São Paulo, 2011. GARCIA-MARZÁ, Domingo. Ética Empresarial: do diálogo à confiança. tradução de Jovino Pizzi. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2007. GIOVANINI, W. Compliance: a excelência na prática. 1 edição. São Paulo: 2014. INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA (IBGC). Código de Boas Práticas, 4a. edição, 2011. NEGRÃO, C. L.; PONTELO, J. F. Compliance, controles internos e riscos: a importância da área de gestão de pessoas. Brasília: Editora Senac DF, 2014. SCHULLER, Maria. A cultura organizacional como manifestação da multidimensionalidade humana. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Comunicação organizacional. Linguagem, gestão e perspectivas. São Paulo: Editora Saraiva, 2009, p. 243 274. SROUR. R. H. Ética empresarial. 4 edição. Rio de janeiro: Elsevier, 2013. 6. AVALIAÇÃO: Trabalho individual: Texto reflexivo sobre o papel estratégico e moral do profissional de comunicação na gestão da moral e confiança organizacional: Desafios, processos e oportunidades. Parâmetro de duas a quatro paginas, com embasamento conceitual nas leituras da disciplina e outras referências de interesse. Entrega em xx de xxxxxx, xxx dias após o término da disciplina. Valor 0,0 a 2,0. Critério de avaliação: capacidade de relacionar o conteúdo teórico da disciplina com a reflexão do aluno. Trabalho em grupo: Análise de organização selecionada pelo grupo, com diagnóstico de desenvolvimento da confiança e moral, com plano para melhoria do processo de comunicação em apoio ao programa de ética e compliance. Desenvolvimento de 2 a 3 estratégias de comunicação, categorizadas por tipo de estratégia ou fase do programa onde ela será aplicada. O trabalho deverá conter a seguinte estrutura: Organização: Apresentação da organização selecionada em formato de briefing estruturado. Quais as principais demandas relacionadas à ética e moral organizacional, aspectos históricos de legitimidade do tema na organização, aspectos de negócio, análise de principais riscos da atuação da organização, questões culturais e princípios organizacionais enraizados, análise de públicos, políticas do compliance/ética e status do programa de compliance/ética. Mapeamento dos aspectos para definição do plano estratégico. Definição da prioridade, com objetivo mensurável. O Plano Geral de Comunicação: Qual será objetivo do Plano de comunicação proposto, para alcançar o desafio? Qual será a estratégia central das ações propostas, e a justificativa. Quais categorias de comunicação serão contempladas pelo grupo? Quais premissas teóricas discutidas na disciplina foram utilizadas para o pensamento estratégico? Apresentação das ações: As ações serão apresentadas envolvendo os tópicos a seguir (sugestão) ou outro de interesse por parte do grupo • TITULO • APRESENTAÇÃO • OBJETIVO (PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO ou GERAL E ESPECÍFICOS) • PÚBLICOS • ESTRATÉGIA • JUSTIFICATIVA • DESENVOLVIMENTO • PEÇAS PROPOSTAS (parcial, sem criação final) • RECURSOS • INVESTIMENTO • CRONOGRAMA • MENSURAÇÃO DE RESULTADOS Critério de avaliação: Embasamento teórico, profundidade do briefing, criatividade, viabilidade e eficácia das ações propostas a partir do contexto descrito. |
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Carga Horária: |
16 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 55 | ||||
Ministrantes: |
Ágatha Eugenio Franco de Camargo Paraventi |
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