110983 - Cursos de Verão da FFLCH 2023 - Introdução à Magia Popular Romana: amuletos, maldições e oráculos |
Período da turma: | 06/02/2023 a 15/02/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Aula 1: Magia e religiosidade popular
O objetivo desta aula é estabelecer o que as fontes jurídicas entendiam por magia, como os praticantes entendiam a prática e a relação entre magia e religiosidade popular. Bibliografia: FRANKFURTER, David. Guide to the Study of Ancient Magic. Leiden: Brill, 2019. GRIG, Lucy. Introduction. In: GRIG, Lucy (ed). Popular Culture in the Ancient World. Cambridge: Cambridge University Press, 2017, pp. 1-36. GRIG, Lucy, Reconsidering “Popular Religion” for a New Era. In: Studies in Late Antiquity, v. 5, n. 1, p. 139-149, 2021. HUBERT, Henri. A Magia no Mundo Greco-Romano. São Paulo: Edusp, 2021. NOGUEIRA, Paulo. Narrativa e Cultura Popular no Cristianismo Primitivo. São Paulo: Paulus, 2018. SILVA, Semíramis Corsi. Magia e Poder no Império Romano. A Apologia de Apuleio. Annablume, Fapesp: São Paulo, 2012. Aula 2: Amuletos: proteção e amor utilizando exemplos de amuletos de proteção contra demônios, doenças e granizo, além de amuletos amorosos, esta aula objetiva compreender a materialidade dos amuletos, os diferentes tipos e as situações em que eram utilizados. Bibliografia: EDMONDS III, Radcliffe G. Drawing Down the Moon. Princeton: Princeton University Press, 2019. GAGER, John. Curse Tablets and Binding Spells from the Ancient World. Nova York: Oxford University Press, 1992. NOGUEIRA, Paulo. Religião e Poder no Cristianismo Primitivo. São Paulo: Paulus, 2020. PARKER, Adam. MCKIE, Stuart. Material Approaches to Roman Magic. Occult Objects and Supernatural Substances. Oxford: Oxbow Books, 2018. Aula 3: Maldições: usos e relações sociais Por meio de Defixionum Tabellae, o objetivo desta aula é compreender as situações de conflito nas quais essas fontes eram utilizadas, bem como as relações sociais encontradas nelas. Bibliografia: CAMPOS, Carlos Eduardo C. As tabellae defixionum da região do Lácio (I AEC – II EC): tradução e análise textual. Tese de Doutorado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, 2021. EIDINOW, Esther. Magic and Social Tension. In: FRANKFURTER, David (ed.). Guide to the Study of Ancient Magic. Leiden, Boston: Brill, 2019, p. 746-774. FARAONE, Christopher. GORDON, Richard. Curses in context, 1: Curse-Tablets in Italy and the Western Roman Empire. In: Religion in the Roman Empire, vol. 5, num. 2, 2019, pp. 319-334. FREITAS, Renata Cazarini de. FUNARI, Pedro Paulo. Invocando deuses e clamando por vingança em fontes literárias e epigráficas. In: CORNELLI, Gabriele. COUTINHO, Luciano. Estudos Clássicos IV. Coimbra: Imprensa da Universidade Coimbra, 2018, p. 296-323. Aula 4: Oráculos e adivinhações: narrativas e usos A última aula do curso objetiva apresentar as formas de adivinhação do futuro encontradas nas fontes antigas, bem como perguntas frequentes, seus usos e as situações descritas nelas. Bibliografia: DRIEDIGER-MURPHY, Lindsay G. EIDINOW, Esther. Ancient Divination & Experience. Oxford: Oxford University Press, 2019. EIDINOW, Esther. Oracles, Curses, and Risk Among the Ancient Greeks. Oxford: Oxford University Press, 2007 FORSDYKE, Sara. Slaves Tell Tales: and Other Episodes in the Politics of Popular Culture in Ancient Greece. Princeton: Princeton University Press, 2012. JENNINGS, Victoria. Divination and Popular Culture. In: GRIG, Lucy (ed). Popular Culture in the Ancient World. Cambridge: Cambridge University Press, 2017, pp. 189-207. TONER, Jerry. Popular Culture in Ancient Rome. Cambridge: Polity Press, 2009. |
||||
Carga Horária: |
8 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 70 | ||||
Ministrantes: |
Jessica Regina Brustolim |
![]() |
Créditos © 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |