115903 - NETP - Estudos de temas específicos da área |
Período da turma: | 01/03/2025 a 28/02/2026
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Descrição: | JUSTIFICATIVA
Formar profissionais de saúde, especialistas em síndromes e anomalias craniofaciais, com visão humanista, reflexiva e crítica, qualificados para o exercício da profissão em Psicologia na modalidade de Psicologia da Saúde. OBJETIVOS • Aprofundar e atualizar conhecimentos técnico-científicos. • Possibilitar a transposição de conceitos para a prática profissional, a fim de que possam reconhecer seus diferentes aspectos e características. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO • Conhecimento e avanços sobre o tratamento das fissuras labiopalatinas e anomalias relacionadas. • Estratégias e ferramentas para cuidadores/familiares de pessoas com anomalias craniofaciais. • Habilidades educativas parentais e profissionais. METODOLOGIA Apresentação de vídeos, atividades de busca de informações em bases de dados, leitura e discussão de textos, dinâmica de grupo, palestras, seminários, encontros, estudo autodirigido. SISTEMA DE AVALIAÇÃO Participação nas aulas, seminários, estudo de material indicado e entrega de resenhas críticas. BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS ALCANTARA, T.V. et al. Intervenções psicológicas na sala de espera: estratégias no contexto da Oncologia Pediátrica. Rev. SBPH, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 103-119, dez. 2013. BEE, H. A Criança em desenvolvimento. 9a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. BILBOUL, M.J.; POPE, A.W.; SNYDER, H.T. Adolescents with craniofacial anomalies: psychosocial adjustment as a function of self-concept. Cleft Palate Craniofac Journal. V. 43, n. 4, p. 392-400, 2006. BOLSONI-SILVA, A.T.; MARTURANO, E.M.; SILVEIRA, F.F. Cartilha informativa. Orientação para pais e mães. São Carlos: Suprema Editora, 2006. BROERING, C.V.; CREPALDI, M.A. Preparação psicológica para a cirurgia em pediatria: importância, técnicas e limitações. Paidéia, v. 18, n. 39, p. 61-72, 2008. CAMON, V.A.A. (org.). Psicologia da Saúde. São Paulo: Pioneira, 2000. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) nos Serviços Hospitalares do SUS. 2019. DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z.A.P. (Eds.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. DEL PRETTE, A.; PEREIRA, C.S. Procedimentos de observação em situações estruturadas para avaliação de habilidades sociais profissionais de adolescentes. Revista Psicolog, n. 1, p. 55-67, 2008. DEL PRETTE, Z.A.P.; BANDEIRA, B.; DEL PRETTE, A. (orgs.) Estudo sobre Habilidades Sociais e Relacionamento Interpessoal. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. DEL PRETTE, Z.A.P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das relações interpessoais. Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes, 2001. DESSEN, M.A.; COSTA JUNIOR, A.L. A Ciência do Desenvolvimento Humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005. DOCA, F.N.P.; COSTA JÚNIOR, A.L. Preparação psicológica nos serviços de psicologia pediátrica dos hospitais universitários públicos federais. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. v. 28, n. 1, 2011. KUMAR, K. et al. A Psychologic Assessment of the Parents of Patients with Cleft Lip and Palate. J Craniofac Surge. v. 31, n. 1, p. 58-61, 2020. PIOMBINO, P.; RUGGIERO, F.; ORABONA, G.D.A.; SCOPELLITI, D.; BIANCHI, A.; DE SIMONE, F.; CARNEVALE, N.; BRANCATI, F.; IENGO, M.; GRASSIA, M.G.; CATALDO, R.; CALIFANO, L. Development and Validation of the Quality-of-Life Adolescent Cleft Questionnaire in Patients with Cleft Lip and Palate. The Journal of Craniofacial Surgery. 25(5), 1757-1761, 2014. RICHMAN, L.C.; MCCOY, T.E.; CONRAD, A.L.; NOPOULOS, P.C. Neuropsychological, Behavioral, and Academic Sequelae of Cleft: Early Developmental, School Age, and Adolescent/Young Adult Outcomes. The Cleft Palate-Craniofacial Journal. 49(4), 387-396, 2012. SEBASTIANI, R.W.; MAIA, E.M.C. Contribuições da psicologia da saúde-hospitalar na atenção ao paciente cirúrgico. Acta Cir. Bras., São Paulo, v. 20, supl. 1, p. 50-55, 2005. SKINNER, B.F. Sobre o behaviorismo. São Paulo: Cultrix, 1974. STOCK, Nicola Marie et al. Risk and Protective Factors for Psychological Distress in Families Following a Diagnosis of Cleft Lip and/or Palate. Cleft Palate Craniofac J. v. 57, n. 1, p. 88-98, 2020. TRETTENE, A.S. et al. Dúvidas de cuidadores de crianças com fissura labiopalatina sobre os cuidados pós-operatórios de queiloplastia e palatoplastia. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v. 48, n. 6, p. 994-998, 2014. VERONEZ, F.S.; TAVANO, L.D’A. Modificações psicossociais observadas pós-cirurgia ortognática em pacientes com e sem fissuras labiopalatina. Arquivos de Ciência da Saúde. 12(3), 133-137, 2005. |
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Carga Horária: |
240 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 1 | ||||
Ministrantes: |
Mariani da Costa Ribas Oleana Rodrigues Maciel de Andrade Valéria Cristina Zane |
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