115551 - NETP - Estudo de temas específicos da área |
Período da turma: | 01/03/2025 a 28/02/2026
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Descrição: | OBJETIVO
Aprofundar e atualizar conhecimentos técnico-científicos da área. Ampliar o aporte teórico-conceitual para aprimorar para a prática profissional a fim de que possam reconhecer seus diferentes aspectos e características. METODOLOGIA Apresentação de vídeos, atividades de busca de informações em bases de dados, leitura e discussão de textos, dinâmica de grupo, palestras, estudo de caso e estudo autodirigido. PROGRAMA DE ATIVIDADES Conhecimento e avanços sobre o tratamento das deficiências auditivas, fissura labiopalatina e anomalias relacionadas. Estratégias e ferramentas para cuidadores/familiares de pessoas com deficiência auditiva. Habilidades educativas parentais e profissionais. SISTEMA DE AVALIAÇÃO Participação nas aulas, estudo de material indicado e entrega de resenhas críticas. BIBLIOGRAFIA ABRAMIDES, D.V.M. Aspectos psicossociais da aquisição e desenvolvimento da linguagem. In: LAMONICA, D.A.C. Estimulação da Linguagem: aspectos teóricos e práticos. São José dos Campos: Pulso, p.29-41, 2008. AGUIAR, E. Desenho livre Infantil: leituras fenomenológicas. Rio de Janeiro: E-papers Serviços editoriais Ltda, 2004. 112 p. BARALDI, D.M.; SILVARES, E.F.M. Treino de HS em grupo com crianças agressivas, associado à orientação dos pais: Análise empírica de uma proposta de atendimento. In: DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z.A.P. (Orgs.). Habilidades Sociais, Desenvolvimento e Aprendizagem: Questões conceituais, Avaliação e Intervenção. Campinas: Alínea, p. 235-258, 2003. BOLSONI-SILVA, A.T. et al. Práticas educativas parentais de crianças com deficiência auditiva e de linguagem. Práticas educativas parentais e educação especial. v.6, n.2, p.265-282, 2010. BOLSONI-SILVA, A,T.; MARTURANO, E.M.; SILVEIRA, F.F. Cartilha informativa. Orientação para pais e mães. São Carlos: Suprema Editora, 2006. CERON, Mariana. Habilidades de Comunicação: Abordagem Centrada na Pessoa. Disponível em: https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade24/unidade24.pdf. Acesso em: 15 ago. 2022. DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z.A.P. (Eds.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. DEL PRETTE, A.; PEREIRA, C.S. Procedimentos de observação em situações estruturadas para avaliação de habilidades sociais profissionais de adolescentes. Revista Psicolog, n. 1, p. 55-67, 2008. DEL PRETTE, Z.A.P., BANDEIRA, B., DEL PRETTE, A. (orgs.). Estudo sobre Habilidades Sociais e Relacionamento Interpessoal. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. FUZIKAUA, A. O Método Clínico Centrado na Pessoa: um Resumo. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/3934.pdf. Acesso em: 15 ago. 2022. GRACIANO, M.I.G. et al. Ações de intercâmbio técnico-científico da Rede Nacional de Associações de Pais e Pessoas com Fissura Labiopalatal. Serviço Social & Saúde, v. 6, p. 89-116, 2007. GRACIANO, M.I.G.; TAVANO, L.D.; BACHEGA, M.I. Aspectos psicossociais da reabilitação. In: TRINDADE, I.E.K.; SILVA FILHO, O.G. (Org.). Fissuras labiopalatinas: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Editora Santos, p. 311-333, 2007. LUTERMAN, D.M.; ROSS, M. When your child is deaf: a guide for parents. Parkton: York Press, 1991. 182p. MARCELLI, D.; COHEN, D. Infância e Psicopatologia.8.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 600p. MESQUITA, S.T.; RUSSO, N.; CANTEIRO, E.B. A Empresa e o Terceiro Setor. Serviço Social e Realidade (UNESP/Franca), Ribeirão Preto, v. 12, n.2, p. 145-152, 2003. MILLER, W.R.; ROSE, G.S. Motivational Interviewing in Relational Context. American Psychologist, v. 65, n. 4, p. 298-99, 2010. MILLER, W.R.; ROLLNICK, S. Entrevista Motivacional: Preparando as pessoas para a mudança de comportamentos adictivos. Porto Alegre: Atmed, 2001. PARKES, C.M. Amor e perda: raízes do luto e suas complicações. São Paulo: Summus Editorial, 2009. 446p. PICCINI, C.A.; MORA, M. L.(org.). Observando a interação pais-bebê-criança. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. 287p. RODRIGUES, O.M.P.R. et al. Práticas educativas parentais: a deficiência auditiva pode fazer a diferença? Revista Pensando Famílias. v.14, n.1, p.141-162, 2010. ROMERO, E. Estações no Caminho da vida. São José dos Campos: Della Bídia Editora, 2010. 201p. ROMERO, E. O Encontro de Si na Trama do Mundo: personalidade, subjetividade e singularidade. São José dos Campos: Della Bídia Editora, 2011. 252p. SILVERMAN, J.; KURTZ, S.; DRAPER, J. Skills for communicating with patients. London:Radcliff Publishing, 2013. STEWART, M. et al. Medicina centrada na pessoa: transformando o método clínico. 2. ed., Porto Alegre: Artmed, 2010. UUS, K.; YOUNG, A.; DAY, M. Parents’ perspectives on the dilemmas with intervention for infants with auditory neuropathy spectrum disorder: A qualitative study. International Journal of Audiology, 54(8), 552-8; 2015. |
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Carga Horária: |
140 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 3 | ||||
Ministrantes: |
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