Atividade

122064 - Módulo - Estratégias de Marketing

Período da turma: 22/03/2025 a 21/11/2026

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Descrição: Disciplina: Gestão Estratégica e Monitoramento

Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a entender e aplicar o conceito de Gestão em estratégias de Marketing e o monitoramento das mesmas tanto na empresa em que atua quanto nos principais concorrentes em mercados internacionais, com ênfase no Mercado Brasileiro, dos Estados Unidos da América, Europa e Asia.

Ementa: Conceito de Gestão. Gestão em estratégia de marketing. Monitoramento de
estratégias de Marketing.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:

- Alocação de recursos: objetivos, estratégias e estrutura.
- Os desafios da Execução e implantação de estratégias.
- Indicadores de desempenho.
- Missão, objetivos e metas.
- Economias de Escala
- Economias de Escopo
- Economias de Velocidade
- Retorno sobre o Investimento
- Balanced Score Card (BSC): princípios e implantação.
- Construindo o modelo de execução: Mapas Estratégicos.

Bibliografia Básica:

Barney, J.; Hesterly, W. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
Kardec, A. Gestão Estratégica e Avaliação Empresarial - 2ª Ed. São Paulo: Qualitymark,
2012.
Kaplan, R.; Norton, D. Mapas Estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.


Disciplina: Comportamento do Consumidor

Objetivos: Ao final o participante deverá estar apto a identificar as diferenças e semelhanças do comportamento do consumidor em mercados internacionais, com ênfase no Mercado Brasileiro, dos Estados Unidos da América, Europa e Asia. E, em seguida, estabelecer ações de marketing para cada um desses mercados.

Ementa: Influências externas e internas que moldam a decisão de compra do consumidor. Processo de decisão de compra do consumidor.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:
- Introdução ao Comportamento do Consumidor
- Necessidades e Motivações
- Percepção do Consumidor
- Personalidade e Comportamento do Consumidor
- Aprendizagem e Envolvimento do Consumidor
- Atitudes e Mudança de Atitudes
- Influências Sociais e Culturais
- Processo Decisório Individual
- Difusão de Inovações
- Processo Decisório Grupal e Organizacional

Bibliografia Básica:
SOLOMON, Michael R. Comportamento do Consumidor. Comprando, possuindo e sendo. 11ª Edição. Porto Alegre: Bookman, 2016.
Blackwell, R. D., Miniard, P., Engel, J. F. Comportamento do Consumidor. Cengage Learning, 2011.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.


Disciplina: Comportamento do Consumidor Institucional: B2B

Objetivo: Introduzir o participante do curso ao Marketing Institucional em âmbito internacional enfatizando as semelhanças e diferenças entre os mercados Brasileiro, Estados Unidos da América, Europa e Asia. Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a identificar as ações dos principais concorrentes nos mercados-alvo e estabelecer ações de Marketing Institucional para os mesmos.

Ementa: A disciplina discute o processo de compra do setor organizacional, como o comprador de organizações avaliar fornecedores e toma a decisão de compra e as principais estratégias de marketing para o setor.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:
- Características do Mercado Institucional: Business to Business
- Segmentação, categorização de clientes e Marketing de Relacionamento
- Papéis dos indivíduos no Marketing Institucional.
- O processo decisório de compras.
- O composto de marketing aplicado ao Mercado Institucional

Bibliografia Básica:

CHANG, S. WANG, K. CHIH, W. TSAI, W. Building customer commitment in business-to-business markets. Industrial Marketing Management, no. 41, 2012.
HUTT, M. Speh, T. B2B Gestão de Marketing em Mercados Industriais e Organizacionais. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
THORTON, S. HENNEBERG, S. NAUDÉ, P. An empirical investigation of network-oriented behaviors in business-to-business markets. Industrial Marketing Management, n.49, 2015.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.


Disciplina: Branding

Objetivos: Discutir os conceitos de marca, identidade e design de marca, arquitetura de marca, patrimônio de marca; estudar os diferentes métodos de avaliação e entendimento da construção de marcas, aplicados nos Estados Unidos, Europa e Asia. Discutir a gestão estratégica da marca no Brasil e no Mundo, especificamente Estados Unidos, Europa e Asia. Investigar as metodologias de mensuração/atribuição de valor à marca, em seus aspectos tangíveis e intangíveis. Discutir criticamente e avaliar seus usos e possibilidades na gestão de marcas.

Ementa: Conceito de Marca; Estrutura de Marca; Patrimônio de Marca; Design; Gestão de Marca a experiência Internacional.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Programa
- Conceitos e definições de marca e gestão de marca.
- Arquitetura, Identidade e Design de Marca
- Tipos e Escolha de Marca (Naming)
- Construção e Posicionamento de Marca
- Patrimônio de marca (Brand Equity) e Valor de Marca
- Análise estratégica, tendências e perspectivas na gestão de marcas no Brasil, Estados Unidos, Europa e Asia.
- Aspectos legais sobre marcas e patentes.

Bibliografia Básica:
Aaker, D. A., & Joachimsthaler, E. (2009). Como construir marcas líderes. Bookman
Editora.
Aaker, D. (2015). On Branding. 20 Princípios que Decidem o Sucesso das Marcas. Bookman

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Disciplina: Gestão de Produtos e Serviços

Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a desenvolver estratégias de produtos e serviços de forma a gerar vantagem competitiva para sua empresa. Para tanto, identificará as ações de linha de produtos e composto de produtos dos principais concorrentes. Para estabelecer estratégias competitivas, faz-se necessário identificar os ciclos de vida em que os produtos e serviços se encontram em diversos mercados como Brasil, Estados Unidos da América, Europa e Ásia.

Ementa: Ciclo de vida de produto. Composto de Produto. Marca. Portfólio de Produtos. Embalagem. Estratégia e Gestão de Serviços. Serviços complementares e suplementares. Serviços como diferencial para composto de produtos.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:
- Produto: ciclo de vida e portfólio
- Serviços agregados
- O composto produtos e serviços
- Embalagem
- Garantia
- Assistência técnica
- Marca

Bibliografia Básica:

Irigaray, H. A. (2015). Gestão e desenvolvimento de produtos e marcas. Editora FGV.
LOVELOCK, C.; WIRTZ, J.; HEMZO, M. (2014). Marketing de Serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. São Paulo, Pearson.
MATTAR, F. N., Oliveira, B., QUEIROZ, M., & MOTTA, S. L. (2009). Gestão de produtos, serviços, marcas e mercados: estratégias e ações para alcançar e manter-se “Top of Market”. São Paulo: Atlas.
Mattar, F. (org.). Gerência de Produtos. São Paulo: Elsevier, 2014.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Disciplina: Estratégias de Canais de marketing

Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a projetar desenvolver e manter relações efetivas com os membros dos canais de Marketing para a obtenção de vantagem competitiva sustentável. Especial ênfase é dada ao entendimento de relacionamento de canais no Brasil, Estados Unidos da América, países da Europa e Ásia.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Ementa: A importância dos Canais de Marketing. A estrutura, as funções e relações dos canais de Marketing. Os modelos de Canais: Distribuição Direta, Canais Indiretos, Intermediários. Planejamento de canais. Políticas e Gestão de Canais. Poder e Conflito entre Canais.

Conteúdo:
- Funções e fluxos em Canais
- Tipos de Canais: Varejo e elementos críticos
- Planejamento de Canais.
- A organização dos Canais de Marketing.
- Desempenho dos Canais de Marketing.
- As relações entre Canais: Poder e Conflito de Canais.

Bibliografia Básica:

Couglhan, A; Anderson, E.; Stern, L.; EL-Ansary, A. (2012). Canais de Marketing 7a. Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil.
Palmatier, R., Stern, L., El-Ansary, A., Anderson, E.. (2016). Marketing channel strategy. Routledge.
Rosenbloom B. (2014). Canais de Marketing - Uma Visão Gerencial - 8ª Ed. Cengage Learning.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.


Disciplina: Distribuição Física e Marketing

Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a compreender a importância da distribuição física como elemento crítico para a empresa obter vantagem competitiva sustentável nos mercados em que atua. Especial ênfase è dada no entendimento de como a distribuição física relaciona-se diretamente com a satisfação do consumidor considerando as diferenças estruturais em países como Brasil, Estados Unidos da América, alguns na Europa e Ásia.

Ementa: O papel da distribuição física para a empresa. A integração das atividades de
distribuição física. Canais de Distribuição. Serviço ao cliente. Transporte e armazenagem.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:
- Canais de distribuição
- Modais de transporte
- Estocagem
- Administração de estoques
- Sistemas de informação
- Serviços ao cliente

Bibliografia Básica:

Ballou, R. H,. Gerenciamento da cadeia de suprimentos / Logística empresarial. Porto
Alegre: Bookman, 2006.
Chopra, S.; Meindl, P. Gestão da Cadeia de Suprimentos - Estratégia, Planejamento e Operações. - 4ª Ed. Pearson, 2011

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.


Disciplina: Comunicação Integrada de Marketing

Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a identificar as estratégias de Comunicação Integrada de Marketing da empresa em que atua e dos principais concorrentes em mercados internacionais, com ênfase em mercados como Brasil E.U.A, Europa e Ásia. Capacitar o aluno a formular e implantar estratégias de Comunicação Integrada de Marketing para sua organização.

Ementa: Conceito de Comunicação Integrada de Marketing. Planejamento Integrado de Marketing. Promoção de vendas. Relações Públicas. Marketing Direto. Propaganda.
Publicidade.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:
- Marketing e estratégias de comunicação Integrada- Participação relativa de mercado
- Planejamento Integrado de Comunicação
- Tendências e Perspectiva em Gestão da Comunicação
- Auditoria de resultados em comunicação Integrada

Bibliografia Básica:

BELCH, George E. e BELCH, Michael A. Propaganda e Promoção. Uma perspectiva da Comunicação Integrada de Marketing. 9. Ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2014.
Gulla, J., Pinheiro, D. Comunicação Integrada de Marketing - 5ª Ed. Sâo Paulo: Atlas, 2014

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.


Disciplina: Gestão de Preços e Custos

Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a identificar e empregar as diferentes formas de apreçamento. O aluno deverá reconhecer também a importância dos custos e da concorrência na formação dos preços, assim como as estratégias mais utilizadas pelas empresas para competir com base em preço.

Ementa: Conceitos de preço, custos e lucro. Custos variáveis e fixos. Cálculo do ponto de equilíbrio. Descontos de preços. Estratégias de apreçamento.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:
- Conceito de preço, custo e lucro
- Métodos de custeio de produtos e serviços
- Relações custo-volume-lucro
- Cálculo do ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro
- Custos ABC - Activity Based Costing
- Estratégias de apreçamento
- Utilização gerencial dos efeitos custos e lucros nos negócios empresariais.

Bibliografia Básica:

Nagle, T. T.; Holden, R. K. The Strategy and Tactics of Pricing. NJ: Prentice Hall, Marketing Series, 2002.
DOLAN, R. J.; SIMON, H. Power Pricing. NY: The Free Press, 1996.
MONROE, K. B. Pricing: Making Profitable Decisions. NY: McGraw-Hill Professional, 2002.
BRUNI, A.L.; FAMÁ, R. Gestão de Custos e Formação de Preços: com aplicações na calculadora HP-12C e Excel. São Paulo: Atlas, 2004.
FREZATTI, F. Orçamento empresarial: planejamento e controle empresarial. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2015.
PADOVEZE, Clovis Luiz. Curso básico gerencial de custos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
MEGLIORINI, E. Custos: Análise e Gestão. 3ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

Disciplina: Pesquisa de Marketing I

Objetivos: Identificar as principais diferenças entre pesquisas quantitativas e qualitativas. Explorar os principais tipos de coleta de dados nas pesquisas qualitativas. Desenvolver a capacidade de analisar problemas empresariais e a habilidade de traduzi-los em problemas específicos que possam ser resolvidos com a ajuda da pesquisa e análise de dados.

Ementa: Pesquisa quantitativa e qualitativa, métodos de obtenção de dados, entrevista, observação, experimento, Grupo Foco. Amostra, análise de dados, métodos estatísticos, testes de hipóteses.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:

--Introdução às Pesquisas quantitativas e qualitativas
- Métodos de Coleta de Dados (primários): Observação Simples e Observação Participante
- Entrevista em Profundidade
- Análise de Documentos
- Grupo Focal, histórias de Vida e narrativas
- Análises Históricas, Filmes, Vídeos e Fotografias
- Questionários
- Técnicas Projetivas, Delphi
- Registro, gerenciamento e análise de dados qualitativos
- Teoria da amostragem
- Escalas e métodos estatísticos
- Ética em pesquisa
- Apresentação dos resultados

Bibliografia Básica:

Malhotra. N. (2011). Pesquisa de Marketing. Uma Orientação Aplicada. Bookman
Zikmund, W. (2012). Principios de Pesquisa de Marketng. Cengage Learning.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Carga Horária:

112 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 400
 
Ministrantes: Adalberto Belluomini
Edson Ricardo Barbero
Evandro Luiz Lopes
Giorgio Arnaldo Enrico Chiesa
José Carlos de Souza Filho
Jose Mauro da Costa Hernandez
Renato Telles


 
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