120260 - Introdução ao Pensamento Computacional com Scratch |
Período da turma: | 09/12/2023 a 15/12/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Detalhamento:
Introdução à dinâmica do curso, apresentação dos monitores e alunas, dinâmica da prática de trabalho remoto Apresentação da plataforma Scratch: prática de construção de narrativas, introdução ao conceito de algoritmos e discussão dos pilares do Pensamento Computacional Prática com sequências de comandos e abstrações Prática com comandos condicionais e múltiplos atores Prática com operadores aritméticos e lógicos, e trocas de mensagens. Prática com comandos de repetição, variáveis Prática com entrada de dados, animações com um ator, desenhos. Prática com recursos de desenho, voz, sons, câmera, música, tradução automática Bibliografia: 180 (cento e oitenta) projetos desenvolvidos pela docente: https://scratch.mit.edu/users/mgpimentel SOUZA, Michel Figueiredo de; COSTA, Christine Sertã. SCRATCH: Guia Prático para aplicação na Educação Básica. Rio de Janeiro: Imperial, 2018 https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/566023 |
||||
Carga Horária: |
8 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Maria da Graça Campos Pimentel |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |