120470 - Módulo PMO |
Período da turma: | 01/11/2024 a 14/05/2025
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Descrição: | Project Management Office
Fornecer uma visão dos principais tipos de Escritórios de Gestão de Projetos (Project Management Office - PMO). Apresentar a visão estratégica, táticas e operacionais dos PMOs. O papel dos PMO na Gestão do Conhecimento. Tailoring - Abordagem Contingencial Compreender as principais abordagens contingenciais. Identificar aspectos contextuais dos projetos e das organizações para promover o tailoring no contexto de gestão projetos, ajustando a gestão às necessidades específicas. Equipes Virtuais em Projetos Fornecer conceitos, metodologias e ferramentas para o gerenciamento de projetos virtuais. Apresentar as características de times virtuais e times distribuídos. Discutir as questões culturais e de diversidade em times virtuais. Discutir as ferramentas remostas para times virtuais. Economia Criativa Apresentar e discutir os conceitos de empreendedorismo e suas oportunidades geradas pelo processo de terceirização em empresas de grande porte. Discutir as oportunidades geradas pela implantação de processos de inovação em empresas. Exigências, oportunidades e as etapas da criação de uma empresa. Ferramentas gerenciais para estruturação e lançamento de uma nova empresa. A busca de oportunidades geradas pela terceirização de processos em empresas. Inovação em organizações industriais e de serviços. As estruturas organizacionais para inovação e como desenvolver projetos inovadores. Estudos de caso. Empreendedorismo 1. Espectro de atividades e habilidades empreendedoras; 2. Desenvolvimento em equipe do plano de ação para implantação de um modelo de negócio; 3. Exigências, oportunidades e as etapas da criação de uma empresa; 4. Ferramentas gerenciais para estruturação e lançamento de uma nova empresa. 5. A busca de oportunidades geradas pela terceirização de processos em empresas. Business Model Innovation Discutir por meio de uma abordagem prática as habilidades e conhecimentos necessários para montar e fazer crescer uma empresa de alto potencial. O curso concentra-se em negócios que, espera-se, não permaneçam pequenos durante toda sua existência, mas que se transformem em grandes empresas. O seu conteúdo abrange todo o espectro de atividades e habilidades empreendedoras, necessárias para o desenvolvimento em equipe do plano de ação para implantação de um modelo de negócio. Sustentabilidade e Economia Circular Fornecer os conceitos básicos de Economia Circular e Sustentabilidade para implementação em projetos de gestão da empresa. Economia circular como mudança sistêmica para resiliência em longo-prazo. Manutenção de produtos e materiais em ciclos de uso e regeneração de sistemas naturais. Conceito de sustentabilidade no negócio. Oportunidades geradas pela implantação de processos sustentáveis no longo prazo. Tópicos Especiais Aborda temáticas relevantes do momento. Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico. Bibliografia do módulo ALEXANDER, Christopher. Notes on the synthesis of form. Cambridge: Harvard University Press, 1964. ARCHER, Leonard Bruce. Systematic method for designers. Londres: Design Council, 1965. ARCHER, Leonard Bruce. Design awareness and planned creativity in industry. Ottawa: Office of Design, Department of Industry, Trade and Commerce, 1974. BACK, Nelson. Metodologia de projeto de produtos industriais. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983. BARON E SHANE. Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006. BAXTER, Mike. Projeto de produto: Guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Blücher, 1998 e 2000. BLANK, S. DORF, B. Startup. Manual Do Empreendedor. Alta Books, 2014. BOMFIM, Gustavo Amarante. Metodologia para desenvolvimento de projetos. Campina Grande: Ed. Universitária da UFPB, 1995. BOMFIM, Gustavo Amarante; NAGEL, Klaus-Dieter e ROSSI, Lia Mônica. Fundamentos de uma metodologia para desenvolvimento de produtos. Rio de Janeiro: Coppe/UFRJ, 1977. BONSIEPE, Gui. Teoría y práctica del diseño industrial: Elementos para una manualística crítica. Barcelona: Gustavo Gili, 1978. Bramer, Max. Principles of data mining. Vol. 180. London: Springer, 2007. BROADBENT, Geoffrey e outros. Metodología del diseño arquitectónico. Barcelona: Gustavo Gili, 1971. BROWN, T.; KATZ, B. Design Thinking. Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias. Ed. Campus, 2010. CARVALHO, M. M.; RABECHINI JR, R. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. São Paulo: Editora Atlas, 5ª edição, 2018. CARVALHO, M. M.; RABECHINI JR, R. 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Carga Horária: |
102 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 500 | ||||
Ministrantes: |
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