113574 - Modelos de comunicação nas organizações |
Período da turma: | 24/02/2026 a 10/03/2026
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Descrição: | EMENTA
Reflexão sobre as temáticas que permeiam o ambiente contemporâneo da relação organização e públicos. Discussão de temas como: o contexto contemporâneo da comunicação nas organizações; a relação comunicação organizacional e sociedade, gestão estratégica de relacionamentos; modelos de comunicação e aplicação para o negócio nas organizações. OBJETIVOS Refletir sobre o contexto contemporâneo da comunicação nas organizações; Compreender a relação entre as diferentes visões de sociedade e a comunicação nas organizações; Entender o que é gestão estratégica do relacionamento entre organizações e públicos; Conhecer diferentes modelos de comunicação e saber propor um modelo para uma organização; METODOLOGIA E DINÂMICA DAS ATIVIDADES Aulas teóricas Debates em grupo Produção de texto - atividade individual Trabalho em grupo CONTEÚDO Sociedade do Cansaço; Sociedade Transparente; Sociedade do Espetáculo e Sociedade Líquida na comunicação das organizações. A construção do pensamento estratégico em comunicação. A gestão estratégica dos relacionamentos entre organizações e públicos e as diferentes formas de interação. Definição de modelos de comunicação e de negócio. Modelos de comunicação e aplicação para o negócio nas organizações: modelos tradicionais, contemporâneos e inovadores. BIBLIOGRAFIA - DEBORD, Guy. Sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2003. - DREYER, B; SAAD CORRÊA, E. A gestão da comunicação organizacional na sociedade digitalizada: existem modelos em tempos de mídias sociais? Disponível em: http://www.abciber.org.br/simposio2014/anais/GTs/bianca_marder_dreyer_105.pdf - DREYER, B. Relações Públicas na gestão das estratégias de comunicação organizacional na sociedade digitalizada: um estudo de caso da Nestlé Brasil S/A. 2014. 249 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-13112014-111159/pt-br.php - EARNED BRAND 2016: Como as marcas podem fortalecer sua relação com os consumidores? Edelman Significa. Disponível em: http://www.edelman.com.br/propriedades/consumidor-brasileiro-se-envolve-com-as-marcas-mas-ainda-falta-comprometimento/ - GRUNIG, J. E. Paradigms of global public relations in an age of digitalisation. Prism 6(2). Disponível em: http://www.prismjournal.org/fileadmin/Praxis/Files/globalPR/GRUNIG.pdf - HAN, Byung-Chul. A Sociedade do Cansaço. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2010. - HAN, Byung-Chul. A Sociedade da Transparência. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2012. - MINTZBERG et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. - PRIMO, A. Interação mediada por computador: A comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional. Tese de Doutorado. Apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação em Março de 2013. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream_id/7759/000449573.pdf - SAAD, E. A comunicação na sociedade digitalizada: desafios para as organizações contemporâneas. In: KUNSCH, M. (org.). Comunicação organizacional estratégica: aportes conceituais e aplicados. SP: Sumus, 2016. - RECUERO, R. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009 |
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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Bianca Marder Dreyer |
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