110453 - Inglês para apresentações orais - IRI |
Período da turma: | 20/03/2023 a 19/06/2023
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Descrição: | Apresentação do Curso
O objetivo do curso é ampliar o repertório de técnicas de apresentação oral em inglês, em diversos tipos de contextos, incluindo as apresentações acadêmicas. Docente Responsável: Marília Mendes Ferreira Ministrante(s): Priscila Mayumi Hayama Público- alvo: Público USP em geral (alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes) e público externo Carga horária: 36h Modalidade (x) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) Aulas remotas síncronas Período de oferecimento: 1o semestre 2023 Objetivos Gerais Praticar expressão e compreensão orais em apresentações, inclusive as de enfoque acadêmico; ampliar o repertório de técnicas de apresentação oral dos alunos. Objetivos Específicos Apresentar e praticar técnicas e frases típicas utilizadas em apresentações orais. Justificativa Considerando-se a crescente participação de estudantes, pesquisadores e docentes da USP em congressos e outros eventos internacionais, e considerando-se também as iniciativas de internacionalização da Universidade de São Paulo, o curso Inglês para Apresentações Orais pode aprimorar o desempenho desse público em situações de apresentação oral. Conteúdo Programático ● Técnicas utilizadas em apresentações orais: introdução e fechamentos formais ou mais criativos, etapas na apresentação de diagramas e gráficos, regra de três, repetição, perguntas retóricas, analogia, histórias etc.; ● Frases típicas para iniciar a apresentação (tema, subtópicos etc.), fazer a transição de um assunto para o próximo, e fazer o encerramento (sinalização, resumo, conclusão etc.); ● Atividades práticas de planejamento e condução/observação de apresentações, individuais e em pequenos grupos. ● Revisão/consolidação de estratégias de expressão e compreensão oral. ● Uso de recursos visuais em apresentações. ● Sistematização de estruturas gramaticais contextualizadas. ● Aprimoramento da pronúncia visando a maior inteligibilidade. Metodologia Aulas expositivas, exercícios para prática, planejamento e condução/observação de apresentações individuais e em pequenos grupos. Avaliação Planejamento e realização de apresentações individuais. Critérios para aprovação Frequência mínima de 75% e nota mínima 7,0. Oferecimento Segunda-feira, 14:00-17:00 Número de vagas por turma 20 Pré-Requisitos MATERIAL DIDÁTICO: O curso requer a aquisição de um livro didático (WILLIAMS, Erica J. Presentations in English. Oxford: Macmillan. 2008.), não incluso no valor da taxa do curso. PRÉ-REQUISITOS LINGUÍSTICOS: Nível intermediário a avançado em inglês. O curso será ministrado em língua inglesa. Os participantes deverão ter, aproximadamente, nível B2 (intermediário superior) de proficiência em língua inglesa, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas-CEFR, que corresponde às seguintes características: ● Level B2 corresponds to independent users of the language, i.e. those who have the necessary fluency to communicate without effort with native speakers. ● Can interact with a degree of fluency and spontaneity that makes regular interaction with native speakers quite possible without strain for either party. ● Can produce clear, detailed text on a wide range of subjects and explain a viewpoint on a topical issue giving the advantages and disadvantages of various options. (Fonte: https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b2) Teste de Nível Não haverá teste de nível. Ao se matricular no curso, o aluno entende que as aulas serão ministradas em língua inglesa e que ele deve atender aos requisitos linguísticos e técnicos descritos neste programa. Antes do início das matrículas, será feita uma videoconferência entre a professora do curso e os interessados, em inglês, para apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. A participação nessa videoconferência é opcional, mas recomendada. Data para videoconferência: a definir Critérios para atribuição de vagas 1) Alunos da Graduação, Pós-Graduação e funcionários USP; 2) Comunidade Externa. Neste caso, o aluno deverá estar, no mínimo, matriculado no ensino superior ou ter 18 anos. Bibliografia REINHART, Susan M. Giving academic presentations. Ann Arbor: The University of Michigan Press. 2002. WILLIAMS, Erica J. Presentations in English. Oxford: Macmillan. 2008. |
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Carga Horária: |
36 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Priscila Mayumi Hayama |
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