113572 - Metodologia da Pesquisa em Comunicação Digital - II |
Período da turma: | 25/11/2025 a 04/12/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa
Conhecimento científico e conhecimento empírico. O processo de pesquisa: delimitação do tema, formulação do problema e demais etapas de uma pesquisa científica. Elaboração e estruturação de trabalhos acadêmicos, especialmente monografia. A pesquisa bibliográfica e documental. Fontes. Citações e referências bibliográfica segundo as normas da ABNT. Objetivos • Orientar o estudante na elaboração de trabalhos científicos. • Estimular o aluno na busca e leitura de pesquisas realizadas em Comunicação. • Proporcionar ao estudante uma iniciação às metodologias da pesquisa científica. Justificativa A base da formação do pesquisador é a obtenção de um domínio metodológico rigoroso. Assim sendo, este curso se propõe a contribuir para esse objetivo. Conteúdo • Conhecimento empírico e científico • Métodos descritivos e interpretativos • O processo de pesquisa: definição do tema, formulação do problema e demais etapas de uma pesquisa científica • Procedimentos Metodológicos e técnicas de coleta de dados • A pesquisa bibliográfica: usos, procedimentos, fontes • Tipos de pesquisa: documental, histórica, estudo de caso • A elaboração do trabalho científico: Monografia – conceitos e estrutura • Citações e referências bibliográficas segundo as normas da ABNT Avaliação O trabalho final será a elaboração da primeira versão do projeto de pesquisa do aluno. Bibliografia básica AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica. São Paulo: Prazer de ler. 2000. DENCKER, Ada de Freitas & VIÁ, Sarah Chucid da. Pesquisa empírica em ciências humanas (com ênfase em comunicação). São Paulo: Futura, 2001. CERVO, L.A.; BERVIAN, A. P. Metodologia científica. 5a.ed. São Paulo: Prentice Hall. 2002. DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs.). Comunicação: métodos e técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2005. HAGUETTE, Teresa M.F. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis: Vozes, 1992. MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva M. Técnicas de pesquisa. 3a.ed. S.Paulo: Atlas, 1996. MARTINS, Gilberto de Andrade & LINTZ, Alexandre. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 2000. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social - métodos e técnicas. S.Paulo: Atlas, 1989. RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 20ªed. Petrópolis: Vozes,1996. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21a.ed. São Paulo: Cortez, 2000. LOPES, Maria Immacolata V. Pesquisa em comunicação. Formulação de um modelo metodológico. SP: Loyola, 2003, 7@ edição. OROZCO, Guilhermo. La investigación en comunicación desde la perspectiva cualitativa. México: IMDC, 1997. THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997. YIN, Robert K. Estudo de caso. Planejamento e métodos. Rio de Janeiro: Bookman Cia. Ed., 2001. |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Sérgio Bairon Blanco Sant'Anna |
voltar |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |