115527 - NC - Família e desenvolvimento humano |
Período da turma: | 01/03/2024 a 28/02/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | OBJETIVOS
Conhecer e identificar características de famílias de pessoas com deficiência e seu funcionamento, para reconhecer aspectos relacionados à saúde das mesmas, bem como a necessidade de encaminhamento para atendimento especializado. Promover o conhecimento sobre o desenvolvimento infanto-juvenil nas diferentes fases do ciclo vital. METODOLOGIA Aulas expositivas e dialogadas, vídeos, estudo dirigido, estudo de caso. PROGRAMA DE ATIVIDADES Conceito e funções de família. A importância da família na identidade do indivíduo. Visão sistêmica da família e do indivíduo. Práticas educativas parentais. Aspectos cognitivos e psicossociais do desenvolvimento, crescimento e os processos de mudança: aspectos biopsicossociais. Teorias do desenvolvimento. SISTEMA DE AVALIAÇÃO Assiduidade. Participação e comunicação clara nas discussões de textos de casos. Desempenho nas atividades práticas. Elaboração de resenhas críticas. BIBLIOGRAFIA BEE, H. A criança em desenvolvimento. SP: Harper & Row, 2003. BOLSONI-SILVA, A,T.; SILVEIRA, F.F. Promove-Pais. Treinamento de Habilidades Sociais Educativas: guia teórico e prático. São Paulo: Hogrefe, 2018. CARTER, B.; MAC GOLDRICK, M. As mudanças no ciclo de vida familiar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. CERVENY; C.M.O. A família como modelo. Campinas: Livro Pleno, 2002. CERVENY, C.M.O.; BERTHOUD, C. Visitando a família em diferentes fases do ciclo vital. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. MINUCHIN, S. et al. Trabalhando com famílias pobres. Porto Alegre: Artmed, 1999. MINUCHIN, S.; FISHMAN, H. Técnicas de terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. PAPALIA, D.E. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2006. |
||||
Carga Horária: |
38 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 19 | ||||
Ministrantes: |
Dagma Venturini Marques Abramides |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |