120405 - Texto e Persuasão |
Período da turma: | 28/05/2026 a 09/06/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa
A persuasão é o elemento definidor de várias modalidades comunicacionais, com destaque para a publicidade comercial e a propaganda política. Nesse âmbito, o texto persuasivo revela-se instrumento da maior relevância, pela sua centralidade nos processos de convencimento e produção de sentido. Texto e persuasão se articulam de forma profunda, combinando aspectos ideológicos, estratégicos, técnicos, estéticos e linguísticos. Bibliografia BARBOSA, Ivan Santo; SAISI, Katia. E quando o assunto é política, como é que fica? In: PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan Santo. Hiperpublicidade 1: fundamentos e interfaces: São Paulo: Cengage, 2007. CARRASCOZA, João Anzanello. Redação publicitária. São Paulo: Futura, 2003. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 2004. COSTA, Ricardo; COSTA, Tailson Pires. Técnicas de persuasão na propaganda eleitoral. São Paulo: Fiuza, 2004. GOMES, Neusa Demartini. Formas persuasivas de comunicação política: propaganda política e publicidade eleitoral. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. REBOUL, Olivier. O slogan. São Paulo: Cultrix, 1986. RUBIM, Antônio Albino Canelas. Comunicação & política. São Paulo: Hacker, 2000. |
||||
Carga Horária: |
16 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 130 | ||||
Ministrantes: |
Bruno Pompeu Marques Filho |
voltar |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |