Atividade

111421 - Módulo Mercado

Período da turma: 06/11/2024 a 28/05/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Agronegócio do Algodão
Panorama mundial. Caracterização agronômica. Utilização comercial. Mercado internacional. Formação de preços. Fatores determinantes para evolução e sazonalidade dos preços. Cotonicultura brasileira. Organização da cadeia agroindustrial. Custos de produção. Novas tecnologias, desafios e oportunidades.

Agronegócio de Bovinos
Evolução da produção de carnes no Brasil. Sistemas de produção. Mercado interno e externo. Complexo agroindustrial da carne bovina. Análise de mercado. A indústria brasileira e seus indicadores. Confinamentos no Brasil. Perspectivas, desafios e oportunidades.

Agronegócio da Citricultura
Importância do agronegócio citrícola brasileiro. Sistema produtivo. Características do mercado citrícola. Desafios fitossanitários. Contexto mundial e situação dos principais produtores. Sustentabilidade econômica e riscos do agronegócio citrícola. Perspectivas, desafios e oportunidades.

Agronegócio da Soja
Técnico: Exigências climáticas. Zoneamento agrícola. Manejo do solo. Sistema produtivo. Cultivares. Fixação biológica de nitrogênio. Instalação da lavoura. Manejo Integrado de Pragas, Doenças e Plantas Daninhas (MIP). Colheita e pós-colheita.
Mercado: Mundial e Brasil. Calendário agrícola da soja nos principais países produtores. Fluxo do comércio mundial de óleo e farelo de soja. Sistema Agroindustrial (SAG) da Soja. Competitividade regional. Formação de preço de soja no Brasil. Fatores determinantes para evolução e sazonalidade dos preços de soja. Perspectivas, desafios e oportunidades.

Clima e Agronegócio
Produtividade agrícola e sua interação com o ambiente. Agrometeorologia como ferramenta de gestão agrícola. Importância das informações agrometeorológicas. Sistema de monitoramento agrometeorológico: formação de uma matriz de monitoramento e decisão.

Direito no Agronegócio
Direito empresarial. Direito do trabalho. Direito agrário. Aspectos Gerais de Direito ambiental: Novo Código Florestal; Área de Preservação Permanente (APP); Reserva Legal (RL); Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Economia e Agronegócio
Conceito de Produto Interno Bruto (PIB) e sua maneira de ser mensurado. Evolução da economia brasileira. Importância da agropecuária e do agronegócio na economia brasileira. Instrumentos de política macroeconômica: política fiscal; política monetária; política cambial; política de rendas; e política comercial. Inflação no Brasil.

Gestão de Pessoas
O papel da Gestão de Pessoas. Gestão por competências. Recrutamento e seleção. Capacitação de pessoas: avaliação de necessidades, programas de treinamento, execução e avaliação de resultados. Fontes de resistência à mudança. Avaliação de desempenho e feedback. Aspectos comportamentais: liderança, motivação e equipes.

Liderança
Estilos de liderança e os impactos para as equipes. O papel do líder na formação e desenvolvimento de equipes de alto desempenho. As complexidades que envolvem a arte de liderar. Líder Coach.

Marketing no Agronegócio
Conceitos centrais e orientação para o mercado. Os 4Ps. Sistema de informações e pesquisa de marketing. Macro e microambiente. Comportamento do consumidor. Segmentação e Posicionamento. Marketing de relacionamento. Marketing estratégico. Decisões sobre produtos e serviços. Decisões sobre preços e canais de distribuição. Decisões sobre comunicação e vendas.

Marketing Digital no Agronegócio
Presença digital das marcas e objetivos estratégicos do marketing digital. Diferenciais do marketing digital: marketing de conteúdo; marketing nas mídias sociais; marketing viral; marketing móvel; pesquisa online; publicidade online; novas tecnologias; aspectos de segurança, éticos e legais. Principais canais e estratégias de Marketing Digital. Monitoramento e medição. Exemplos e aplicações de marketing digital no agronegócio brasileiro.

