111491 - Arte moderna em quatro momentos |
Período da turma: | 06/06/2023 a 27/06/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Programa de curso
Encontro 1: As variações do cubismo Apresentaremos as noções essenciais deste movimento artístico e refletiremos sobre o papel que seu maior expoente, Pablo Picasso (1881 – 1973), desempenhou como artista de vanguarda, avaliando o ajuste de contas que fez com a tradição precedente. Encontro 2: O retorno à ordem: caos e classicismo no Picasso “pós-cubista” Os “excessos das vanguardas” (Cubismo e Futurismo) e sua “ordem anárquica” é substituído na arte do entre-guerras pelo que Jean Cocteau descreveu como “disciplina de liberdade”. Problematizaremos a produção artística do período, confrontando-a com a obra do Picasso “pós-cubista”. Encontro 3: A abstração absoluta e a radicalização da visão Consideraremos os significados correntes do termo “abstração” e suas consequências para o estudo do período. Em seguida, examinaremos as produções de Kazimir Malevitch (1879 – 1935) e Piet Mondrian (1872 – 1944), exemplares da dissolução da figuração naturalista e do pensamento que a acompanha. Encontro 4: O surrealismo e a vertigem dos códigos estéticos Como resumo das questões abordadas no curso, discutiremos uma “ideia-conceito” fundamental para a produção artística do século XX: a composição múltipla do olho humano como instrumento de cognição artística, social e histórica a partir da produção surrealista do pintor belga René Magritte (1898 – 1967). Bibliografia recomendada: ARANTES. O. Política das artes: Textos escolhidos I Mário Pedrosa. São Paulo: EDUSP, 1995. ARGAN, G. C. Arte moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. FABRIS, M. Correspondências: pintura, fotografia e o retrato da modernidade. São Paulo: Humanitas, 2013. SCHAPIRO, M. A unidade da arte de Picasso. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. Impressionismo. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. |
||||
Carga Horária: |
8 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Marcos Tadeu Fabris Goncalves |
![]() |
Créditos © 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |