113253 - Curso: O que há de novo na arqueologia brasileira com o MAE-USP: abordagens para a sala de aula. |
Período da turma: | 17/07/2023 a 21/07/2023
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Descrição: | PROGRAMA:
"O curso está dividido em 5 aulas de 5 horas cada, mais 5 horas de preparo prévio por meio de leituras de obras de referência e vídeos educativos. Aula 1 (17/07) = Introdução à arqueologia e ao MAE-USP. Patrimônio arqueológico e a história milenar dos povos indígenas no Brasil. O Museu e sua atuação com a diferença cultural no tempo e no espaço. Visita a exposição em cartaz ""Resistência Já! Fortalecimento e união das culturas indígenas. Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena”. Aula 2 (18/07) = As ocupações mais antigas do território do estado de São Paulo, com a Dra. Letícia Corrêa e com o Dr. Glauco Constantino Perez do Levoc-MAE/USP. Aula 3 (19/07) = Estudos de DNA antigo e a compreensão dos processos de ocupação dos territórios, com Dr. Tiago Ferraz, pós-doc do LAAAE-MAE/USP. Aula 4 (20/07) = As pesquisas arqueológicas em Lagoa Santa. O que sabemos até agora, com a Doutoranda Eliane Chim do LAAAE-MAE/USP. Aula 5 (21/07) = Arqueologia Amazônica, a história milenar dos povos da floresta e a Reserva Técnica Visitável, 12 mil anos de história. Fechamento do curso. " BIBLIOGRAFIA: "AGUILÓ, Antoni. Aguiló: O fascinante declínio do eurocentrismo. Outras Palavras: Jornalismo de profundidade e pós‑capitalismo, 2020. Disponível em: https://outraspalavras.net/eurocentrismoemxeque/aguilo‑fascinante‑declinio‑do‑eurocentrismo/?fbclid=IwAR2ACRgE1qdgZZAWOU6W09NaR2l6DiF9sgpGUAIgoN5836RUSPvOb5ceCXk. CORRÊA, ngelo Alves. 2014. Pindorama de mboî e îakaré: continuidade e mudança na trajetória das populações Tupi. Tese de doutorado, MAE/USP. São Paulo. – Leitura da introdução e capítulo 1 CURY, Marilia Xavier. Lições indígenas para a descolonização dos museus: processos comunicacionais em discussão / Indigenous people's lessons for decolonizing museums: communication processes under discussion. Cadernos CIMEAC, v. 7, n. 1, p. 184-211, jul. 2017. DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v7i1.2199. 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Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo Martins Fontes, 2013. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. KRENAK, Ailton. A vida não é útil. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. MARANDINO, Marta. Educação em museus: a mediação em foco. In: ______. (Org.). São Paulo: Geenf; FEUSP, 2008. 48 p. MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Educação e museus: sedução, riscos e ilusões. Ciências & Letras, Porto Alegre, Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras, n. 27, p. 91-101, 2000. NEVES, Eduardo Góes. Castanha, pinhão e pequi ou alma antiga dos bosques do Brasil. In: OLIVEIRA, Joana Cabral. AMOROSO, Marta. LIMA, Ana Gabriela Morim. SHIRATORI, Karen. MARRAS, Stelio. EMPERAIRE, Laure. (Org.). Vozes Vegetais: diversidade, resistências e histórias da floresta.. 1ed.São Paulo: UBU, p. 109-124, 2020. 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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Eliane Nunes Chim Glauco Constantino Perez Letícia Cristina Correa Maurício André da Silva Tiago Ferraz da Silva |
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