111150 - MÓDULO - DATA SCIENCE E BIG DATA NO AMBIENTE DE NEGÓCIOS |
Período da turma: | 31/10/2023 a 21/05/2024
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Descrição: | Metodologias Ágeis
Fundamentos da Gestão de Projetos; O que são metodologias ágeis?; Conhecendo as principais metodologias ágeis e onde aplicá-las; Conceitos e principais diferenças: Scrum, Kanban, Lean, Agile Development; Agile Team Organization (Squads, Chapters, Tribes, Guilds);Cases e exemplos práticos em empresas nacionais e internacionais. Business Intelligence e Data Visualization Gráficos adequados a cada tipo de variáveis; Conceito de Business Intelligence; Simplificação e classificação de dados; Mapeamento de dados geograficamente; Personalização de dados e unidades; Análise de dados a partir de cálculos rápidos provenientes de tabelas; Criação de segmentações (Filtros) no Power BI; Aplicações de bancos de dados reais em Microsoft Power BI; Elaboração e customização de Dashboards em consonância com o manual das marcas de uma empresa. Engenharia de Dados Introdução ao banco de dados e SQL; Engenharia de dados x ciência de dados; Conceitos de bancos de dados; Sistemas de gerenciamento de bancos de dados; Introdução à modelagem de bancos de dados relacionais; Construindo um diagrama de entidade-relacionamento; Níveis de abstração; Introdução a álgebra relacional; Restrições de integridade referencial e tipos de normalização; Exercícios práticos. Social Network Analysis Pressupostos teóricos e ontológico de redes; Princípios operacionais; Caracterização estrutural; Mapeamento do campo; Operacionalização da pesquisa: coleta, tratamento e análise dos dados; Aplicação de pesquisas sociométricas: capital social, “interlocking directorates”, redes colaborativas de pesquisa, redes de empresas; Fronteiras e limitações. Cloud Computing Arquitetura de computação em nuvem; serviços na nuvem e soluções para armazenamento; Casos e aplicações de computação na nuvem; Arquitetura e infraestrutura para big data e analytics; Computação em nuvem; HDFS; Hadoop e MapReduce; Spark, Casos aplicados. Tecnologia da Informação (TI) e Inovação Tecnológica Como obter ganhos a partir da adoção das novas tecnologias digitais?; O papel da Tecnologia da Informação (TI) na transformação digital; O uso do TI como arma competitiva e de alavancagem de negócios; Alinhamento estratégico de TI; Governança de TI e Planejamento Estratégico. Estruturação da área de T.I. Análise da Conjuntura Econômica em Cenários de Tecnologias Disruptivas Fundamentos de política econômica e seus instrumentos; Principais variáveis macroeconômicas e suas relações; PIB - Produto Interno Bruto, taxa de juros, taxa de câmbio e balanço de pagamentos; Sistema financeiro nacional; Impactos do cenário mundial na economia brasileira; Variáveis que impactam o consumo: renda, crédito, emprego e confiança do consumidor; Avaliação de cenário econômico e de tendências Analytics e Gestão de Riscos Ementa: Modelos de gestão de risco operacional e compliance; Basiléia III; modelos de risco de crédito; modelos de risco legal e regulamentar; modelos de risco social e ambiental; riscos reputacionais; riscos cibernéticos; casos reais e práticos. Legislação no Ambiente Digital Direito Digital; Princípios e responsabilidades - LGPD (Lei nº 113709/2018); Implicações da LGPD nos negócios das empresas varejistas; Transparência x privacidade; Segurança da informação; Cenários de usos e aplicações da LGPD no mercado de consumo. Tópicos Especiais em Tecnologia de Negócios Temas contemporâneos em ciência de dados e analytics. Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Bibliografia do módulo ANDERSON, C. A cauda longa. Rio de Janeiro: Campus, 2006. ALBRIGHT, A. C.; WINSTON, W. L. Business analytics: data analysis and decision making. 5. ed. Stamford: Cengage Learning, 2015. BACHA, C.J.C.; Entendendo a Economia Brasileira. 2ª ed. Campinas: Alínea, 2011. BATEMAN, T. S.; SNELL S. A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas: 1998. BAWENS, M; KOSTAKIS, V. Network society and future scenarios for a collaborative economy. London: Polgrave Pivot, 2014 BENYON, D. Interação Humano-Computador. 1ª ed. Pearson, 2011. BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M. & SCHAEFER, S. Economics of Strategy. 4th Ed. John Wiley & Sons, 2007 BLOK, M. Compliance e governança corporativa: atualizado de acordo com a Lei Anticorrupção Brasileira (Lei 12.846) e o Decreto-Lei 8.421/2015. Rio Janeiro: Freitas Bastos, 2017. BOTELHO, D.; ZOUAIN, D. M. Pesquisa quantitativa em administração. São Paulo: Atlas, 2006. BORGATTI, S.; EVERETT, M.; JOHNSON, J.; AGNEESSENS, F. Analyzing social networks using R: your essential guide. Sage Publications Ltd, 2022. BRITO, F; CÂMARA, J. B. Democratização e Gestão Ambiental. Em Busca do Desenvolvimento Sustentável. 3ª Edição, Petrópolis, RJ, Vozes, 1998. BROWN, T. Design thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias; Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. BURDEA, G.; COIFFET, P. Virtual Reality Technology. 2 ª ed. Wiley, 2003. CAVALCANTI, C. (Org.) Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas. 3ª Edição, São Paulo, Cortez, Recife. Fundação Joaquim Nabuco, 2002. CASE, S. A Terceira Onda da Internet: Como reinventar os negócios na era digital. 1ª ed. Alta Books, 2018. CHRISTENSEN, C. O dilema da inovação: quando novas tecnologias levam as empresas ao fracasso. 1ª ed. Makron Books, 2011. DYER, J; CHRISTENSEN, C. M; GREGERSEN, H. DNA do inovador - dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. São Paulo: HSM, 2012. DAMODARAN, A. Gestão Estratégica do Risco: uma referência para a tomada de riscos empresariais. Trad. Felix Nonnenmacher. São Paulo: Artmed Editora, 2009. DIXIT, A.K.; NALEBUFF, B.J. The Art of Strategy: a Game Theorist´s guide to success in business and life. New York: W. W. Norton & Company, 2008. DYER, J; CHRISTENSEN, C. M; GREGERSEN, H. DNA do inovador - dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. São Paulo: HSM, 2012. FLANAGAN, D. JavaScript: o guia definitivo. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. GEEST, Y. V. et al. Organizações exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). São Paulo: HSM Editora, 2015. GRAY, D. A Empresa Conectada. Novatec, 2019. GREENBERG, B. A.; GOLDSTUCKER, J. L.; BELLENGER, D. N. What techniques are used by marketing researchers in business? Journal of Marketing, v. 41, n. 2, p. 62-68, 1977. GOODRICH, M. T.; TAMASSIA, R. Estruturas de dados & algoritmos em Java. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. HARGROVES, K. & SMITH, M. (Editors). The Natural Advantage of Nations: Business Opportunities, Innovation and Governance in the 21st Century. Hardback: Earthscan/James&James, 2005. HUMBLE, J.; MOLESKY, J.; O’REILLY, B. Lean Enterprise. 1ª ed. O'Reilly Media, 2015. IEPSEN, E. F. Lógica de programação e algoritmos com JavaScript: uma introdução à programação de computadores com exemplos e exercícios para iniciantes. Novatec Editora, 2018. ISMAIL, S; MALONE, M; VAN GEEST, Y. Organizações Exponenciais, Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). São Paulo: Editora HSM, 2015. JOHNSON, M. W. et al. HBR’s 10 must read on business model innovation. São Paulo: Harvard Business Review Brasil, 2019. KELLEY, T. As 10 faces da inovação estratégias para turbinar a criatividade; Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2007. MAGALDI, S.; Neto, J.S. O Novo Código da Cultura: Vida ou Morte na Era Exponencial. 1ª ed. Gente, 2019. MAIA, N. B.; MATOS, L.; BARELLA, N. Indicadores ambientais: Conceitos e aplicações. São Paulo, Educ/Coped/INEP, 2001. MEIRA, S. Novos negócios inovadores de crescimento empreendedor no Brasil. Casa da Palavra, 2013. MELO, A; ABELHEIRA, R. Design Thinking & Thinking Design: metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Novatec, 2015. MILES, I. The development of technology foresight: A review. 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SCHWABER, K; BEEDLE, M. Agile Software Development with Scrum. São Paulo: Prentice Hall, 2002. SCOTT, J. Social Network Analysis. 4. ed. Sage Publications Ltd, 2017. STEFANOV, S. Padrões JavaScript. Novatec Editora, 2010. STICKDORN, M. et al. Isto é Design Thinking de serviços: fundamentos, ferramentas, casos. Porto Alegre: Bookman, 2014. SUTHERLAND, J; SCHWABER, K. The Scrum Guide. 11/2017. Disponível em: https://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v2017/2017-Scrum-Guide-Portuguese-Brazilian.pdf. Acesso em: 10/06/2019. TAPPSCOT, D. A hora da geração digital. São Paulo: Editora Agir, 2010. TEIXEIRA, T. Startups e inovação: direito no empreendedorismo (entrepreneurship law). São Paulo: Manole, 2017. TIDD, J.; BESSANE, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2008. TIGRE, P. B. Gestão da Inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. VIDAL, A. Agile Think Canvas. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2017. WERKEMA, C. Criando a Cultura Lean Seis Sigma. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. |
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Carga Horária: |
118 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 4600 | ||||
Ministrantes: |
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