Atividade

108275 - Criatividade: A marca e sua comunicação

Período da turma: 06/08/2024 a 24/09/2024

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Descrição: Ementa
A disciplina acontece em três momentos:
Primeiro são apresentados conceitos de Comunicação Visual, como estratégia de marketing empresarial. O foco é a construção da marca do ponto de vista do Design Gráfico. Ainda neste momento, reflexões sobre arquitetura de marca e brand equity, serão colocadas.
No segundo momento são analisadas peças de comunicação, mostrando e discutindo a diferença entre campanha de produto e campanha de branding.
No terceiro e último momento é proposto um workshop, com o desenvolvimento de uma campanha de comunicação, onde os alunos experimentam o processo criativo dentro de critérios estabelecidos por um brienfing, também desenvolvidos por eles.

Objetivos
GERAIS
Ressaltar a importância dos cuidados com a Comunicação Visual nas empresas e organizações.
Nomear os elementos formadores da Identidade Visual. E como se relacionam.
Mostrar os possíveis caminhos criativos para a proposta de design da marca.
Esclarecer como se deu a evolução da comunicação mercadológica. A persuasão através da imagem.
Pontuar as diferenças entre Campanha de Produto e Campanha de Branding.
Experimentar o ato da criação de uma campanha de comunicação.


ESPECÍFICOS
Ao final da disciplina, espera-se otimizar a capacidade do aluno para a análise da comunicação mercadológica. Aguçar seu olhar para uma análise crítica, mesmo que subjetiva, desde a Identidade Visual das empresas e organizações, até sua comunicação para o mercado.
Com isso, do ponto de vista do Gestor da marca, espera-se uma melhora nas relações da empresa com os profissionais da área de comunicação e design, que irão atendê-la.

Conteúdo programático
-Conceitos e definições da Comunicação Visual.
- Reflexões sobre os elementos da Identidade Visual
- Possibilidades criativas para o Design da Marca.
- O pensamento de Roland Barthes: A polissemia da imagem.
- A revolução criativa dos anos 60 na publicidade.
- Anos 90 : A imagem conta a história.
- Da comunicação de produto para a comunicação de marca / branding.
- A comunicação hoje: criatividade + tecnologia


Critérios de avaliação
A avaliação individual do aluno acontece na última aula e dependerá de sua participação, junto ao grupo, no desenvolvimento do trabalho proposto/ Workshop.

Bibliografia recomendada
AAKER, David A. Construindo marcas fortes. Porto alegre: Bookman, 2007.
BARRETO, R. M. Criatividade em propaganda. São Paulo: Summus, 2004.
BARTHES, R. A Câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 7ª edição, 2018
BERTOLOMEU, J. V. C. Criação na propaganda impressa. São Paulo: Futura, 2002.
CADENA, N. V. Brasil, 100 anos de propaganda. São Paulo: Referência, 2001.
CHAMMA,N ; PASTORELO,P. Marcas & Sinalização: práticas em design corporativo. São Paulo: SENAC, 2007
CHEVALIER,M ; MAZZOLOVO, G ProLogo- Marcas como fator de sucesso. São Paulo: Panda Books, 2007
DONIS, D. A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2015
FARINA, M.; BASTOS, D.; PEREZ C. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blücher,2006
HOLLIS, R. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
LEITE, JOÃO S. A herança do olhar. O design de Aloísio Magalhães. Rio de Janeiro: Senac, 2003.
MEGGS, Phillip B. História do Design Gráfico, São Paulo: Cosac Naif, 2009
PETIT, F. Marca e meus personagens. São Paulo: Futura, 2004.
STRUNK, G. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.
WILLIAMS, R. Design para quem não é designer. São Paulo: Callis, 2013.
WOLLNER, A. Alexandre Wollner: Design Visual 50 anos. São Paulo: Cosac&Naify, 2003.


Curriculum vitae do professor
- Livre Docente, Doutor e Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da
Universidade de São Paulo / ECA / USP.
- Professor na Graduação do Curso de Propaganda da ECA/USP desde 1976.
- Professor no curso de Pós-Graduação: GESTCORP/ECA/USP
-Professor no curso de Pós-Graduação: GESTÃO DE COMUNICAÇÃO & MKT
ECA-USP
- Professor no curso de Pós-Graduação do PECEGE/ESALQ/USP
- Professor nos cursos de Pós-Graduação da FIA/ Fundação
Instituto de Administração
- Professor nos cursos do INPG / Instituto Nacional de Pós Graduação.
- Sócio/Diretor do Estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design.
- Cartunista: publica mensalmente charges e cartuns na Revista Propaganda,
na Revista ESPM/Escola Superior de Propaganda e Marketing. E
semanalmente no Jornal PropMark.
- Desde 1985 é membro efetivo do corpo de jurados do Prêmio Colunistas de
Propaganda.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Heliodoro Teixeira Bastos Filho


 
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