Atividade

109011 - Introdução ao ensino não presencial e a prática da tutoria

Período da turma: 03/10/2022 a 20/12/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Aula 1 – O ensino do presencial ao remoto: Aceleração digital em tempos de pandemia.

Carga horária: 8 horas

Nada foi mais eficaz para induzir aceleração digital de empresas, corporações e universidades como o SARS COV2, em questão de dias empresas, escolas e universidades tiveram que se adaptar ao modelo digital e este movimento nos traz aprendizados e lições e, certamente, vai mudar o mundo pós-pandemia da COVID19. Estar preparado para este novo mundo pode ser a diferença entre o sucesso e fracasso e compreender como este processo se deu na universidade é de fundamental importância para o aluno de pós-graduação stricto-sensu.

Bibliografia:

1. Tori, R. (2018). Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem (Vol. 9). Artesanato Educacional LTDA.
2. Vidal, E. M., & Maia, J. E. B. (2010). Introdução à educação a Distância. Fortaleza: Editora RDS.
3. de Oliveira, E. D. S. G., da Rocha Ferreira, A. C., & Dias, A. C. S. (2004). Tutoria em educação a distância: avaliação e compromisso com a qualidade.
4. Haddad, A. E., & Skelton-Macedo, M. C. Teleodontologia na formação dos profissionais.
5. Domingues, G. G., Fonsêca, G. S., Zilbovicius, C., Frias, A. C., & Junqueira, S. R. (2016). Modalidades de ensinar e aprender: educação online no curso de graduação em Odontologia. Revista da ABENO, 16(1), 61-72.
6. Fratucci, M. V. B., de Araujo, M. E., Zilbovícius, C., & Frias, A. C. (2016). Ensino a distância como estratégia de educação permanente em saúde: impacto da capacitação da equipe de Estratégia de Saúde da Família na organização dos serviços. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 15.

Aula 2 - O que podemos aprender com outras instituições de ensino durante a pandemia?

Carga horária: 4 horas

1. LEAL, P. S. (2020). A EDUCAÇÃO DIANTE DE UM NOVO PARADIGMA: ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) VEIO PARA FICAR!. Revista Gestão & Tecnologia, 1(30), 41-43.
2. Oliveira, V. (2020). Como se tece a ação pedagógica em tempos de COVID 19.(Des) encontros e. Cadernos de trans_formação.

Aula 3 - Os aprendizados da FOUSP-GADT.

3.1 O que é ensino-aprendizagem não-presencial e semipresencial?
3.2 Como planejar a aplicação de recursos educacionais no ensino não-presencial?
3.3 Quais materiais didáticos e metodologias ativas são utilizadas no ensino-aprendizagem não-presencial?
3.4 Aprendendo a usar as ferramentas digitais.

Carga horária: 20 horas


Bibliografia:


1. Wijnker W, Bakker A, van Gog T, Drijvers P. Educational videos from a film theory
perspective: Relating teacher aims to video characteristics. British Journal of Educational Technology 2018, v.0, p-1-23. doi:10.1111/bjet.12725
2. McCutcheon K, Lohan M, Traynor M, Martin D. A systematic review evaluating the
impact of online or blended learning vs. face-to-face learning of clinical skills in undergraduate nurse education. J Adv Nurs. 2015 Feb;71(2):255-70. doi: 10.1111/jan.12509.
3. Moreira JÁ, Schlemmer E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital
onlife. Revista UFG, 2020, v.20, 63438. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438 Acesso em 08 de julho de 2020.

Aula 4 - O que é ser tutor?

Carga horária: 8 horas

1. MOULIN, N., PEREIRA, V., & TRARBACH, M. A. (2004, April). Formação do tutor para as funções de acompanhamento e avaliação da aprendizagem à distância. In CONGRESSO INTERNACIONAL DE EAD (Vol. 11).
2. Gusso, S. D. F. K. (2009). O tutor-professor e a avaliação da aprendizagem no ensino a distância. Ensaios Pedagógicos: Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET Disponível em: http://www. opet. com. br/revista/pedagogia/pdf, (2).
3. Reis, H. (2010). Modelos de tutoria no ensino a distância. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação.

SEMINÁRIOS

Carga horária: 8 horas

Carga Horária:

195 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Claudio Mendes Pannuti
Edgard Michel Crosato
Fausto Medeiros Mendes
Fernanda Campos de Almeida Carrer
Maria Ercilia de Araujo
Mariana Gabriel
Mary Caroline Skelton Macedo


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP