115524 - NC - Elaboração e apresentação do projeto de pesquisa |
Período da turma: | 01/03/2024 a 28/02/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | OBJETIVO
Compreender o processo de elaboração de projetos de pesquisa em todas suas etapas: definição do tema, coleta, análise e interpretação de dados. METODOLOGIA Aulas expositivas, busca em bases de dados, discussões e seminários. PROGRAMA DE ATIVIDADES Tipos de pesquisa. Definição do tema. Justificativa e fundamentação teórica. Objetivos. Metodologia. Referências. Cronograma. SISTEMA DE AVALIAÇÃO Participação nas aulas, entrega de materiais escritos. BIBLIOGRAFIA BARBIER, R.A. Pesquisa-Ação. Brasília: Líber Livro. 2007. 159p. (Série Pesquisa, v.3). BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004. 223p. BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. 267p. CHIZZOTTI, A. Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 164p. COSTA, F.S. Estatística aplicada à pesquisa em educação. Brasília: Plano Ed., 2004. 80p. (Série Pesquisa em Educação, v.7). DEMO, P. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Líber Livro. 2004. 140p. (Série Pesquisa em Educação, v.8). FILHO, J.M., LEHFELD, N.A.S. (orgs.) Prática de Pesquisa. Franca: UNESP, 2004.178p. FLICK, U. Pesquisa qualitativa e quantitativa. In: Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução Costa, J.E. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 39-49. FRANCO, M.L.P.B. Análise do Conteúdo. Brasília: Plano Editora, 2003. 72p. (Série Pesquisa em Educação, v.6). GATTI, B.A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002. 87p. (Série Pesquisa em Educação, v.1). GRIGOLLI, A.A.G. Metodologia do Trabalho Científico e Recursos Informacionais na Área da Saúde. São Paulo: Editora Santos, 2008. 208p. HARRISON, K.M.P.; LODI, A.C.B.; MOURA, M.C. Escola e escolhas: processo educacional dos surdos. In: LOPES FILHO, O.C. Tratado de fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 1997. p.359-400. LAKATOS, E.M., MARCONI, M.A. Metodologia do Trabalho Científico – 2a ed. São Paulo: Atlas, 1989. MARTINELLI, M.L. (org.). Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999. MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1999. 80p. MOROZ, M., GIANFALDONI, M.H.T.A. O Processo de Pesquisa Iniciação. Brasília: Líber Livro Ed. 2. ed. 2006. 124p. (Série Pesquisa, v.2). SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atualizada. São Paulo: Cortez, 2007. 296p. SIGOLO, S.R.R. L. Educação de crianças com atraso de desenvolvimento na perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner. In: SIGOLO, S.R.R.L.; MANZOLI, L.P. (org.). Educação especial face ao desenvolvimento e à inserção social. Araraquara: Cultura Acadêmica, 2002. p. 11-39. STELLING, E. A relação da pessoa surda com sua família. Espaço, Rio de Janeiro, n. 11, p. 44-47, 1999. TURATO, E.R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. 685p. |
||||
Carga Horária: |
72 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 19 | ||||
Ministrantes: |
Elisabete Honda Yamaguti Midori Otake Yamada Tricia Maria Feitosa Floripes |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |