110563 - Moda, Psicanálise e Consumo |
Período da turma: | 28/03/2024 a 04/04/2024
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Descrição: | Objetivos:
Entender a relação existente entre moda, sujeito, desejo e consumo. Justificativa: A psicanálise, como instrumental teórico para a análise do social, apresenta-se como campo de estudo promissor. É na sua relação com a comunicação que se pode perceber o potencial envolto na interdisciplinaridade, pertinente e funcional, que une estes dois importantes campos. Ao abarcar publicidade, desejo e consumo, o contexto contemporâneo é tema de grande interesse em pesquisas de comunicação. Estudos recentes tratam da subjetividade e dos sujeitos que, movidos por desejos, se formam na cultura de consumo propagada pela mídia. Dentro deste contexto, a disciplina busca estabelecer um recorte de análise. Recorte este no qual a moda, pensada sob a ótica da psicanálise, se adequa. Conteúdo: 1. Princípios fundamentais: a. Freud e seus principais conceitos: inconsciente, pulsão, narcisismo, recalque, sintoma, deslocamento, condensação e fantasia; b. O salto de Lacan e sua relação com a linguística saussurreana. Comunicação, sujeito, desejo e psicanálise. Metáfora, metonímia e a relação com o sentido. O esquema L como instrumento para a abordagem da comunicação na psicanálise. 2. A moda como manifestação de subjetividade, sentido e sua relação com o narcisismo. Moda e cultura de consumo sob a ótica de Bauman e Lipovetsky. Moda, linguagem e publicidade. Moda, sentido e metrópole. O Consumo autoral, de Francesco Morace, como forma de entender identidade e sentido. 3. Apresentação de cases (anúncios e campanhas publicitárias de moda) como forma de validar, na prática, a aplicação dos conceitos apresentados. Forma de Avaliação: Participação nas aulas; avaliação e trabalho final (ambos individuais e escritos), feitos a partir de questões e tópicos pertinentes à temática, tratada no decorrer do curso. Bibliografia: BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. BARTHES, Roland. O Sistema da Moda. São Paulo: Nacional, 1979. CARLI, Ana Mery Sehbe de. O Sensacional da Moda. Caxias do Sul: EDUCS, 2002 CALDAS, Dario. Universo da Moda. São Paulo: Ed. Anhembi Morumbi. 1999. CASTILHO, Kathia. (Org.). Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. 1 ed. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2008, v. , p. 137-150. DURAND, José Carlos. Moda, luxo e economia. São Paulo: Babel Cultural, 1988 FERNANDES, M.H. Corpo. Coleção Clínica Psicanalítica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. FREUD, S. O mal estar na civilização. In: “Os Pensadores”, São Paulo, Abril Cultural, [1978 (1914)]. _____. Os instintos e suas vicissitudes. In: “Obras completas”, Rio de Janeiro, Imago, [1980 (1914)] Vol XIV. _____. (1927) “Fetichismo”. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996; v.21. KEHL, M. R. A publicidade e o mestre do gozo. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 1, n. 2, novembro de 2004. _____. A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud, In Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. Lacan, J. (1955-1956/1985). O seminário, livro 3: as psicoses. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. _____. Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efêmero: A moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1980. MESQUITA, Cristiane Ferreira. Incômoda Moda: uma escrita sobre roupas e corpos instáveis. São Paulo, Dissertação de Mestrado, PUC: 2000 MILNITZKY, FÁTIMA (ORG.) Narcisismo: o vazio na cultura e a crise de sentido. Goiânia, Dimensão, 2007. _____. Práticas de propaganda sobre o crédito: um estudo psicanalítico sobre o consumo. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de São Marcos. 2005. MORACE, F. (2009). Consumo autoral. As gerações como empresas criativas. São Paulo. Estação das Letras. Tradução Kátia Castilho. Zizek Crítico: política e psicanálise na época do multiculturalismo. São Paulo: Hacker Editores, 2005, v. , p. 119-138. ZIZEK, S. O superego pós-moderno. Folha de São Paulo. São Paulo, SP: 23mai, 1999. Sociedade de risco. Zahar,1998. _____. (1966a). Écrits. Paris: Seuil. 1966 (col. Le Champ Freudien). _____. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998 (Col. Campo F) |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Maria de Fátima Milnitzky |
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