110561 - Moda e Leituras da Rua |
Período da turma: | 22/02/2024 a 07/03/2024
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Descrição: | Objetivos:.
Instrumentalizar o aluno com as principais ferramentas para a análise dos grupos que constituem as micro tendências urbanas emergentes que tornar-se-ão macro tendências de moda a codificar o universo do vestuário e de uma vasta categoria de bens de consumo, de automóveis a celulares, passando pelo entretenimento e beleza. A cosmologia urbana é aqui analisada conforme conceitos da antropologia, comunicação, semiótica e sociologia, de forma a permitir uma leitura com vias à decupagem dos conteúdos socioculturais, econômicos e com potencial mercadológico que caracterizam o universo da “rua”. Metodologia: Aulas expositivas com datashow, seminários, pesquisa de campo, leituras obrigatórias. Conteúdo Programático:. 1. Moda e Comunicação 2. Moda e Cultura 3. Sistema de Produção e Reprodução de Micro Tendências Culturais Urbanas 4. Macro Tendências Estéticas e Comportamentais em Moda 5. O Processo de Codificação dos Bens de Moda – Vestindo a Rua 6. Pesquisa Conceitual e Empírica de Macro e Micro Tendências 7. O Jovem e os Grupos de Estilo Urbanos 8. Leituras da Cultura Urbana Avaliação Discente:. Presença e Participação: 20% Apresentação de Seminários em grupo: 40% Trabalho Final: 40% Bibliografia Básica: BARNARD, Michael. Fashion as Communication. London, Routledge, 2001. BRANDINI, Valéria. Vestindo a Rua: Moda, Cultura & Metrópole. Tese de Doutoramento. ECA. USP. São Paulo. Mimeo. 2003. DA MATTA, Roberto. A Casa e a Rua. Espaço, Cidadania, Mulher e Morte no Brasil. Rio de Janeiro, Rocco. 1997. GEERTZ, Clifford A interpretação das culturas, Rio de Janeiro, Zahar, 1978. HEBDIGE , Dick. Subculture; the meaning of style. London, Methuen & Co. Ltd, 1979. Bibliografia Complementar: BAUDRILLARD, Jean. O Sistema dos Objetos. São Paulo, Perspectiva. 1997. AUGÉ, Marc. O Sentido dos Outros. Petrópolis. Ed. Vozes, 1999 BREWARD, Christopher. The Culture of Fashion. Manchester, Manchester University Press, 1995. CANEVACCI, Massimo. Cultura eXtrema, Mutazione Giovanili tra i corpi delle metropoli. Roma. Meltemi editore. 1999 FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós-Modernismo. São Paulo, ed Studio Nobel, 1995. MAFFESOLI, Michel. “A comunidade emocional”, in O Tempo das Tribos. Rio de Janeiro, Ed. Forense Universitária, 1987. |
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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Valéria Brandini de Oliveira |
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