Atividade

110950 - Cursos de Verão da FFLCH 2023 - A cotidianidade como análise geográfica do vivido

Período da turma: 06/02/2023 a 17/02/2023

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Descrição: Aula 1. 06.02.2023

Tema: O que é o cotidiano? Como analisá-lo?
Síntese da aula: O cotidiano vem cada vez mais fazendo parte das ciências humanas, sendo utilizado como dimensão importante para situar os conteúdos científicos no nível da vida, tanto para analisá-la como para as pesquisas científicas se façam entender na vida cotidiana dos indivíduos. Assim, como podemos nos basear e ao mesmo tempo analisar o cotidiano? Quais elementos podemos usar para ampliar a investigação do micro da vida cotidiana sem perder a sua especificidade?

Bibliografia básica:
LEFEBVRE, Henri. Lógica formal, lógica dialética. [Tradução de Carlos Nelson Coutinho]. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, [1969] 1995. [Cap. III - Lógica formal, pág. 162 à 164. Alíneas: 16. Formalização e conteúdo; 17. O conceito e a ideia; 18. O ser e a ideias.]
LENCIONI, Sandra. Região e Geografia. São Paulo: EDUSP, [1999] 2014. [Introdução, pág. 15 à 30].

Bibliografia complementar:
LEFEBVRE, Henri. Lenguaje y sociedade: estudios y ensayos fundamentales. Buenos Aires: Proteo, 1967. [Capítulo. VIII - La forma mercancia y el discurso, p. 245-173].
MARTINS, José de Souza. A sociabilidade do homem simples: cotidiano e história na modernidade anômala. São Paulo: HUCITEC, [1999], 2000. [Capítulo 2. O senso comum e a vida cotidiana, p. 55 à 64].

Aula 2. 08.02.2023

Tema: A construção do conceito de cotidianidade: as suas relações com o cotidiano e a vida cotidiana.
Síntese da aula: Apresentado o panorama e a relação do cotidiano com o conhecimento científico, localizando a dimensão do conhecimento cotidiano como um salto para a análise; vamos apontar a construção da tríade cotidiano, cotidianidade e vida cotidiana, avançando na discussão da cotidianidade como conceito geográfico.

Bibliografia básica:
ARAUJO, Mikael Rodrigues de. O cotidiano na produção bibliográfica da geografia brasileira: uma análise das produções de geógrafos e geógrafas a respeito do ensino de geografia. 130f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2021. [Cap. II. Seção: 2.3 – cotidiano, cotidianidade e vida cotidiana: uma aproximação teórica sobre a espacialidade da vida cotidiana em diferentes níveis].
Bibliografia complementar:
LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: UFMG, [1968] 1999. [Cap. IV – Níveis e dimensões, p. 77-98].
LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ártica, [1968] 1991. [Cap. II – A sociedade burocrática de consumo dirigido, p. 77-108].

Aula 3. 10.02.2023

Tema: As múltiplas escalas da cotidianidade: uma simbiose homem-máquina.
Síntese da aula: Nesta aula vamos demonstrar as diferenciações e articulações sobre as múltiplas escalas da cotidianidade. Isso será realizado demonstrando alguns exemplos de diferentes temporalidades históricas e localizações geográficas, como o homem foi se metamorfoseando com as transformações técnicas e tecnológicas, alterando assim a sua cotidianidade.

Bibliografia básica:
HARVEY, David. Espaços de esperança. 3º ed. São Paulo: Loyola, [2000] 2009. [Cap. 6. O corpo como estratégia de acumulação]
ALVES, Glória da Anunciação. O dia em que a terra parou. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). COVID-19 e a crise urbana. São Paulo: FFLCH/USP, 2020. Disponível em: . Acesso: 03.11.2022.

Bibliografia complementar:
WIENER, Norbert. Cibernética e sociedade: o uso humano de seres humanos. 2ª ed. São Paulo: Cultriz, [1950] 1954.
LEFEBVRE, Henri. Posição contra os tecnocratas. São Paulo: Editora documentos, [1967] 1969. [Cap. I Tecnicidade e quotidianidade - fragmentos de um manifesto do possível. Alínea: 3. Vida quotidiana e diversidade].

Carga Horária:

15 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Mikael Rodrigues de Araujo


 
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