110353 - Educação em Direitos Humanos e Saúde Mental em Escolas |
Período da turma: | 09/01/2023 a 13/01/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Desde o início da pandemia, a saúde mental tem se tornado uma das grandes preocupações do cotidiano escolar. Mas o que é saúde mental e como ela se relaciona com questões de direitos humanos? Considerando que a saúde é um direito humano, entendemos que a educação em direitos humanos deve contribuir para que questões de saúde mental sejam trabalhadas em escolas, por meio de atividades de sensibilização e vivência, formação e monitoramento sobre o tema, de modo transdisciplinar e em rede. Esperamos reunir professores(as) e gestores(as) da educação básica II interessadas(es/os) em pensar práticas pedagógicas inovadoras para enfrentar a questão.
Programa completo: 1o Dia – Educação em Direitos Humanos e Saúde Mental: introduzindo o problema - Contextualização e conceituação sobre o tema: os desafios da pandemia de Covid-19 sobre a saúde mental; - Patologização e Medicalização como instrumentos políticos; - Informações sobre problemas de saúde mental em escolas; - Roda de relatos; - Educação em direitos humanos e suas contribuições para lidar com questões de saúde mental (transdisciplinaridade, interseccionalidade, circularidade, metodologias inovadoras, redes de proteção) 2o Dia – Educação em Direitos Humanos e Saúde Mental: uma questão étnico-racial - Racismo estrutural, institucional e discriminação - relações com saúde mental - Identidade, igualdade e diversidade étnico-racial como dimensões da saúde mental - Práticas valorizativas e pedagógicas ligadas à circularidade, à oralidade e à ancestralidade para lidar com a questão. - Exercício poético-pedagógico; 3o Dia – Educação em Direitos Humanos e Saúde Mental: uma questão de gênero - Relações de gênero, violência de gênero e efeitos sobre saúde mental; - Identidade, igualdade e diversidade de gênero como dimensões da saúde mental; - Práticas valorizativas e pedagógicas ligadas à afetividade, ao acolhimento e ao cuidado para lidar com a questão; - Exercício poético-pedagógico; 4o Dia – Saúde Mental e sistema de proteção de crianças e adolescentes - Saúde Mental como problema de saúde pública; - Saúde mental de crianças e adolescentes; - Saúde mental nas escolas; - Roda de relatos; - Círculos de escuta e acolhimento e rede de proteção de crianças e adolescentes; 5o Dia – Educação em Direitos Humanos e Saúde Mental: o papel da Arte-Educação - Arte-Educação: dimensões teóricas e práticas e relações com saúde mental; - Exercício poético 01; - Exercício poético 02; - Roda de relatos e encerramento; Referências bibliográficas: BENTO, Berenice. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Revista Estudos Feministas, v. 19, p. 549-559, 2011 CUNHA, N. et. al. Enfrentamento dos efeitos do racismo, cissexismo e transfobia na saúde mental. Embu das Artes: Dandara, 2022. IBGE. Pesquisa nacional de saúde do escolar : análise de indicadores comparáveis dos escolares do 9o ano do ensino fundamental municípios das capitais : 2009/2019 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. - Rio de Janeiro : IBGE, 2021. 193 p.OLIVEIRA, D. Racismo Estrutural. uma perspectiva histórico-crítica. Embu das Artes: Dandara, 2021. TOURAINE, Alain; CLASEN, Jaime A.; ALVES, Ephraim F. Poderemos viver juntos: iguais e diferentes. Vozes, 1999. VIEIRA, Marlene A. et al. Saúde mental na escola. Estanislau GM, Bressan RA, organizadores. Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, p. 13-24, 2014. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Giovana Lemes Campos Hell Mello do Espirito Santo Sara Badra de Oliveira Thais Vieira Gutto Veridiana Pereira Parahyba Campos Vítor Souza Lima Blotta |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |