115531 - NC - Orientação, elaboração e defesa do TCR |
Período da turma: | 01/03/2025 a 28/02/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | OBJETIVO
Capacitar o aluno para a realização de pesquisas, sistematizando a elaboração do projeto de pesquisa, a coleta, análise e interpretação de dados, bem como do relatório de pesquisa sob a forma de trabalho científico, visando à produção de conhecimentos, a atuação profissional nas deficiências auditivas, o desenvolvimento de materiais e programas que favoreçam a capacitação de colegas e demais profissionais da área da saúde e educação. METODOLOGIA Orientação, elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Residência. PROGRAMA DE ATIVIDADES O projeto. Pesquisa. Inovação. Tema de interesse. Justificativa e fundamentação teórica. Forma de análise dos dados. Sistematização de dados. Compreensão dos dados. Análise de conteúdo. Relatório de pesquisa. SISTEMA DE AVALIAÇÃO Desempenho do residente, cumprimento de prazos, elaboração do Trabalho de Conclusão de Residência. BIBLIOGRAFIA Periódicos indexados em base de dados LILACS, SCIELO, Medline. BARBIER, R.A. Pesquisa-Ação. Brasília: Líber Livro. 2007. 159p. (Série Pesquisa, v.3). BOÉCHAT, E.M. et al. Tratado de Audiologia Clínica. 2. ed. Ed Guanabara Koogan, 2015. CHIZZOTTI, A. Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 164p. COSTA, F.S. Estatística aplicada à pesquisa em educação. Brasília: Plano Ed., 2004. 80p. (Série Pesquisa em Educação, v.7). DEMO, P. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Líber Livro. 2004. 140p. (Série Pesquisa em Educação, v.8). FILHO, J.M.; LEHFELD, N.A.S. (Orgs.). Prática de Pesquisa. Franca: UNESP, 2004. 178p. FLICK, U. Pesquisa qualitativa e quantitativa. In: Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução Costa, J.E. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, p. 39-49, 2009. FRANCO, M.L.P.B. Análise do Conteúdo. Brasília: Plano Editora, 2003. 72p. (Série Pesquisa em Educação, v.6). GATTI, B.A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002. 87p. (Série Pesquisa em Educação, v.1). GRIGOLLI, A.A.G. Metodologia do Trabalho Científico e Recursos Informacionais na Área da Saúde. São Paulo: Editora Santos, 2008. 208p. MOROZ, M.; GIANFALDONI, M.H.T.A. O Processo de Pesquisa Iniciação. 2. ed. Brasília: Líber Livro Ed. 2006. 124p. (Série Pesquisa, v.2). SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atualizada. São Paulo: Cortez, 2007. 296p. |
||||
Carga Horária: |
162 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 19 | ||||
Ministrantes: |
Adriane Lima Mortari Moret Ana Elisa Lara de Noronha Souza Andréa Cintra Lopes Caroline Sposito Dagma Venturini Marques Abramides Deborah Viviane Ferrari Elaine Cristina Moreto Paccola Eliane Aparecida Techi Castiquini Elisabete Honda Yamaguti Érika Cristina Bucuvic Jerusa Roberta Massola de Oliveira Júlia Speranza Zabeu Fernandes Juliana Nogueira Chaves Karina Costa Brosco Mendes Katia de Freitas Alvarenga Leandra Tabanez do Nascimento Silva Liège Franzini Tanamati Lilian Cássia Bornia Jacob Livia Ribeiro Santos de Souza Luciane Domingues Figueiredo Mariotto Luzia Maria Pozzobom Ventura Pizarro Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli Midori Otake Yamada Natália Barreto Frederigue Lopes Patricia Danieli Campos Patricia Graciano Vicci de Araújo Regina Celia Bortoleto Amantini Regina Tangerino de Souza Jacob Rosana Ribeiro Manoel Sonia Tebet Mesquita Thaís Corina Said de Angelo Ticiana Cristina de Freitas Zambonato Tricia Maria Feitosa Floripes Tyuana Sandim da Silveira Sassi Valdéia Vieira de Oliveira Wanderléia Quinhoneiro Blasca |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |