115859 - NEPF - Gerenciamento dos distúrbios da comunicação e da deglutição nas síndromes e anomalias craniofaciais |
Período da turma: | 01/03/2024 a 28/02/2026
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Descrição: | EMENTA
O residente terá oportunidade de participar de atividades práticas interdisciplinares voltadas para o gerenciamento dos distúrbios da comunicação oral e disfagia em casos complexos com síndromes genéticas e anomalias craniofaciais. OBJETIVO Desenvolver habilidades para gerenciamento interdisciplinar dos distúrbios da comunicação e da disfagia com enfoque no desenvolvimento do raciocínio clínico para a atuação fonoaudiológica em casos complexos. PROGRAMA DE ATIVIDADES 1. Atendimento de pacientes com síndromes genéticas e anomalias craniofaciais envolvendo avaliação clínica da comunicação oral e audição. 2. Atendimentos ambulatoriais para avaliação clínica e instrumental da deglutição. 3. Avaliação clínica e instrumental da deglutição em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e em Unidade de Cuidados Especiais (UCE). 4. Elaboração de materiais multimídia para ensino e para orientação e treinamento aos cuidadores. METODOLOGIA Os residentes serão preceptorados para conduzir avaliação e tratamento da comunicação oral, audição e funções orais de pacientes com síndromes genéticas e anomalias craniofaciais atuando junto à equipe interdisciplinar do HRAC-USP. Terão oportunidades para vivenciar a avaliação clínica e instrumental da alimentação e deglutição, atuando junto à equipe interdisciplinar da disfagia do HRAC-USP. Recursos audiovisuais: multimídia e/ou ferramentas de tecnologia educacional (moodle: E-Disciplina / USP Extensão). SISTEMA DE AVALIAÇÃO Tanto o processo ensino-aprendizagem quanto o residente serão avaliados de forma interativa por meio de observações e discussões das práticas e interações entre o residente e seus preceptores, pacientes, familiares e demais profissionais do HRAC-USP. BIBLIOGRAFIA FERNANDES, F. D. M.; MENDES, B. C. A.; NAVAS, A. L. P. G. P. (Org.) Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca; 2010. 864p. LEVY, D. S.; ALMEIDA, S. T. Disfagia Infantil. 1ed.Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2018. 304p. PERNAMBUCO, L. A.; SILVA, H. J.; SOUZA, L. B. R.; MAGALHÃES JR., H. V.; CAVALCANTI, R. V. A. (Org.) Atualidades em Motricidade Orofacial. Rio de Janeiro: Revinter Ltda., 2011. 204p. SILVA, H. J.; TESSITORE, A.; MOTTA, A. R.; CUNHA, D. A.; BERRETIN-FELIX, G.; MARCHESAN, I. Q. (Org.) Tratado de Motricidade Orofacial. 1. ed. São José dos Campos-SP: Pulso Editorial, 2019. 848p. TRINDADE, I. E. K.; SILVA FILHO, O. G. (Org.) Fissuras labiopalatinas: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Editora Santos; 2007. 337p. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARVEDSON, J. C.; BRODSKY, L.; LEFTON-GREIF, M. A. Pediatric swallowing and feeding: assessment and management. 3rd. ed. San Diego, CA: Plural Publishing. 2020. 602p. PETERSON-FALZONES, J.; HARDIN-JONES, M. A.; KARNELL, M. P. (Ed.) Cleft Palate Speech. 4th. ed. Mosby,2009. 432p. |
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Carga Horária: |
1000 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 4 | ||||
Ministrantes: |
Haline Coracine Miguel Melissa Zattoni Antoneli Rosana Prado de Oliveira Tatiane Totta Salgado |
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