113560 - Aspectos de sociabilidade na contemporaneidade digitalizada |
Período da turma: | 11/03/2025 a 25/03/2025
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Descrição: | Na contemporaneidade permeada por contextos digitais diversos, o individual e o social, o humano e o não-humano estão crescentemente imbricados em redes relacionais e sociotécnicas de ação, mediação e delegação. Atentar para as interações que perfazem estas redes nos leva a refletir sobre as características de persistência, replicabilidade, escalabilidade e buscabilidade e nas modulações nas subjetividades e nos modos de sociabilidade que elas ensejam.
Objetivos (até 10 linhas) Esta disciplina discute as transformações em andamento nos modos de ser e de estar juntos em um mundo crescentemente mediado por tecnologias e ambientes digitais. Objetiva-se constituir uma compreensão adensada e crítica em relação à participação dos dispositivos comunicacionais na organização semiótica da atenção; a complexidade da modulação fina da exposição de si nas diversas interações em sites de rede social e serviços de comunicação instantânea; o coaching midiático das subjetividades; as dinâmicas do entretenimento na convocação do consumidor conectado, dentre outras questões candentes do contemporâneo. Urge repensar e desconstruir mitos que equacionam juventude e tecnologias, naturalizam competências, promovem o determinismo tecnológico, o imperativo das performances ultra-humanas, o show do eu e novas formas de bullying social. Conteúdo Aula 1 – Transformações nos regimes de atenção; a convocação do consumidor conectado às redes de comunicação, sociabilidade e negócios; entretenimento e lógicas de consumo; apropriações mercantis do user-generated content e o mito do consumidor ‘empoderado’. Aula 2 – O coaching midiático das subjetividades; a estetização do cotidiano; as dinâmicas de regulação da exposição de si e o imperativo das performances ultra-humanas. Aula 3 – Da sociedade disciplinar à sociedade de controle: o show do eu e a imersão 24/7 como nova forma de superego institucional. Bibliografia AIDAR PRADO, J. L. (2015). Convocações biopolíticas dos dispositivos comunicacionais. S. Paulo: Educ, Fapesp. BOYD, D. (2011). Social Network Sites as Networked Publics: Affordances, Dynamics, and Implications. In Z. Papacharissi (Org.), A networked self: identity, community and culture on social network sites (p. 39–58). New York: Routledge. BOYD. D.; ELLISON. N. 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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Amanda Chevtchouk Jurno Maria Clotilde Perez Rodrigues |
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