111006 - Cursos de Verão da FFLCH 2023 - Literatura e lixo informativo: o autor como manipulador |
Período da turma: | 08/02/2023 a 15/02/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | AGAMBEN, Giorgio. O que é o ato de criação. 1987. In: AGAMBEN, Giorgio. O fogo e o relato: ensaios sobre criação,
escrita, artes e livros. Tradução de Andrea Santurbano e Patricia Peterle. São Paulo: Boitempo, 2018. AIRA, César. Pequeno manual de procedimentos. Tradução de Eduardo Marquardt e Marcos Maschio Chaga. Curitiba: Arte e Letra, 2007. BARTHES, Rolland. A morte do autor. In: O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004. BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. Trad. Denisse Bottman. São Paulo: Martins, 2009. CHKLOVSKI, Viktor. “A arte como procedimento”. 1917. In: RIBEIRO, Ana Mariza et al. Teoria da literatura: os formalistas russos. Porto Alegre: Editora Globo, 1976. p. 39-56. GOLDSMITH, K. Uncreative Writing. Managing Language in the Digital Age. New York: Columbia University Press, 2011. LE GUIN, Ursula K. A teoria da bolsa de ficção. São Paulo: N-1 Edições, 2021. MALLO, Augustín Fernández. Postpoesia: hacia un nuevo paradigma. Barcelona: Anagrama, 2009. MALLO, Augustín Fernández. Blog Up. Ensayos sobre cultura y sociedad. Valladolid: Universidad de Valladolid, 2012. MALLO, Augustín Fernández. Nocilla Experience. Tradução de Joana Angélica d'Avila Melo. São Paulo: Cia. Das Letras, 2013. MALLO, Augustín Fernández. Teoría General de la Basura (cultura, apropiación, complejidad). Barcelona: Galaxia Gutenberg, 2018. MERLEAU-PONTY, Maurice. A linguagem indireta e as vozes do silêncio. In: BERLINK, Marilena de Souza Chauí (org.). Maurice Merleau-Ponty: textos escolhidos. Trad.: Marilena de Souza Chauí Berlink. São Paulo: Abril Cultural, 1975. p. 331- 365. (Coleção Os Pensadores – Vol. XLI). MOLINA, Débora. Autoria no século XXI: escrita não criativa e gênio não original. 2017. 81f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. PERLOFF, Marjorie. O gênio não original: poesía por otros meios no novo século. Belo Horizonte: UFMG, 2013. TABAROVSKY, Damián. Literatura de Esquerda. Belo Horizonte: Relicário, 2017. VILLA-FORTE, Leonardo. Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Belo Horizonte: Relicário, 2019. |
||||
Carga Horária: |
4 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 80 | ||||
Ministrantes: |
Felipe de Souza Monteiro |
![]() |
Créditos © 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |