Atividade

120260 - Introdução ao Pensamento Computacional com Scratch

Período da turma: 09/12/2023 a 15/12/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Detalhamento:
Introdução à dinâmica do curso, apresentação dos monitores e alunas, dinâmica da prática de trabalho remoto
Apresentação da plataforma Scratch: prática de construção de narrativas, introdução ao conceito de algoritmos e discussão dos pilares do Pensamento Computacional
Prática com sequências de comandos e abstrações
Prática com comandos condicionais e múltiplos atores
Prática com operadores aritméticos e lógicos, e trocas de mensagens.
Prática com comandos de repetição, variáveis
Prática com entrada de dados, animações com um ator, desenhos.
Prática com recursos de desenho, voz, sons, câmera, música, tradução automática
Bibliografia:
180 (cento e oitenta) projetos desenvolvidos pela docente: https://scratch.mit.edu/users/mgpimentel
SOUZA, Michel Figueiredo de; COSTA, Christine Sertã. SCRATCH: Guia Prático para aplicação na Educação Básica. Rio de Janeiro: Imperial, 2018 https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/566023

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Maria da Graça Campos Pimentel


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP