113564 - Estratégia e planejamento de comunicação na era das ambiências digitais sociais |
Período da turma: | 22/05/2025 a 05/06/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Estratégia e planejamento de comunicação na era das ambiências digitais sociais
Apresentação: Com a comunicação em rede, o planejamento de comunicação das marcas passa a ser estruturado com a correlação de variáveis como mercado, comportamento do consumidor e tecnologia da informação. Nesse contexto, emerge a necessidade de repensar o planejamento, desenvolvendo metodologias e processos adaptáveis rapidamente a contextos dinâmicos. Objetivo: Apresentar os pilares estratégicos para a comunicação de marcas considerando o momento de conectividade full time e as principais variáveis que interfere no processo de comunicação, ao passo que a experiência de consumo, fidelização e recomendação/aprovação social são transformadas numa velocidade quase que real time. Trabalhar as fases que estruturam o planejamento nesse cenário, tendo por pressupostos conceitos criativos e estratégicos que possibilitem utilizar os novos formatos, plataformas e linguagens para intensificar o relacionamento entre marca e consumidores de maneira genuína e numa relação de ganha-ganha para ambos. Conteúdo 1 - Cultura da Conexão: groundswell, micro-momentos e Spreadable Media 2 - Digital, Redes Sociais e Novas Histórias 3 - Premissas estratégicas no ambiente digital social 4 - Objetivo de negócio e objetivo de comunicação 5 - Pilares Estratégicos do Planejamento: Mercado, Consumidor e Tecnologia 6 - Fases dos Planejamento: 6.1 Informação - Estudo da marca (história, pontos fortes e fracos, diferenciais e oportunidades); - Análise da posição competitiva (benchmark, variáveis ambientais, mapeamento do segmento e concorrentes); - Delimitação do problema de comunicação e do momento da marca (gestão de crise, lançamento de produto/serviço ou revitalização de marca). 6.2 Processo criativo: - Metodologias de brainstorming; - Conceito criativo; - Plano estratégico, tático e ações pontuais; - KPIs e análise da viabilidade dos investimentos. 6.3 Transformando histórias em business - Refinamento das ideias sob a luz do conceito criativo, limitações operacionais e expectativa do cliente, transformando-as em estratégias; - Definição de linha editorial e formas de operacionalização dos canais/plataformas e ações elencados no planejamento final; - Ferramentas e formatos de apresentação para deixar o planejamento esteticamente interessante e vendedor. 7 - Formatação do Planejamento 8 - Estratégias e Modalidades de Planejamento Bibliografia BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro. 2ª edição. Elsevier, 2010. CANCLINI, Nestor García. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008. ENGEL, J. F; BLACKWELL, R. E. e MINARDI, P. W. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. JENKINS, Henry. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. Trad. Patrícia Arnaud. São Paulo. Aleph, 2014. JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009. LI, Charlene; BERNOFF, Josh. Fenômenos Sociais nos Negócios: groundswell. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. LIPOVETSKY, Gilles. A Felicidade Paradoxal. Ensaio sobre a Sociedade do Hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. MORAIS, Felipe. Planejamento Estratégico Digital: a importância de planejar a comunicação da marca no ambiente digital. Rio de Janeiro: Brasport, 2009. SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. TAVARES, Maurício. Planejamento de Comunicação: curso essencial. São Paulo: Atlas, 2011. |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Mauro Wilton de Sousa Wallace Chermont Baldo |
voltar |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |