115856 - NEPE - Processo de cuidar do paciente em cuidado intensivo e semi-intensivo |
Período da turma: | 01/03/2024 a 28/02/2026
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Descrição: | EMENTA
Compreende o planejamento do atendimento e a prestação de assistência a pacientes (recém-nascidos, lactentes, crianças, adolescentes, adultos e idosos) sob cuidados intensivos e semi-intensivos. Compreende o treinamento para as práticas administrativas relacionadas ao serviço de Enfermagem nas unidades de cuidado intensivo e semi-intensivo. Realização do processo e consulta de Enfermagem. Promoção do treinamento de cuidadores informais para manutenção dos cuidados após a alta hospitalar. OBJETIVOS • Prestar de assistência/cuidados de Enfermagem a pacientes (recém-nascidos, lactentes, crianças, adolescentes, adultos e idosos) com fissura orofacial e/ou outras anomalias craniofaciais, que apresentem complicações associadas ao diagnóstico das malformações, como comprometimento alimentar/nutricional, neurológico, pulmonar, entre outros, ou acometidos por complicações pós-operatórias, incluindo: hemorragias, choque hemodinâmico, tratamento de infecções de naturezas múltiplas e insuficiência respiratória ventilatória e hipoxemica. • Promover treinamento de cuidadores informais para manutenção dos cuidados após a alta hospitalar. • Participar de atividades de coordenação e planejamento das unidades de cuidado intensivo e semi-intensivo. METODOLOGIA Os alunos serão inseridos nas atividades desenvolvidas na unidade. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO Contempla avaliações bimestrais, além da interação com profissionais da equipe multidisciplinar, com seus preceptores, pacientes e principalmente os familiares. BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS BRUNNER, L.S.; SUDDARTH, D.S. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 13ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. CARVALHO, E.C.; CRUZ, D.A.; HERDMAN, T.H. Contribuição das linguagens padronizadas para a produção do conhecimento, raciocínio clínico e prática clínica da Enfermagem. Rev Bras Enferm. 2013;66(Spe):134-41. DOCHTERMAN, J.M.; BULECHEK, G.M. Classificação das intervenções de enfermagem (NIC). 6ed. Porto Alegre: Artmed; 2016. FIGUEIREDO, S.V.; SOUSA, A.C.C.; GOMES, I.L.V. Children with special health needs and family: implications for Nursing. Rev Bras Enferm. 2016;69(1):79-85. FREITAS, J.A.S.; NEVES, L.T.; ALMEIDA, A.L.P.F.; GARIB, D.G.; TRINDADE-SUEDAM, I.K.; YAEDÚ, R.Y.F. et al. 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TRETTENE, A.S.; TURBIANI, A.C.A.; RAZERA, A.P.R.; SOUZA, N.D.H.; Turbiani DR, Silva JSG. Stress and overload in informative care of children with isolated robin sequence. J Nurs UFPE on line. 2017; 11 (8): 3013-20. TRINDADE, I.E.K.; SILVA FILHO, O.G. (Coordenadores). Fissuras labiopalatinas: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Editora Santos, 2007. 337p. |
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Carga Horária: |
960 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 4 | ||||
Ministrantes: |
Armando dos Santos Trettene Bruna de Almeida Oliveira Carolina Cantatore Beraldo Maila Meryellen Ferreira Garcia Manso Priscila Capelato Prado |
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