115218 - Módulo I - Teoria Econômica |
Período da turma: | 19/03/2025 a 16/07/2025
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Descrição: | Ambientação
OBJETIVO A disciplina de Ambientação tem por objetivo apresentar a dinâmica de funcionamento do curso. Esta aula aborda ainda as ferramentas tecnológicas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), identifica as especificidades da EAD e descreve a organização do curso, as atividades dos alunos durante a realização do mesmo e os requisitos para sua concussão com êxito. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO descrição dos objetivos e público-alvo pré-requisitos e ferramentas tecnológicas organização do curso e programa ciclo de aprendizagem das aulas processos de avaliação e de distribuição de frequências dos alunos trabalho de conclusão de curso - TCC BIBLIOGRAFIA GIL, A.C. Didática do Ensino Superior (2018). São Paulo, Editora GEN. MOREIRA, D. A. Didática do Ensino Superior: Técnicas e Tendências (1997). São Paulo, Editora Pioneira. DEBALD, B. Metodologias Ativas no Ensino Superior: O Protagonismo do Aluno (2020). Porto Alegre, Editora Penso. Cenários Macroeconômicos OBJETIVO A disciplina objetiva introduzir conceitos básicos para a análise do ambiente macroeconômico em que as empresas estão inseridas. Apresenta os principais indicadores macroeconômicos e como são calculadas as principais variáveis macroeconômicas: produto e crescimento econômico, taxa de desemprego, taxa de inflação, taxa de juros, entre outras. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Conceitos básicos: Agregados Macroeconômicos: O Conceito de Produto, Renda e Despesa Índices de Preços e Inflação: Valores Reais e Nominais Balanço de pagamentos BIBLIOGRAFIA BRAGA, Márcio Bobik e PAULANI, Leda (2012) “ A Nova Contabilidade Social” Editora Saraiva. GREMAUD, AMAURY. P., DIAZ, M. DOLORES. M., AZEVEDO, PAULO F., GREMAUD, A. e TONETO JR., RUDINEI (2007). Introdução à Economia, Editora Atlas. GREMAUD, A; TONETO, R. e VASCONCELLOS, M. (2017) Economia Brasileira Contemporânea. 8 ed. São Paulo: GEN, EQUIPE DE PROFESSORES DA USP (2011) Manual de Economia 6ª edição Editora Saraiva MANKIW, G. N. (2015) – Introdução à Economia, Editora Thomson Política Econômica e Comportamento Macroeconômico OBJETIVO A disciplina visa apresentar como se dá a determinação do produto e explicar as flutuações econômicas. Pretende explicar as relações entre produto, desemprego e inflação e como os instrumentos de politica econômica podem afetar o comportamento dessas variáveis. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Determinantes do Produto – A Demanda Agregada Os Instrumentos da Política Econômica: Política Monetária e Fiscal A relação entre produto, desemprego e inflação. Os limites da Política Econômica. BIBLIOGRAFIA GREMAUD, AMAURY. P., DIAZ, M. DOLORES. M., AZEVEDO, PAULO F. E TONETO JR., RUDINEI (2007). Introdução à Economia, Editora Atlas. GREMAUD, A; TONETO, R. e VASCONCELLOS, M. (2017) Economia Brasileira Contemporânea. 8 ed. São Paulo: GEN, EQUIPE DE PROFESSORES DA USP Manual de Economia 6ª edição Editora Saraiva MANKIW, G. N. (2015) – Introdução à Economia, Editora Thomson Macroeconomia Internacional: Câmbio e Fluxo de Capitais OBJETIVO A disciplina pretende apresentar como se dá a relação de uma economia com o resto do mundo e como o comportamento econômico é influenciado pela relação com as demais economias. Para tal será discutido as formas de relação internacional por meio do mercado de bens e serviços (exportações e importações) e pelo fluxo de capitais. Serão apresentados os conceitos de taxa de câmbio, os diferentes regimes cambiais e a relação entre taxa de câmbio, competitividade, desempenho do setor externo, produto, inflação e taxa de juros. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O mercado cambial; A determinação da taxa de câmbio no curto prazo; Determinação do produto, inflação e juros em uma economia aberta. O sistema monetário internacional BIBLIOGRAFIA KRUGMAN, Paul R.; OBSTFELD, Maurice. Economia Internacional – 8ª edição. São Paulo: Pearson, 2010. RATTI, Bruno. Comércio internacional e câmbio. São Paulo: Aduaneiras, 1997. SIMONSEN, Mario Henrique; CYSNE, Rubens Penha. Macroeconomia – 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2009. Mercados: Oferta e Demanda OBJETIVO Nesta disciplina são analisados os principais determinantes da demanda e da oferta e como se dá o funcionamento de um mercado típico. Como se dá a determinação do preço e quantidade em um mercado concorrencial, quais variáveis influenciam o mercado, como as quantidades demandadas e ofertadas respondem a variações no preço do produto e em outras variáveis (renda, bens substitutos, entre outros) e como o funcionamento do mercado é afetado quando se introduz mecanismos como controle de preços ou impostos sobre os preços dos bens. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Mecanismos de Mercado; Curvas de Oferta e Demanda; Elasticidades; ; O Efeito da Tributação e de Controle de Preços BIBLIOGRAFIA GREMAUD, AMAURY. P., DIAZ, M. DOLORES. M., AZEVEDO, PAULO F. E TONETO JR., RUDINEI (2007). Introdução à Economia, Editora Atlas. PINDYCK, R. S. & RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo: Makron Books VARIAN, H. R. (2006). Microeconomia. Editora Campus 1995. Comportamento Econômico do Consumidor OBJETIVO Objetiva o desenvolvimento dos conceitos básicos da abordagem econômica para analisar o comportamento dos consumidores. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Os conceitos de escassez, tradeoff e custo de oportunidade. Como as pessoas tomam decisões: Preferências e restrições orçamentárias. Curvas de demanda. Bem estar econômico e excedente do consumidor. BIBLIOGRAFIA GREMAUD, AMAURY. P., DIAZ, M. DOLORES. M., AZEVEDO, PAULO F. E TONETO JR., RUDINEI (2007). Introdução à Economia, Editora Atlas. MINIARD, Paul; BLACKWELL, Roger D.; ENGEL, James F. Comportamento do Consumidor, 9. ed., São Paulo: Thompson, 2005. PINDYCK, R. S. & RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo: Makron Books SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie L. Comportamento do Consumidor, Porto Alegre: Bookman, 2002. SOLOMON, Michael R. Comportamento do Consumidor, Porto Alegre: Bookman, 2002. VARIAN, H. R. Microeconomia., Editora Campus 1995 Estruturas de Concorrência OBJETIVO Esta disciplina visa apresentar como se dá o comportamento das empresas e como estas tomas as decisões de produção. Visa analisar o comportamento das firmas em diferentes estruturas de mercado: concorrência perfeita, Oligopólios e Monopólios. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A Teoria da Firma e Custos; Concorrência Perfeita; Monopólios Oligopólios ; Diferenciação de Produto e Competição Monopolística BIBLIOGRAFIA GREMAUD, AMAURY. P., DIAZ, M. DOLORES. M., AZEVEDO, PAULO F. E TONETO JR., RUDINEI (2007). Introdução à Economia, Editora Atlas. CARLTON, DENNIS W. & PERLOFF, J.M., Modern Industrial Organization. Harper Collins, 1994. Second Edition. EQUIPE DE PROFESSORES DA USP Manual de Economia 3ª edição Editora Saraiva FARINA, E.M.M.Q., AZEVEDO, P.F, SAES, M.S.M., Competitividade: Mercado, Estado e Organizações. Editora Singular.1997. PINDYCK, R. S. & RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo: Makron Books SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie L. Comportamento do Consumidor, Porto Alegre: Bookman, 2002. SOLOMON, Michael R. Comportamento do Consumidor, Porto Alegre: Bookman, 2002. VARIAN, H. R. (2006). Microeconomia. tradução da sétima edição americana, Editora Campus ne Ed. Atlas University Press, 1995. Estratégia Econômica e Organização Industrial OBJETIVO A tomada de decisões empresariais pode se dar em diferentes ambientes de mercado e considerando diferentes interações com os concorrentes e fornecedores, A melhor decisão empresarial poderá ser diferente conforme a reação dos concorrentes. Assim as decisões das empresas devem ser pensadas em um ambiente estratégico considerando diferentes possibilidades em diferentes ambientes econômicos. Esta disciplina busca discutir estes aspectos como tomar decisões, como formular estratégias em diferentes tipos de estruturas e organização de mercados. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Teoria dos Jogos; Teoria da Firma e o Modelo Estrutura Conduta Desempenho; Informação e Propaganda; Estratégias de bloqueio à entrada; Rivalidade e coordenação horizontal; Coordenação Vertical; Organização Interna e Contratos BIBLIOGRAFIA CARLTON, DENNIS W. & PERLOFF, J.M., Modern Industrial Organization. Harper Collins, 1994. Second Edition. FARINA, E.M.M.Q., AZEVEDO, P.F, SAES, M.S.M., Competitividade: Mercado, Estado e Organizações. Editora Singular.1997. PINDYCK, R. S. & RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo: Makron Books VARIAN, H. R. (2006). Microeconomia. tradução da sétima edição americana, Editora Campus ne Ed. Atlas University Press, 1995. Estado e Regulação OBJETIVO Os melhores resultados econômicos em termos de bem-estar são alcançados em mercados competitivos. Porém, por várias razões a concorrência pode deixar de existir, isto é, os mercados competitivos podem não existir ou funcionar, são as chamadas falhas de mercado, dentre as quais pode-se destacar: os Bens Públicos, as Externalidades e os Monopólios Naturais. Nestes casos, a atuação do Estado pode levar a incrementos no bem-estar. O Estado pode atuar diretamente para corrigir estas falhas de mercado ou por meio da regulação. O objetivo desta disciplina é apresentar as chamadas falhas de mercado e como o Estado pode buscar a sua solução. Pretende-se apresentar alguns mecanismos e estruturas de regulação existentes. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO As Falhas de Mercado: Bens Públicos, Externalidades e Monopólios Naturais Regulação Econômica: Modalidades Regulação da Concorrência (Defesa do Consumidor, Leis antitruste) BIBLIOGRAFIA CARLTON, DENNIS W. & PERLOFF, J.M., Modern Industrial Organization. Harper Collins, 1994. Second Edition. EGGERTSON, T., Economic Behavior and Institutions, 1990. FARINA, E.M.M.Q., AZEVEDO, P.F, SAES, M.S.M., Competitividade: Mercado, Estado e Organizações. Editora Singular.1997. PINDYCK, R. S. & RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo: Makron Books SALGADO, L. H., E R. S. DA MOTTA (editores), Regulação e Concorrência no Brasil: governança, incentivos e eficiência, IPEA, 2007 VARIAN, H. R. (2006). Microeconomia. tradução da sétima edição americana, Editora Campus ne Ed. Atlas University Press, 1995 |
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Carga Horária: |
102 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
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