Atividade

111051 - Aspectos teóricos e práticos da leitura em sala de aula de línguas

Período da turma: 28/04/2023 a 26/05/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do Curso

Os objetivos deste curso são de promover espaço para discussão teórica sobre a leitura e seu ensino em contexto de língua estrangeira e, concomitantemente, também promover a reflexão sobre as implicações práticas dessa discussão em contexto de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. A articulação desse binômio de teoria e prática e o estímulo às trocas de experiências entre os participantes do curso visam possibilitar com que estudantes e docentes possam analisar e elaborar atividades de leitura nesse contexto de aprendizagem à luz das discussões teóricas empreendidas. Dessa forma, em alguns encontros, os participantes serão convidados a discutir com base na bibliografia selecionada e, em outros, refletir sobre os modelos de atividades didáticas apresentadas a fim de elaborar, em pequenos grupos, atividades didáticas a serem utilizadas em seu contexto de atuação, visando à interação entre seus aprendizes. Nosso intuito é fomentar a discussão sobre a leitura em sala de aula de língua estrangeira, potencializando ao máximo a articulação entre as dimensões teóricas e práticas nesta proposta de formação.

Público-alvo

Professores de línguas; estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de Letras/Educação/Linguística.

Objetivos Gerais

Possibilitar a integração entre aspectos teóricos e práticos no que tange à formação inicial (discentes em formação) e continuada (professores), especificamente no tocante à elaboração de atividades de leitura em língua estrangeira.

Objetivos Específicos

Favorecer o trabalho colaborativo entre professores e discentes em formação por meio da discussão e elaboração de atividades didáticas; fomentar a troca de experiências no que tange ao trabalho relacionado à leitura em sala de aula de línguas; evidenciar o papel preponderante que ocupam as atividades didáticas no que concerne à leitura entre os aprendentes; sensibilizar os participantes do curso para a necessidade de se ensinar a leitura em língua
estrangeira (LE) a partir de um construto teórico que subsidie essa prática de maneira a conhecer as especificidades desse contexto específico de ensino e de aprendizagem, potencializando seu desenvolvimento.

Justificativa

A leitura é uma atividade que, em contexto didático, tem uma dupla face: aprende-se a ler, mas também se para aprender (SOLÉ, 1998). Ainda de acordo com a autora, trata-se de uma aprendizagem que deveria ser tarefa de todas as disciplinas, em razão de sua transversalidade, e prevista na integralidade da formação didática de um indivíduo.
No tocante à formação de leitores em contexto de línguas estrangeiras modernas, ainda que se observem, ao longo do século 20 no ocidente, transformações substanciais de ordem teórica e metodológica no âmbito; é possível identificar significativa lacuna no tocante ao ensino da leitura. No Brasil, os currículos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Letras, ao constituírem disciplinas distintas de língua e de literatura, com baixa permeabilidade, delimitando objetos, objetivos e recursos metodológicos diversos. Se as orientações didáticas para o ensino de línguas-culturas estrangeiras modernas estruturam um dispositivo centrado no aprendente e no princípio acional de maneira bastante disseminada; paralelamente, o ensino de literaturas estrangeiras modernas configurou-se como formação apartada da
formação em língua e acabou por se cristalizar como emulação dos modelos de formação literária vernacular que tradicionalmente não prevê dispositivos didáticos centrados na experiência e na aprendizagem dos alunos no âmbito da leitura. Tal emulação acaba por promover, por um lado, um apagamento das especificidades exigidas na formação para a leitura e para a leitura literária em contexto de língua e cultura estrangeiras e, por outro, implica potencialização das distâncias entre a formação em língua e a formação em literatura dos futuros professores.

Avaliação

Participação nas aulas e elaboração de uma atividade de leitura

Critérios para aprovação

Frequência mínima de 75% e cumprimento das atividades solicitadas no curso (elaboração das atividades, discussões em grupos, apresentação e armazenamento dos materiais produzidos no curso, em uma pasta do google drive).

Frequência mínima
75%

Pré-Requisitos
Ser professor de línguas ou aluno regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação em Letras, Educação ou Linguística.

Bibliografia

ABREU, M.(org) Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado de letras, 1999.
BAYARD, P. Comment parles de livres qu’on pas lus? Paris: Minuit, 2007.
BEMPORAND, C.; JEANNERET, T.(org) Lectures de la littérature et appropriation des langues et cultures. Recherches et applications, Paris: CLÉ/FIPF, n.65, Janeiro 2019.
CHARTIER, R. A Aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp, 1999.
CONSEIL DE L’EUROPE. Cadre éuropéen commun de référence pour les langues. Volume complémentaire. Paris: Didier, 2021.
ESTEVES, L.; AUBERT, F. H. “Shakespeare in the bush” – história e tradução. Tradução & comunicação: revista brasileira de tradutores. N. 17, 2008.
GAONAC’H, D. La lecture en langue étrangère: un tour d’horizon d’une problématique de psychologie cognitive. Acquisition et interaction en langue étrangère. n. 13, 2000.
GODARD, A. Littérature dans l’enseignement des langues. Paris: Didier, 2015.
HÉBERT, M. Lire et apprécier les romans en classe: enseignment explicite, journaux et cercles de lecture. Montréal: Chenelière education, 2019.
NARCY-COMBES, J.-P.; NARCY-COMBES, M.-F. Cognition et personnalité dans l’apprentissage des langues. Paris: Didier, 2019.
ROUSSEL, S.; GAONAC’H, D. L’apprentissage des lagues. Paris: Retz, 2017.
ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N.L. Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Carga Horária:

15 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Rita Jover Faleiros


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP