108274 - Metodologia da Pesquisa em Comunicação |
Período da turma: | 01/08/2024 a 29/08/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | EMENTA
Conhecimento científico e conhecimento empírico. Sistema acadêmico brasileiro. A pesquisa em comunicação. Método científico. O processo de pesquisa: delimitação do tema, formulação do problema e demais etapas de uma pesquisa científica. Modalidades e metodologias de pesquisa. A prática da documentação. A monografia. Citações e referências segundo as normas da ABNT. OBJETIVOS - Orientar o aluno sobre procedimentos comuns de elaboração e apresentação de textos acadêmicos, do projeto ao trabalho final, atentando às metodologias da pesquisa científica; - Estimular o estudante à busca e leitura de obras de referência e pesquisas realizadas em Comunicação, e à produção textual acadêmica criteriosa, fundamentada e objetiva. JUSTIFICATIVA O domínio metodológico rigoroso é uma importante competência do pesquisador. Saberes práticos de pesquisa devem ser conhecidos e exercidos por todo estudante que se proponha a frequentar os círculos da educação superior ou da pesquisa organizada. Nesse sentido, a metodologia da pesquisa científica dá ao pesquisador iniciante os subsídios necessários para realizar estudos sistematizados e relevantes em seu campo de estudos e, neste caso, especificamente, no campo da Comunicação. CONTEÚDO Conhecimento científico e a pesquisa em Comunicação - Conhecimento empírico e científico - Sistema acadêmico brasileiro: especificidades. - A pesquisa em Comunicação: principais correntes, escolas e abordagens. - As entidades de pesquisa e os grupos de pesquisa em Comunicação. - Método científico: indutivo, dedutivo e hipotético-dedutivo. Prática de pesquisa - A prática da documentação. Projeto de pesquisa - O projeto de pesquisa: delimitação do tema, formulação do problema e demais etapas de uma pesquisa científica. - Modalidades e metodologias de pesquisa. Pesquisa quantitativa. Pesquisa qualitativa. Pesquisa etnográfica. Pesquisa participante. Pesquisa-ação. Estudo de caso. Análise de conteúdo. Pesquisa bibliográfica. Pesquisa documental. Pesquisa experimental. Pesquisa de campo. Pesquisa exploratória. Pesquisa explicativa. - Técnicas de coleta de dados. Monografia - A monografia: estrutura. Citações e referências segundo as normas da ABNT. AVALIAÇÃO A avaliação consiste em: 1. Fichamento de obra à escolha (segundo tema de pesquisa): 20% 2. Atividade prática presencial (citações e referências): 20% 3. Pré-projeto de pesquisa: 60% Obs.: Caso o aluno não compareça no dia da atividade prática, o pré-projeto passa a valer 80% da nota final. REFERÊNCIAS Básicas DIRETRIZES para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso. Parte I (ABNT). 2ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009. DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2008. FERRAREZI Jr., Celso. Guia do trabalho científico: do projeto à redação final: monografia, dissertação e tese. São Paulo: Contexto, 2011. LÉTOURNEAU, Jocelyn. Ferramentas para o pesquisador iniciante. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23a. ed. São Paulo: Cortez, 2007. De apoio: FARIAS, Luiz Alberto de. O campo acadêmico do ensino e da pesquisa em comunicação organizacional e relações públicas no Brasil. In: KUNSCH, Margarida M. K. (org.) Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, 2009. (vol. 1). FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011. (Coleção Cibercultura) HOHLFELDT, A.; MARTINO, L.; FRANÇA, V. (org.) Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. LOPES, Maria Immacolata V. Pesquisa em comunicação. Formulação de um modelo metodológico. SP: Loyola, 2003, 7a edição. WATANABE, Ken. Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. |
||||
Carga Horária: |
16 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 55 | ||||
Ministrantes: |
Else Lemos Inácio Pereira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |