Atividade

112880 - Habilidades sociais: algumas questões teórico-práticas

Período da turma: 16/09/2023 a 07/10/2023

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Descrição: Tema: Breve histórico do Campo
Objetivos: Apresentar a constituição do campo e os principais conceitos destacando a centralidade da competência social e os requisitos comportamentais, cognitivos e afetivos dos desempenhos socialmente competentes. Discutir a importância e funcionalidades da expressividade corporal paralinguístico. Discutir habilidades sociais relacionadas ao papel social e a práticas culturais.

Referências:
Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2012). Psicologia das Habilidades Sociais: Terapia, Educação e Trabalho. Petrópolis: Vozes (9ª. ed., 2ª. reimpressão em 2016, 1ª edição em 1999).
Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2016). Psicologia das habilidades Sociais na Infância: Teoria e Prática. Petrópolis: Vozes (6ª. ed., 3ª. reimpressão, 1ª. em 2005).
Del Prette, A., & Del Prette, Z. .A. P. (2001) Psicologia das Relações Interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes.
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Competência Social e Habilidades Sociais: Manual teórico-prático. Petrópolis: Vozes.

Tema: Aplicabilidade do campo das HS
Objetivos: Apresentar e ilustrar a diversidade de aplicações do campo das habilidades sociais em diferentes setores da atividade humana que envolvem relações interpessoais como as que ocorrem na família, na escola, no trabalho, no lazer etc e suas diferes funções sociais e culturais. Discutir o papel da competência social na manutenção e transformação das práticas culturais de convivência.

Referências:
Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2012). Psicologia das Habilidades Sociais: Terapia, Educação e Trabalho. Petrópolis: Vozes.
Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2016). Psicologia das habilidades Sociais na Infância: Teoria e Prática. Petrópolis: Vozes.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2022). Habilidades sociais e desenvolvimento socioemocional na escola: Manual do Professor. São Carlos, SP: EDUFSCar.
Del Prette, A., & Del Prette, Z. .A. P. (2001) Psicologia das Relações Interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes.
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Competência Social e Habilidades Sociais: Manual teórico-prático. Petrópolis: Vozes.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2022). Habilidades sociais e desenvolvimento socioemocional na escola: Manual do professor. São Carlos: EDUFSCar.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2022). Social Competence at School: Effectiveness of a Teaching at Distance Program for Teachers. Paidéia (ribeirão Preto), 32
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2022). Aperfeiçoando minhas habilidades sociais e competência social. São Carlos: EDUFSCar.

Tema: Avaliação das HS
Objetivos: Apresentar informações básicas sobre avaliação das HS e CS, assim como instrumentos e técnicas possíveis.

Referências:
Abrahão, A. L. B., & Elias, L. C. dos S. (2022). Crianças com TDAH e professoras: Recursos e dificuldades. Psico, 53(1), e39098. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2022.1.39098
Del Prette, Z.A.P e Del Prette, A. Instrumentos de avaliação das habilidades sociais no Brasil. In: Makilim Nunes Baptista... [et al.], (organizadores). Compêndio de avaliação psicológica (p. 583). Editora Vozes. Edição do Kindle.
Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. (2017). Competência Social e Habilidades Sociais: Manual teórico-prático. Petrópolis: Vozes.
Elias, L. C. S, & Amaral, M. V. (2016). Habilidades Sociais, Comportamentos e Desempenho Acadêmico em Escolares antes e após Intervenção. Psico-USF, 21(1), 49-61.
Elias, L. C., & Marturano, E. (2016). Promovendo Habilidades de Solução de Problemas Interpessoais em Crianças. Interação em Psicologia, 20(1). doi:http://dx.doi.org/10.5380/psi.v20i1.35544

Tema: Habilidades sociais e saúde mental da criança em idade escolar
Objetivos: Trazer reflexões sobre as relações entre habilidades sociais e saúde mental de escolares, apresentando dados de estudos baseados em evidências.

Referências:
Correia-Zanini, M. R. G., Loureiro, S. R., & Marturano, E. M. (2020). Protection and Risk for Different School Stress Trajectories. Paidéia (Ribeirão Preto), 30.
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. (2017). Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Editora Vozes Limitada.
García-Carrión, R., Villarejo-Carballido, B., & Villardón-Gallego, L. (2019). Children and adolescents mental health: a systematic review of interaction-based interventions in schools and communities. Frontiers in psychology, 10, 918.
Gavidia Catalán, V., Garzón Fernández, A., Talavera Ortega, M., Sendra Mocholí, C., & Mayoral García-Berlanga, O. (2019). Alfabetización en salud a través de las competencias. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas.
Murta, S. G., Günther, I. A., & Guzzo, R. S. L. (2015). Prevenção e promoção em saúde mental no curso da vida: indicadores para a ação. In: S. G.
Murta, C. Leandro-França, K. B. Santos, & L. Polejack (Orgs.). Prevenção e promoção em saúde mental (pp. 34-53). Novo Hamburgo: Sinopsys.
Elias, L. C, Marturano, EM, & de Almeida Motta-Oliveira, AM (2012). Eu posso resolver problemas: Um programa para o desenvolvimento de habilidades de solução de problemas interpessoais. Temas em psicologia , 20 (2), 521-535.

Tema: Técnicas de Treinamento em Habilidades Sociais e sua aplicabilidade em diferentes contextos
Objetivos: (a) conhecer os objetivos norteadores de programas de Treinamento em Habilidades Sociais (THS); (b) definir as principais técnicas comportamentais e cognitivas usualmente empregadas em programas de THS; (c) saber que o THS pode ser empregado como abordagem única ou como módulo componente de outros programas de intervenção; e (d) conhecer alguns exemplos de sua aplicabilidade em diferentes contextos.

Referências:
Angélico, A.P., Crippa, J.A.S., & Loureiro, S.R. (2013). Social anxiety disorder and social skills: A critical review of the literature. International Journal of Behavioral Consultations and Therapy, 7(4), 16-23.
Bolsoni-Silva, A. T. (2007). Intervenção em grupo para pais: Descrição de procedimento. Temas em Psicologia, 15(2), 217 – 235.
Bolsoni-Silva, A. T., Nogueira, S. C., & Santos, L. H. Z. (2014). Efeitos de uma intervenção analítico-comportamental com casal de namorados. Interação em Psicologia, 18(3), 263-276.
Caballo, V.E. (1999). O treinamento em habilidades sociais. In V.E. Caballo (Org.), Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento (pp. 361-398). Santos.
Caballo, V.E. (2010). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. Santos.
Castro, R. E. F., Melo, M. H. S., & Silvares, E. F. M. (2003). O julgamento de pares de crianças com dificuldades interativas após um modelo ampliado de intervenção. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16(2), 309-318.
Del Prette, Z.A.P. & Del Prette, A. (2012). Psicologia das habilidades sociais: Terapia, educação e trabalho. Vozes.
Del Prette, A. & Del Prette, Z.A.P. (2005). A importância das tarefas de casa como procedimento para a generalização e validação do treinamento de habilidades sociais. Primeiros passos em comportamento e cognição. ESETec.
Del Prette, A., & Z. A. P. Del Prette (2014). Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo (11a ed.). Vozes.
Dias, T. P,, & Del Prette, Z. A. P. (2015). Promoção de automonitoria em crianças pré-escolares: Impacto sobre o repertório social. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 23(3), 273-287.
Espada, J.P., Quiles, M. J. & Mendez, F.X. (2002). Terapia cognitiva y exposición mixta en un caso de fobia social. Análisis y Modificación de Conducta, 28(117): 129-160.
Moretto, L. A. & Bolsoni-Silva, A. T. (2021). Efeitos do Promove-Universitários em estudantes de universidade pública e privada. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 23, 1-24. doi: 10.31505/ rbtcc.v23i1.1328
Motta, D. C., Falcone, E. M. O., Clark, C., & Manhães, A. C. (2006). Práticas educativas positivas favorecem o desenvolvimento da empatia em crianças. Psicologia em Estudo, Maringá, 11(3), 523-532.
Murta, S. G., Ribeiro, D. C., Rosa, I. O., Menezes, J. C. L., Rieiro, M. R. S., Borges, O. S., de Paulo, S. G., ... Del Prette, Z. A. P. (2012). Programa de habilidades interpessoais e direitos sexuais e reprodutivos para adolescentes: Um relato de experiência. Psico-USF, 17(1), 21-32.
Pereira-Guizzo, C. S., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2012). Evaluation of a professional social skills program for unemployed people with physical disability. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(2), 265-274.
Pinheiro, M. I. S., Haase, V. G., Amarante, C. L. D., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2006). Treinamento de habilidades sociais e educativas para pais de crianças com problemas de comportamento. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3), 407-414.
Rocha, J. F., Bolsoni-Silva, A. T., & Verdu, A. C. M. A. (2012). O uso do treino de habilidades sociais em pessoas com fobia social na terapia comportamental. Revista Perspectivas em Análise do Comportamento, 03(01), 38-56.
Rocha, M. M., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2013). Avaliação de um programa de habilidades sociais educativas para mães de crianças com TDAH. Acta Comportamentalia, 21(3), 359-375.
Rodrigues, M. C., & Silva, R. L. M. (2012). Avaliação de um programa de promoção da empatia implementado na educação infantil. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 12(1), 59-75.
Tozze, K. F. & Bolsoni-Silva, A. T. (2017). Intervenção em grupo com pais de adolescentes com problemas de comportamento internalizantes. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, XIX(4), 6-24.
van Dam-Baggen & Kraaimaat, F. (1986). A group social skills training program with psychiatric patients: Outcome, drop-out rate and prediction. Behaviour Research and Therapy, 24(2), 161-169.
Vettorazzi, A., Frare, E., Sousa, F. C., Queiroz, F. P., Luca, G. G., Moskorz, L., & Kubo, O. M.. (2005). Avaliação de um programa para ensinar comportamento empático para crianças em contexto clínico. Interação em Psicologia, 9(2), 355-369.

Tema: Intervenções para a promoção de Habilidades Sociais e promoção de saúde mental com adolescentes
Objetivos: apresentar aspectos teóricos e práticos de intervenções com adolescentes com foco na promoção de saúde mental, descrever como recursos pessoais, relacionais e contextuais atuam em processos de resiliência presentes no contexto escolar, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental, discutir possibilidades de atuação, por meio de programas de promoção de relações interpessoais positivas com estudantes, professores e orientadores educacionais frente às adversidades interpessoais presentes na escola.

Referências:
Achkar, A. M. N. El., Leme, V. B. R., Soares, A. B., & Yunes, M. A. M. (2019). Life satisfaction and academic performance of elementary school students. Psico-USF, 24(2), 323-335.
Campos J. R., Del Prette A., & Del Prette Z. A. P. (2014b). Depressão na adolescência: Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas como fatores de risco/proteção. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 14, 408–428.
Cassoni, C., Penna-de-Carvalho, A., Leme, V. B. R., Marturano, E. M., & Fontaine, A. M. (2021). Transição escolar nos anos finais do ensino fundamental: Revisão integrativa da literatura.Psicologia Escolar e Educacional, 25, e225301. https://doi.org/10.1590/2175-35392021225301
Correa, R. M. S., Cruz, L. P., Gomez-Baya, D., & Almeida, A. M. (2020). Intervenções em competências sociais com adolescentes e o desenvolvimento de atitudes positivas em situação de vulnerabilidade: uma revisão sistemática. Análisis y Modificación de Conducta, 46(173-174). doi: http://dx.doi.org/10.33776/amc.v46i173-4.3718
Z. A., & Del Prette, A. (2017). Competência social e habilidades sociais: Manual teórico-prático. Petrópolis: Vozes.
Del Prette, Z. A., & Del Prette, A. (2017). Habilidades sociais e competência social: Para uma vida melhor. São Carlos: EduFSCar.
Feitosa, F. B. (2014). A depressão pela perspectiva biopsicossocial e a função protetora das habilidades sociais. Psicologia: Ciência e Profissão, 34(2), 488-499.
Fernandes, L. M., Leme, V. B. R., Elias, L. C. S., & Soares, A. B. (2018). Preditores do desempenho escolar ao final do ensino fundamental: Histórico de reprovação, habilidades sociais e apoio social. Temas em Psicologia, 26(1), 215-228.
Leme, V. B. R., Fernandes, L. M., Jovarini, N. V., Achkar, A. M. N. E., & Del Prette, Z. A. P. (2016). Social Skills Program for adolescents in vulnerable social contexts. Psico-USF, 21(3), 595-608.
Leme, V. B. R. L., Valentini, F., Campos, J. R., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Psychometric Properties of the Brief Version of the Social Skills Inventory for Adolescents. The Spanish Journal of Psychology, 20(e36), 1-9.
Mooij, B., Fekkes, M., Scholte, R. H. J., & Overbeek, G. (2020). Effective components of social skills training programs for children and adolescents in nonclinical samples: A multilevel meta- analysis. Clinical Child and Family Psychology Review, 23, 250–264. https://doi.org/10.1007/s10567-019-00308-x
Murta, C. Leandro-França, C., & L. Polejack (2015). Prevenção e promoção em saúde mental: Fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção. Novo Hamburgo: Sinopsys.

Tema: Habilidades sociais para resolução de problemas e conflitos na escola
Objetivos: Introduzir o conceito de habilidades sociais para resolução de problemas. Apresentar indicadores para avaliar situações consideradas difíceis em sala de aula. Apresentar proposta de promoção de Habilidades Sociais para resolução de problemas interpessoais em sala de aula considerando as habilidades sociais educativas.
Ministrante: Adriana Benevides Sosres CPF: 004852317-86 - UERJ/UNIVERSO

Referências:
Soares, A. B., Rodrigues, P. V. S., & Mourão, L. (2021). Indicadores Críticos para Avaliação de Habilidades Sociais Educativas em Situações Interpessoais Difíceis. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 37, e37303, https://doi.org/10.1590/0102.3772e37303
Soares, A. B., Monteiro, M. C., Souza, M. S. de, Maia, F. A., Medeiros, H. C. P., & Barros, R. de S. N. (2019). Situações Interpessoais Difíceis: Relações entre Habilidades Sociais e Coping na Adaptação Acadêmica. Psicologia: Ciência e Profissão, 39, e183912. https://doi.org/10.1590/1982-3703003183912
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2008). Um Sistema de Categorias de Habilidades Sociais Educativas. Paidéia (Ribeirão Preto), 18(41), 517-530. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000300008
Volungis, A. M. (2016). School size and youth violence: The mediating role of school connectedness. North American Journal of Psychology, 18, 123-146.
Helena, J. M., Pennings, H. J. M. & Hollenstein, T. (2020). Teacher-student interactions and teacher interpersonal styles: A state space grid analysis. The Journal of Experimental Education, 88, 3, 382- 406.
Rodrigues, P.V.S., Soares, A. B., Santos, Z. A. (2022). Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores, Contextos Clínicos, 15, 1, 227-247.

Tema: Programas de intervenção em HS
Objetivos: Os estudos que contemplam intervenções em Habilidades Sociais (HS) com populações diversas, têm indicado efeitos positivos quanto à aquisição de repertório habilidoso e redução de problemas de comportamentos de crianças, adolescentes e adultos. Entre os benefícios apontados pelas pesquisas da área, está a correlação entre práticas positivas (habilidades sociais educativas) de pais e professores, as habilidades sociais das crianças e a redução de problemas comportamentais e de dificuldades acadêmicas de universitários. De modo geral, os achados no campo das habilidades sociais sinalizaram que o desenvolvimento de repertório socialmente habilidoso facilita as interações sociais e, ao mesmo tempo, previne a emissão de comportamentos que as dificultam. Entre os programas de intervenção voltados ao ensino e manejo de habilidades sociais estão os diferentes PROMOVE(s). Estes referem-se a estratégias sistematizadas a partir do campo das habilidades sociais e dos pressupostos teórico-práticos da Terapia Analítico-Comportamental (TAC), as quais objetivam o ensino e a aquisição de comportamentos socialmente habilidosos aos participantes. Os PROMOVE(s) têm sido estruturados, aplicados e analisados quanto aos seus efeitos por meio de estudos pilotos e pesquisas com delineamentos experimentais e quase-experimentais, a fim de avaliar e promover evidências em TAC. Diante do exposto, esta aula objetiva a apresentação e discussão dos resultados observados na aplicabilidade dos PROMOVE(s) Professores, Universitários, Crianças e Pais. O relato das intervenções serão organizadas seguindo as características e objetivos de treino dos participantes, aplicadas no formato presencial (Promove-Professores, Universitários e Promove-Crianças) e outras no formato remoto (Promove-Universitários e Promove-Pais). A análise geral dos resultados aponta para os benefícios na aplicação dos programas PROMOVE(s), como à aquisição de habilidades sociais e demais comportamentos protetivos às interações estabelecidas pelos participantes, nos diferentes contextos de avaliação, além de redução de indicadores de risco, como problemas de comportamento, de saúde mental e dificuldade acadêmica.

Referências:
Falcão, A. P.; Bolsoni-Silva, A. T.
Promove - Crianças. (2016). Treinamento de habilidades sociais. São Paulo: Hogrefe/CETEPP.
Bolsoni-Silva, A. T., & Fogaça, F. F. S. (prelo). Promove-Pais: Promovendo habilidades sociais educativas. Um guia teórico e prático. São Paulo: Hogrefe/CETEPP.
Bolsoni-Silva, A.T., Fogaça, F. F. S., Martins, C. G. B., & Tanaka, T. F. (2020). Promove-Universitários. Treinamento de habilidades sociais: Guia teórico e prático. Hogrefe
Bolsoni-Silva, A. T. & Fogaça, F. F. S. (2018). Promove–Pais. Treinamento de habilidades sociais educativas: guia teórico e prático. Hogrefe.
Cognetti, N. P. (2021). Efeitos do Promove-Professores sobre as práticas educativas, comportamentos infantis e saúde do professor. Tese de Doutorado. Unesp, Bauru.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Adriana Benevides Soares
Alessandra Turini Bolsoni Silva
Antonio Paulo Angelico
Luciana Carla dos Santos Elias
Marta Regina Gonçalves Correia Zanini
Vanessa Barbosa Romera Leme
Zilda Aparecida Pereira Del Prette


 
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