Atividade

110353 - Educação em Direitos Humanos e Saúde Mental em Escolas

Período da turma: 09/01/2023 a 13/01/2023

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Descrição: Desde o início da pandemia, a saúde mental tem se tornado uma das grandes preocupações do cotidiano escolar. Mas o que é saúde mental e como ela se relaciona com questões de direitos humanos? Considerando que a saúde é um direito humano, entendemos que a educação em direitos humanos deve contribuir para que questões de saúde mental sejam trabalhadas em escolas, por meio de atividades de sensibilização e vivência, formação e monitoramento sobre o tema, de modo transdisciplinar e em rede. Esperamos reunir professores(as) e gestores(as) da educação básica II interessadas(es/os) em pensar práticas pedagógicas inovadoras para enfrentar a questão.


Programa completo:

1o Dia – Educação em Direitos Humanos e Saúde Mental: introduzindo o problema
- Contextualização e conceituação sobre o tema: os desafios da pandemia de Covid-19 sobre a saúde mental;
- Patologização e Medicalização como instrumentos políticos;
- Informações sobre problemas de saúde mental em escolas;
- Roda de relatos;
- Educação em direitos humanos e suas contribuições para lidar com questões de saúde mental (transdisciplinaridade, interseccionalidade, circularidade, metodologias inovadoras, redes de proteção)


2o Dia – Educação em Direitos Humanos e Saúde Mental: uma questão étnico-racial
- Racismo estrutural, institucional e discriminação - relações com saúde mental
- Identidade, igualdade e diversidade étnico-racial como dimensões da saúde mental
- Práticas valorizativas e pedagógicas ligadas à circularidade, à oralidade e à ancestralidade para lidar com a questão.
- Exercício poético-pedagógico;

3o Dia – Educação em Direitos Humanos e Saúde Mental: uma questão de gênero
- Relações de gênero, violência de gênero e efeitos sobre saúde mental;
- Identidade, igualdade e diversidade de gênero como dimensões da saúde mental;
- Práticas valorizativas e pedagógicas ligadas à afetividade, ao acolhimento e ao cuidado para lidar com a questão;
- Exercício poético-pedagógico;

4o Dia – Saúde Mental e sistema de proteção de crianças e adolescentes
- Saúde Mental como problema de saúde pública;
- Saúde mental de crianças e adolescentes;
- Saúde mental nas escolas;
- Roda de relatos;
- Círculos de escuta e acolhimento e rede de proteção de crianças e adolescentes;

5o Dia – Educação em Direitos Humanos e Saúde Mental: o papel da Arte-Educação
- Arte-Educação: dimensões teóricas e práticas e relações com saúde mental;
- Exercício poético 01;
- Exercício poético 02;
- Roda de relatos e encerramento;


Referências bibliográficas:

BENTO, Berenice. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Revista Estudos Feministas, v. 19, p. 549-559, 2011
CUNHA, N. et. al. Enfrentamento dos efeitos do racismo, cissexismo e transfobia na saúde mental. Embu das Artes: Dandara, 2022.
IBGE. Pesquisa nacional de saúde do escolar : análise de indicadores comparáveis dos escolares do 9o ano do ensino fundamental municípios das capitais : 2009/2019 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. - Rio de Janeiro : IBGE, 2021.
193 p.OLIVEIRA, D. Racismo Estrutural. uma perspectiva histórico-crítica. Embu das Artes: Dandara, 2021.
TOURAINE, Alain; CLASEN, Jaime A.; ALVES, Ephraim F. Poderemos viver juntos: iguais e diferentes. Vozes, 1999.
VIEIRA, Marlene A. et al. Saúde mental na escola. Estanislau GM, Bressan RA, organizadores. Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, p. 13-24, 2014.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Giovana Lemes Campos
Hell Mello do Espirito Santo
Sara Badra de Oliveira
Thais Vieira Gutto
Veridiana Pereira Parahyba Campos
Vítor Souza Lima Blotta


 
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