Planejamento Estratégico e Gestão no Agronegócio
Missão, visão, valores e alinhamento das pessoas em função de uma estratégia. Análise do ambiente externo e interno. Fatores críticos de sucesso e capacidade para a manutenção de uma vantagem competitiva. Análise SWOT. Definição da estratégia. Estratégias de crescimento. Etapas do Planejamento Estratégico. Balanced Score Card (BSC).

Política Agrícola Brasileira
A política de crédito rural. Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). A política de seguro agrícola. A política de pesquisa e extensão agropecuária. Políticas específicas para certos produtos e insumos. A política de regulamentação do uso de recursos florestais e política de incentivo ao reflorestamento.

Sistemas Agroindustriais
Sistema Agroindustrial (SAG): modelo de um Sistema Agroindustrial (SAG), níveis de análise e visão da rede de organização; Sub Sistema Agroindustrial Estritamente Coordenado; Rede da Empresa; coordenação vertical, horizontal e ações coletivas. Criação e Captura de Valor em Redes: valor ao longo da cadeia produtiva; ambiente de rede; como o valor é criado e capturado; e ferramentas de captura de valor. Tendências dentro da visão sistêmica.

Tributação no Agronegócio
A política fiscal. Fontes de receitas públicas. Peculiaridades do sistema tributário. Os Mecanismos de Isenção Fiscal e de Incentivos Fiscais. Principais tributos incidentes nas empresas do agronegócio: Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR); Contribuição ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (FUNRURAL); Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF); Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ); e outros tributos.

Tópicos Especiais
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação.
Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo.
Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros.
Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet.
Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.
Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor.
O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso.

