Atividade

111006 - Cursos de Verão da FFLCH 2023 - Literatura e lixo informativo: o autor como manipulador

Período da turma: 08/02/2023 a 15/02/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: AGAMBEN, Giorgio. O que é o ato de criação. 1987. In: AGAMBEN, Giorgio. O fogo e o relato: ensaios sobre criação,
escrita, artes e livros. Tradução de Andrea Santurbano e Patricia Peterle. São Paulo: Boitempo, 2018.
AIRA, César. Pequeno manual de procedimentos. Tradução de Eduardo Marquardt e Marcos Maschio Chaga. Curitiba:
Arte e Letra, 2007.
BARTHES, Rolland. A morte do autor. In: O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. Trad. Denisse Bottman. São
Paulo: Martins, 2009.
CHKLOVSKI, Viktor. “A arte como procedimento”. 1917. In: RIBEIRO, Ana Mariza et al. Teoria da literatura: os formalistas
russos. Porto Alegre: Editora Globo, 1976. p. 39-56.
GOLDSMITH, K. Uncreative Writing. Managing Language in the Digital Age. New York: Columbia University Press, 2011.
LE GUIN, Ursula K. A teoria da bolsa de ficção. São Paulo: N-1 Edições, 2021.
MALLO, Augustín Fernández. Postpoesia: hacia un nuevo paradigma. Barcelona: Anagrama, 2009.
MALLO, Augustín Fernández. Blog Up. Ensayos sobre cultura y sociedad. Valladolid: Universidad de Valladolid, 2012.
MALLO, Augustín Fernández. Nocilla Experience. Tradução de Joana Angélica d'Avila Melo. São Paulo: Cia. Das Letras,
2013.
MALLO, Augustín Fernández. Teoría General de la Basura (cultura, apropiación, complejidad). Barcelona: Galaxia
Gutenberg, 2018.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A linguagem indireta e as vozes do silêncio. In: BERLINK, Marilena de Souza Chauí (org.).
Maurice Merleau-Ponty: textos escolhidos. Trad.: Marilena de Souza Chauí Berlink. São Paulo: Abril Cultural, 1975. p. 331-
365. (Coleção Os Pensadores – Vol. XLI).
MOLINA, Débora. Autoria no século XXI: escrita não criativa e gênio não original. 2017. 81f. Dissertação (Mestrado em
Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
PERLOFF, Marjorie. O gênio não original: poesía por otros meios no novo século. Belo Horizonte: UFMG, 2013.
TABAROVSKY, Damián. Literatura de Esquerda. Belo Horizonte: Relicário, 2017.
VILLA-FORTE, Leonardo. Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio;
Belo Horizonte: Relicário, 2019.

Carga Horária:

4 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Felipe de Souza Monteiro


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP