Atividade

110987 - Cursos de Verão da FFLCH 2023 - Personagem, autor e leitor: fronteiras em questão

Período da turma: 06/02/2023 a 10/02/2023

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Descrição: Aula 1 - Introdução à teoria dos personagens: vários teóricos modernos e contemporâneos serão discutidos,
destacando a singularidade e o antagonismo de suas posições – um estruturalista, por exemplo, rejeitará a leitura
realista social ou psicológica; uma teoria focada no romance será diferente daquela focada no drama. A ideia é
fornecer a base inicial teórica para um diálogo mais abrangente com as obras que serão analisadas durante o
curso.
Aula 2 - Personagem enquanto personagem; espectador enquanto personagem: há obras que não pensam a
personagem como espelho de figuras reais ou tipos sociais, mas o pensam simplesmente enquanto personagens,
submetidos, não a uma fábula, mas a um regime formal (ou genérico) específico. As obras propostas aqui são
reflexões sobre o gênero dramático, sua crise formal, levada a cabo por uma estrutura que confronta personagem e
autor e personagem e plateia.
 Análise da peça Seis personagens à procura de um autor, de Pirandello.
 Análise da peça Esperando Godot, de Samuel Beckett.
Aula 3 - Fenomenologia da imaginação: as duas obras que serão analisadas em aula retratam como um autor
pensa um personagem, como ele o investiga ou o imagina. Nathaniel Hawthorne, pode-se dizer, convida o leitor e a
leitora a seguirem com ele as etapas de sua imaginação investigativa, para compreender moralmente a
personagem; Virginia Woolf, por sua vez, introduz o leitor no campo de seu pensamento, investigando, não apenas
a personagem, mas o regime perceptivo, imaginativo e estético a que está submetida.
 Análise do conto “Wakefield”, de Nathaniel Hawthorne.
 Estudo do conto “Uma mulher no espelho - uma reflexão”, de Virginia Woolf.
Aula 4 - Conflitos entre autor, personagem e leitor: o romance de caráter autorreflexivo que será analisado
encena na narrativa os embates entre uma escritora-personagem e sua criatura, o que propicia discussões sobre a
figura do herói, a crise autoral e as expectativas do leitor dramatizado no romance.
 Análise do romance Homem lento, de J.M. Coetzee.
Aula 5 - O autor enquanto personagem: análise do romance Tempo Final (2022), de Maylis Besserie, livro
baseado na vida de Samuel Beckett. Esta aula discutirá principalmente as características do personagem Beckett e
o jogo entre biografia e ficção estabelecido por esta obra. Além disso, também pretendemos discutir a apropriação
da linguagem e da temática beckettianas operadas pela escritora, bem como os efeitos da recepção da obra.
 Análise do romance Tempo Final, Maylis Besserie.
Referências bibliográficas
Bibliografia literária:
BECKETT, Samuel. Esperando Godot. Tradução de Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

BESSERIE, Maylis. Tempo Final. Trad. Lívia Bueloni Gonçalves. São Paulo: Editora Nós, 2022.
COETZEE, J.M. Homem lento. Tradução de José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
HAWTHORNE, Nathaniel. “Wakefield”. Tradução de Cristina Serra. In: Contos fantásticos no labirinto de Borges.
São Paulo: Casa da Palavra, 2005.
PIRANDELLO, Luigi. Seis personagens à procura de um autor. Tradução de Brutus Pedreira. São Paulo: Abril
Cultural, 1978.
WOOLF, Virginia. “Uma Mulher no Espelho – Uma Reflexão”. In.: Contos de Assombro. São Paulo: Carambaia,
2019.
Bibliografia teórica:
CANDIDO, Antonio, ROSENFELD, Anatol, PRADO, Décio de Almeida Prado & GOMES, Paulo Emílio Salles. A
Personagem de Ficção. São Paulo: Editora Perspectiva, 1976.
CRUZ, Talita Mochiute. A ficção australiana de J. M. Coetzee: o romance autorreflexivo contemporâneo. 2015.
Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. doi:10.11606/D.8.2015.tde-10092015-160114. Acesso em:
20 jun. 2021.
FORSTER, E.M. Aspectos do Romance. Tradução de Sergio Alcides. São Paulo: Globo, 2005.
GOLDMAN, Jane. The Cambridge Introduction to Virginia Woolf. Cambridge University Press Cambridge: New
York, Melbourne, Madrid, Cape Town, Singapore, São Paulo, 2006.
GONÇALVES, Lívia Bueloni. Em busca de Companhia: O universo da prosa final de Samuel Beckett. São Paulo:
Humanitas/Fapesp, 2018.
TESTA, Enrico. Heróis e figurantes: o personagem no romance. Tradução de Patricia Peterle. São
Paulo/Florianópolis: Rafael Copetti editor, 2019.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Tradução de Raquel Imanishi Rodrigues. São Paulo: Cosac
Naify, 2011.
TODOROV, T. "Homens narrativa". As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
VASCONCELLOS, Cláudia Maria de. Samuel Beckett e seus duplos - espelhos, abismos e outras vertigens
literárias. São Paulo: Iluminuras, 2017.
________________. Teatro Inferno: Samuel Beckett. São Paulo: Terracota, 2012.
WOOD, James. “Personagem”. Como funciona a ficção. Tradução de Denise Bottman. São Paulo: Cosac Naify,
2011, p. 93-124.

Carga Horária:

10 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Cláudia Maria de Vasconcellos
Lívia Bueloni Gonçalves
Talita Mochiute Cruz


 
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