115891 - NETF - Distúrbios da comunicação e da deglutição nas síndromes e anomalias craniofaciais |
Período da turma: | 01/03/2025 a 28/02/2026
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Descrição: | EMENTA
A presença de anomalias craniofaciais e síndromes é frequentemente associada às alterações da comunicação oral, alimentação e disfagia. O gerenciamento adequado destas condições requer um cuidado interdisciplinar, integrado e interprofissional e que envolve a interface entre diversas áreas da educação. Esta disciplina abordará conhecimentos teóricos e simulações relacionados ao diagnóstico e tratamento dos distúrbios da comunicação e disfagia nas síndromes e anomalias craniofaciais. OBJETIVO Desenvolver conhecimentos teórico-práticos que embasem o desenvolvimento de habilidades e competências para o gerenciamento dos processos de comunicação oral, alimentação e deglutição nas anomalias craniofaciais e síndromes genéticas. PROGRAMA DE ATIVIDADES 1. Avaliação e intervenção precoce na alimentação de pacientes com anomalias craniofaciais e síndromes genéticas. 2. Avaliação clínica e instrumental da deglutição em pacientes com anomalias craniofaciais complexas e síndromes genéticas. METODOLOGIA Aulas expositivas dialogadas e/ou atividades em ambiente de apoio à aprendizagem; análise e discussão de casos clínicos; análise crítica de artigos científicos; aulas práticas e/ou simulações. Recursos audiovisuais: multimídia e/ou ferramentas de tecnologia educacional (moodle: E-Disciplina / USP Extensão). SISTEMA DE AVALIAÇÃO Tanto o processo ensino-aprendizagem quanto o residente serão avaliados de forma interativa observando-se: presença e participação nas aulas; participação nas discussões de casos clínicos; desempenho em seminários e em atividades em ambiente de apoio à aprendizagem. BIBLIOGRAFIA FERNANDES, F. D. M.; MENDES, B. C. A.; NAVAS, A. L. P. G. P. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca; 2010. 864p. LEVY, D. S.; ALMEIDA, S. T. Disfagia Infantil. 1. ed. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2018. 304p. PERNAMBUCO, L. A.; SILVA, H. J.; SOUZA, L. B. R.; MAGALHÃES JR., H. V.; CAVALCANTI, R. V. A. (Org.). Atualidades em Motricidade Orofacial. Rio de Janeiro: Revinter Ltda., 2011. 204p. SILVA, H. J.; TESSITORE, A.; MOTTA, A. R.; CUNHA, D. A.; BERRETIN-FELIX, G.; MARCHESAN, I. Q. (Org.). Tratado de Motricidade Orofacial. 1. ed. São José dos Campos-SP: Pulso Editorial, 2019. 848p. TRINDADE, I. E. K.; SILVA FILHO, O. G. (Org.). Fissuras labiopalatinas: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Editora Santos; 2007. 337p. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARVEDSON, J. C.; BRODSKY, L.; LEFTON-GREIF, M. A. Pediatric swallowing and feeding: assessment and management. 3rd. ed. San Diego, CA: Plural Publishing. 2020. 602p. PETERSON-FALZONES, J.; HARDIN-JONES, M. A.; KARNELL, M. P. (Ed.). Cleft Palate Speech. 4th. ed. Mosby, 2009. 432p. |
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Carga Horária: |
100 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 4 | ||||
Ministrantes: |
Haline Coracine Miguel Melissa Zattoni Antoneli Rosana Prado de Oliveira Tatiane Totta Salgado |
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