Atividade

110283 - Materiais para o Ensino de Matemática no Ensino Fundamental

Período da turma: 09/01/2023 a 13/01/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programa Detalhado:
-Concepções de ensino de matemática
-Materiais estruturados e não-estruturados para o ensino de matemática
-História, cultura e ensino de matemática
-Alguns conceitos e ideias matemáticas do ensino fundamental

Referencias Bibliográficas:
"CARRAHER, Terezinha Nunes; CARRAHER, David William; SCHLIEMANN, Analúcia Dias. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1988.
CARDOSO, Virgínia Cardia. Materiais Didáticos para as Quatro Operações. Coleção Ensino Fundamental. São Paulo: CAEM, 1992.
COXFORD, Arthur F.; SHULTE, Albert P. (Orgs.). As Idéias da Álgebra. São Paulo: Atual, 1994.
CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com a respostados alunos. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim SBEM, v. 4, n. 7, 1996.
GÓMEZ-GRANELL, Carmen. A aquisição da linguagem matemática: símbolo e significado. In: TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKI, Liliana (Orgs.). Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. Tradução: Stela Oliveira. São Paulo: Ática, 1997. p. 257-282.
OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; ALVIM, Márcia Helena. Dimensões da abordagem histórica no Ensino de Ciências e de Matemática. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 1, p. 742-774, 2021. Disponível em: Acesso em: 16 abr. 2021.
OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; KIKUCHI, Luzia Maya. O Laboratório de Matemática como Espaço de Formação de Professores. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 169, p. 802-829, 2018. Disponível em: Acesso em 16 abr. 2021.
PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (Orgs.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: ArtMed Editora, 2001.
PONTE, João Pedro da; BRANCO, Neusa; MATOS, Ana. Álgebra no Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, DGIDC, 2009. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2021.
ROQUE, Tatiana. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012.
TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática da Matemática: como dois e dois – a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997."

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Agatha Carvalho de Lima
Vinicio de Macedo Santos
Zaqueu Vieira Oliveira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP