115522 - NC - Avaliação e diagnóstico dos problemas auditivos |
Período da turma: | 01/03/2024 a 28/02/2025
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Descrição: | OBJETIVO
Promover o conhecimento sobre as diversas formas de apresentação/manifestação das deficiências auditivas para subsidiar as condutas terapêuticas junto ao processo de reabilitação. METODOLOGIA Aulas expositivas. Estudo e discussão de casos clínicos. PROGRAMA DE ATIVIDADES Noções básicas de Audiologia: conceitos do tipo, grau e classificação das perdas auditivas e suas implicações. SISTEMA DE AVALIAÇÃO Assiduidade, participação nas aulas e colaboração nas discussões. BIBLIOGRAFIA BALEN, S.A. et al. Saúde Auditiva: da Teoria à Prática. Ed. Santos. 2010. BALIEIRO, C.R.; FICKER, L.B. Reabilitação Aural: a clínica fonoaudiológica e o deficiente auditivo. In: Lopes Filho, O.C. Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 1997. BEVILACQUA, M.C.; MORET, A.L.M. Deficiência Auditiva: Conversando com Familiares e Profissionais de Saúde. Ed Pulso, 2005. BEVILACQUA, M.C.; FORMIGONI, G.M.P. Audiologia Educacional: uma opção terapêutica para a criança deficiente auditiva. Carapicuíba: Pró-fono Departamento Editorial, 1997. COSTA, S.S. et.al. Otorrinolaringologia: Princípios e Prática. 2 ed. Ed. Artmed, 2006. FROTA, S. Fundamentos em Fonoaudiologia: Audiologia. 2 ed. Ed. Guanabara Koogan, 2003. JERGER, S.; JERGER, J. Alterações Auditivas- Um manual para avaliação Clínica. Ed. Atheneu, 1989. KATZ, J. Tratado de Audiologia Clinica. 4 ed. Ed. Manole, 1999. LUTERMAN, D.M. Counseling parents of hearing-impaired children. USA, Little&Brown, 1979. NORTHERN, J.L.; DOWNS, M.P. Audição na Infância. 5 ed. Ed. Guanabara Koogan S.A., 2005. RUSSO, I.C.P.; SANTOS, T.M.M. Audiologia Infantil. 4 ed. Ed. Cortez, 2001. SCHOCHAT E. et al. Tratado de Audiologia. 3 ed. Ed. Manole, 2022. |
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Carga Horária: |
36 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 19 | ||||
Ministrantes: |
Juliana Nogueira Chaves Marisa Paranhos Netto de Martino Tyuana Sandim da Silveira Sassi |
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