Bibliografia do módulo
ALVARENGA, Alexandre Augusto; MORAES, Mário Emmanuel De Oliveira; AZEVEDO, Luciana Luiza Chaves. Agrometeorologia: princípios, funcionalidades e instrumentos de medição. São Paulo: Erica, 2015.
ALVES, Lucilio Rogério Aparecido; BARROS, Geraldo Sant’Ana de Camargo; IKEDA, Victor Yoti; OSAKI, Mauro; LIMA, Fábio Francisco de, RIBEIRO, Renato Garcia. Panorama do Agronegócio da Soja no Brasil. Piracicaba, SP: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA, 2012. 41 p.
AMARAL, Gisele et al. Panorama da pecuária sustentável. BNDES Setorial 36, 2012. p. 249-288. Disponível em: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1491. Acesso em: dez. 2012.
ANDRADE, Arnaldo Rosa de. Planejamento estratégico: formulação, implementação e controle. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.
ASSAD, Nancy. Marketing de conteúdo: como fazer sua empresa decolar no meio digital. Rio de Janeiro: Atlas, 2016. E-book. (1 recurso online). ISBN 9788597007008.
BACHA, Carlos José Caetano. Economia e Política Agrícola no Brasil. São Paulo: Atlas, 2012.
BACHA, Carlos José Caetano. Entendendo a Economia Brasileira. 3. ed. Campinas: Alínea, 2015.
BACHA, Carlos José Caetano. Tributação no Agronegócio: Análise de seus impactos sobre preços, folha de pagamento e lucros. Editora Átomo, 2014.
BACHA, Carlos José Caetano; LIMA, Roberto Arruda de Souza. Macroeconomia: Teorias e Aplicações à Economia Brasileira. Campinas: Alínea, 2006.
BALBINO, L. C.; BARCELLOS, A. O.; STONE, L. F. Marco referencial: integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Brasília: Embrapa, 2011. 130p.
BARBOSA, Fábio Alvim et al. Cenários para a pecuária de corte amazônica. 1 ed. Belo Horizonte: Editora IGC/UFMG, 2015. 146 p.
BELIK, Walter. O Financiamento da Agropecuária Brasileira no Período Recente. Texto para discussão 2028. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica – Ipea, 2015. 57 p.
BESANKO, David A. et al. A economia da estratégia. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
BITENCOURT, Claudia. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
BUENO, Wilson da Costa (org.). Estratégias de comunicação nas mídias sociais. São Paulo: Manole, 2015. E-book. (1 recurso online). ISBN 9788520447437.
BURANELLO, Renato. Manual do direito do agronegócio. São Paulo: Saraiva, 2013.
CALEMAN, Silvia M. de Queiroz (Org.). Gestão de sistemas de agronegócios. São Paulo: Atlas, 2015.
CASSETTARI, Christiano. Direito agrário: atualizado com as Leis n°s 13.001/14, 13.043/14 e EC 81/14. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
COBRA, Marcos. Administração de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
COSTA, Sérgio Rodrigues; BUENO, Miguel Garcia. A saga do algodão: das primeiras lavouras à ação na OMC. Rio de Janeiro:Insight Engenharia, 2004.
DE ZEN, S. et al. Pecuária de corte brasileira: impactos ambientais e emissões de gases de efeito estufa. 2008. Disponível em: http://www.cepea.esalq.usp.br/pdf/Cepea_Carbono_pecuaria_SumExec.pdf. Acesso em: 18 mai. 2012.
DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.
FAUSTINO, Paulo. Marketing digital na prática: como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos. São Paulo: DVS Editora, 2019. E-book.
FREIRE, Eleusio Curvelo (Org.). Algodão no Cerrado do Brasil. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Gráfica e Editora Positiva, 2015.956 p.
INSTITUTO MATO-GROSSENSE DE ECONOMIA AGROPECUÁRIA – IMEA. Entendendo o mercado da soja. 1. ed. Cuiabá, MT: IMEA, 2015. 48 p.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. E-book.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006.
LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços: Marketing e Gestão. São Paulo: Saraiva, 2001.
NEVES, Marcos Fava. A Laranja Concentrada. In: NEVES, Marcos Fava; ZYLBERSTAJN, Decio; NEVES, Evaristo Marzabal. Agronegócios do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2005. Cap. 23, p. 125-127.
NEVES, Marcos Fava. Estratégias para o Sistema Agroindustrial da Laranja. In: NEVES, Marcos Fava; ZYLBERSTAJN, Decio; NEVES, Evaristo Marzabal. Agronegócios do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2005. Cap. 24, p. 128-130.
PESSOA, Ricardo Alexandre Silva. Alimentos e Alimentação. In: PESSOA, Ricardo Alexandre Silva. Nutrição animal: conceitos elementares. São Paulo: Erica, 2014. Cap. 4, p. 56-83.
PESSOA, Ricardo Alexandre Silva. Plantas Forrageiras e Pastagens. In: PESSOA, Ricardo Alexandre Silva. Nutrição animal: conceitos elementares. São Paulo: Erica, 2014. Cap. 5, p. 84-113.
PIATTO, Marina; SOUSA, Lisandro Inakake de. 10 anos da moratória da soja na Amazônia: história, impactos e a expansão para o cerrado. 1. ed. Piracicaba, SP: Imaflora, 2016. 68 p.
SETH, Jagadish N. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.
TEIXEIRA, Marcelo Victor. Marketing Digital. Piracicaba: Pecege, 2019.
TORRES, Fillipe Tamiozzo Pereira; MACHADO, Pedro José de Oliveira. Introdução à climatologia. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

Carga Horária:

113 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1660
 
Ministrantes: Adriana Cristina Ferreira Caldana
Carlos Jose Caetano Bacha
Denise de Moura
Evaristo Marzabal Neves
Fábio Ricardo Marin
Fernando Curi Peres
Gil Miguel de Sousa Camara
Haroldo José Torres da Silva
Lucilio Rogerio Aparecido Alves
Rogério Alessandre de Oliveira Castro


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP