110998 - Cursos de Verão da FFLCH 2023 - Pauliceia medievalesca: arte e revivalismo medievais na cidade de São Paulo. |
Período da turma: | 06/02/2023 a 09/02/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Aula 1: Introdução: Arte medieval e Revivalismos medievais – conceitos e crítica;
Aula 2: Apropriações: Revivalismo medieval, da Europa a São Paulo (parte 1); Aula 3: Apropriações: Revivalismo medieval, da Europa a São Paulo (parte 2); Aula 4: Coleções: objetos medievais em acervos paulistas. Bibliografia: BALUS, Wojciech. La Cathédrale of Joris-Karl Huysmans and the Symbolical Interpretation of the Gothic Cathedral in the 19th Century. Artibus et Historiae, v. 29, n. 57, p. 165-182, 2008. BASCHET, Jérôme. Introduction: l’image-objet. In: SCHMITT, Jean-Claude et BASCHET, Jérôme. L'image. Fonctions et usages des images dans l'Occident médiéval. Paris: Le Léopard d'Or, 1996. p. 7-26. BELTING, Hans. Semelhança e Presença: a história da imagem antes da era da arte. Rio de Janeiro: Ars URBE, 2010. BIRRO, Renan Marques. A Idade Média Brasileira? Colonialismos e medievalismos historiográficos (c.1900-1940). Antíteses, Londrina, v.13, n. 26, p. 36-67, jul-dez. 2020. CAVATERRA, Cristiana Antunes. Os Catálogos Ilustrados: devoção, iconografia e comercialização de obras sacras na Belle Époque brasileira. Imagem Brasileira, Belo Horizonte, n. 10, p. 115-124, 2020. DIAS, Pollyanna D ́Avila G.. O século XIX e o Neogótico na arquitetura brasileira: um estudo de caracterização. Revista Ohun, Salvador, ano 4, n. 4, p.100-115, dez 2008. DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013. . Poderes da figura. Exegese e visualidade na Arte Cristã. Revista de Comunicação e Linguagens, Lisboa, n. 20, pp. 159- 177, 1994. DIEBOLD, William. Medievalism. Studies in Iconography, Vol. 33, Michigan, pp. 247-256, 2012. ELLIOT, Andrew B. R.. Medievalism, Politics and Mass Media. Woodbridge: Boydell & Brewer, 2017. FABRIS, Annateresa. Arquitetura eclética no Brasil: o cenário da modernização. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, S. l., v.1, n.1, p.131-143, 1993. FRANCO Jr., Hilário. Raízes Medievais do Brasil. Revista USP, São Paulo, n.78, p. 80-104, junho/agosto de 2008. FREEDBERG, David. El poder de las Imágines: estudios sobre la historia y la teoria de la respuesta. Madri: Cátedra, 1992. GLASER, Stephanie A. (ed.). The Idea of the Gothic Cathedral: Interdisciplinary Perspectives on the Meanings of the Medieval Edifice in the Modern Period. Turnhout: Brepols, 2018. KAUFMAN, Amy S.; STURTEVANT, Paul B. The Devil’s Historians: how modern extremists abuse the medieval past. Toronto: University of Toronto Press, 2020. MATTHEWS, David. Medievalism: A Critical History. Woodbridge: Boydell and Brewer, 2015. McCARRAHER, Eugene. American Gothic: Sacramental Radicalism and the Neo-Medievalist Cultural Gospel, 1928- 1948. Records of the American Catholic Historical Society of Philadelphia, Philadelphia, v. 106, n. 1-2, p. 3-23, mar/set 1995. MENEGUELLO, Cristina. Da ruína ao edifício: neogótico, reinterpretação e preservação do passado na Inglaterra vitoriana. Tese (Doutorado em História). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, 2000. MOROWITZ, Laura. Anti-Semitism, Medievalism and the Art of the Fin-de-Siècle. Oxford Art Journal, Oxford, v. 20, v. 1, p. 35-49, 1997. PEREIRA, Maria Cristina Correia Leandro. O Revivalismo Medieval e a Invenção do Neogótico: Sobre Anacronismo e Obsessões. In: ANPUH. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. São Paulo: jul. 2011. . Uma arqueologia da história das imagens. In: GOLINO, William (org). Seminário: A importância da teoria para a produção artística e cultural. Vitória, UFES, maio 2004. (org.). Encontros com as imagens medievais. Macapá: Unifap, 2017 PEREIRA, Maria Cristina; SOUZA, Maria Izabel (org.). Encontros com as imagens medievais. Vol. 2. São Paulo: FFLCH, 2021 PEREIRA, Maria Cristina; PELEGRINELLI, André (org). Laboratório de imagens: estudos sobre as imagens medievais. São Paulo: FFLCH-USP, 2022 PHILIPPOV, Karin. Considerações acerca da Desterritorialização da Antiga Matriz da Sé de São Paulo. Rocalha, São João del-Rei, MG, ano. 2, vol. 2, n. 1, p. 233-250, dez. 2021. PINHEIRO, Maria Lucia Bressan. Algumas Considerações sobre o Neogótico no Brasil. In: DAZZI, Camila e VALLE, Arthur (orgs.). Oitocentos – Arte Brasileira do Império à República – Tomo 2. Rio de Janeiro: EDUR- UFRRJ/DezenoveVinte, 2010, p.437-451. POBLADOR MUGA, María Pilar. El neogótico y lo neomedieval: nostalgias del pasado en la era de la industrialización. In: LOMBA SERRANO, Concha; LOZANO LÓPEZ, Juan Carlos; ARCE OLIVA, Ernesto Carlos; CASTÁN CHOCARRO, Alberto. (coord.). El recurso a lo simbólico: reflexiones sobre el gusto II. Zaragoza: Diputácion de Zaragoza, Institución "Fernando el Católico", 2014, p. 119-144. RUDOLPH, Conrad (org). A companion to medieval art. Romanesque and gothic in Northern Europe. Oxford: Blackwell, 2006. RUFINONI, Manoela Rossinetti. Traços Neogóticos na arquitetura ferroviária brasileira: entre a arte e a técnica. In: CHECA-ARTASU, M. M.; NIGRO, O. (Orgs.). El Neogótico en la Arquitectura Americana. Ariccia (Italia): Aracne / Ermes Edizioni Scientifiche, 2016, p. 124-144. SANTOS, Marcos Eduardo Melo dos. A Catedral Metropolitana de São Paulo por Maximilian Emil Hehl (1891-1916): História, Arte e Ecletismo na arquitetura sacra paulistana. Revista Eletrônica Espaço Teológico, São Paulo, vol. 8, n. 13, p. 4-15, jan/jun, 2014. SCHMITT, Jean-Claude. Imagem. In: LE GOFF, Jacques e SCHMITT, Jean-Claude (org). Dicionário temático do Ocidente Medieval. São Paulo: Edusc, 2006, v. 1, pp. 591-605. . O corpo das imagens. Ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. São Paulo: Edusc, 2007. SILVA, Aline Canuto da. A antessala da demolição: revisitando o processo de montagem da Praça e Catedral da Sé de São Paulo, em primórdios do século XX. Anais do Museu Paulista. São Paulo: Nova Série, v.29, p.1-40, 2021. SIMMONS, Clare A. (org.). Medievalism and the quest for the “real” Middle Ages. New York: Frank Cass, 2001. SIMONS, John (org.). From Medieval to Medievalism. London: Macmillan, 1992. STOCK, Brian. The Middle Ages as Subject and Object: Romantic Attitudes and Academic Medievalism. New Literary History, Baltimore: The Johns Hopkins University Press, v.5, n.3, History and Criticism: I, 1974, p.527-547. TATSCH, Flavia Galli. O acervo do Masp como possibilidade de ensino, pesquisa e análise de formação da coleção. Pinturas italianas séculos XIII-XV. In: HOFFMAN, Ana Maria Pimenta; BRANDÃO, Angela; SCHIAPPACASSE, Fernando Guzmán; e SOLAR, Macarena (orgs.) História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas. Bragança Paulista: Editora Urutau, 2015, p. 113-122. THURLER, José (org.). Guia da Catedral Metropolitana de São Paulo. São Paulo: Arquidiocese de São Paulo, 1956. UTZ, Richard; SHIPPEY, Tom (eds.). Medievalism in the Modern World: Essays in Honour of Leslie J. Workman. Turnhout: Brepols, 1998. VIOLLET-LE-DUC, Eugène-Emmanuel. Du style gothique au XIXe siècle. Paris: Victor Didron, 1846. WIRTH, Jean. Faut-il adorer les images? La théorie du culte des images jusqu’au concile de Trente. In: DUPEAUX, Cécile; JEZLER, Peter; WIRTH, Jean. Iconoclasme: vie et mort de l’image médiévale. Paris: Somogy, 2001, pp. 31028-31037 |
||||
Carga Horária: |
8 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 80 | ||||
Ministrantes: |
Bruno dos Santos Menegatti Debora Gomes Pereira Amaral Pedro de Oliveira e Silva Pedro Ramos Monteiro |
![]() |
Créditos © 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |