Atividade

110195 - Japonês I - Haru

Período da turma: 20/03/2023 a 26/06/2023

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Descrição: Título do Curso JAPONÊS I-HARU

Apresentação do Curso Levando-se em consideração o Ciclo Básico de Japonês, este nível 1 apresenta estruturas gramaticais e vocabulário, dando início à prática conversacional e ao kanji (logograma) - este para aprender a inferir significados - e desenvolver a produção escrita.


Público- alvo Comunidade USP: alunos de gradução e pós-graduação, funcionários e docentes, com conhecimento do conteúdo do Japonês Elementar-SAKURA.


Objetivos Gerais Desenvolver habilidades de compreensão e expressão orais e escritas relativas a usuário básico de língua japonesa, com foco em aspectos linguístico-comunicativos, a fim de que o aluno possa interagir em situações e formais em contextos universitários e cotidianos.
Objetivos Específicos - Trabalhar com as quatro habilidades linguísticas (falar, ouvir, ler e escrever) da língua japonesa;
- Expressar-se oralmente e por escrito acerca de fatos cotidianos e próximos ao aluno;
- Aprender a inferir o significado de alguns vocábulos e apreender ideias gerais em exercícios auditivos;
- Familiarizar-se com os pontos culturais;
- Interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.
Justificativa Oferecer oportunidade de aprendizagem da língua japonesa à comunidade USP para que possa comunicar-se, de forma básica, no Japão.

Conteúdo Programático O aluno aprenderá neste curso a:
• Aprimorar a pequena auto-apresentação (nome, idade, onde estuda/trabalha, o que estuda, onde mora e com quem, gosto [hobby]);
• Falar de sua família e de outros;
• Fazer pedidos, pedir permissão;
• Fazer convites, aceitá-los ou recusá-los;
• Falar e comunicar algumas atitudes proibidas (que não se deve fazer);
• Falar e escrever sobre seu dia, o que usa como meio de transporte, o que gosta de fazer;
• Falar um pouco do passado;
• Falar e entender números/valores;
• Fazer comentários usando características;
• Dar a localização de objetos e pessoas;
• Escrita logográfica (kanji) [cerca de 100].

Metodologia A oralidade só é apreendida se houver muito esforço de repetição, e é por meio dela, juntamente com o aumento gradativo do vocabulário e das estruturas gramaticais, que os alunos poderão compreender o cotidiano e o pensamento japonês.
Por meio de uma abordagem comunicativa e audiovisual, o professor evita ao máximo traduzir as palavras, deixando a cargo dos alunos para fazerem a inferência e tirarem suas próprias conclusões quanto ao significado das palavras e do contexto. Com isso, apresenta-se o vocabulário e as estruturas gramaticais por meio de slides e muita repetição.
Além disso, o professor, na medida em que o aluno vai adquirindo conhecimento linguístico e cultural, vai apresentando ferramentas para que o aluno consiga ganhar uma certa independência e controle sobre o próprio processo de aprendizagem.

Avaliação Provas escritas, orais e de áudio, mini-testes de Kanji (logogramas) e entrega de exercícios escritos solicitados e participação nas atividades comunicativo-orais.
Critérios para aprovação Média 7,0 (sete)
Frequência mínima 75%

Pré-Requisitos • Ser aprovado no Japonês Elementar-Sakura; ou
• Ser aprovado no teste de nível (prova escrita e entrevista) do Centro de Línguas, para comprovar o conhecimento das escritas Hiragana e Katakana, além do conhecimento em falar uma pequena auto-apresentação, algumas expressões de cumprimento e vocabulário simples e adequado para os verbos IR/ VIR/ COMER/ BEBER/ ASSISTIR/ LER/ COMPRAR.
Teste de Nível - Obrigatório para Alunos Novos
- Prova escrita de, no máximo, 30 minutos e entrevista individual

Bibliografia Apostila elaborada pela educadora e monitores
Bibliografia Complementar - Integrated Course In Elementary Japanese – Genki I (Main Text). Tóquio: The Japan Times, 1999.
- Integrated Course In Elementary Japanese – Genki I: Wâkubukku (caderno de exercícios). Tóquio: The Japan Times, 1999.
- Kurasu Katsudoushû 101 (caderno de atividades). Tóquio: 3A Corporation, 1994.
- Minna no Nihongo: Chôkai tasuku 25. Tóquio: 3A Corporation, 2003.
- Minna no Nihongo: Renshû mondaishû I (caderno de exercícios). Tóquio: 3A Corporation, 1999.
- Minna no Nihongo Shokyû I (livro-texto). Tóquio: 3A Corporation, 2000.
- Nihongo Communication Game 80. Tóquio: Japan Times, 1993.
- Genki Text Book 1. Tóquio: Japan Times, 1999.
- Nihongo Shokyû 1. Daichi (livro-texto). Tóquio: 3A Corporation, 2008.
- Nihongo Shokyû 1. Daichi (Kiso Mondaishû). Tóquio: 3A Corporation, 2009.
- Gôkaku dekiru Nihongo Nôryoku Shiken N4・5. Tóquio: ALC, 2010.

Carga Horária:

52 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
 
Ministrantes: Liliana Yurie Masuda Oda


 
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