122064 - Módulo - Estratégias de Marketing |
Período da turma: | 22/03/2025 a 21/11/2026
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Descrição: | Disciplina: Gestão Estratégica e Monitoramento
Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a entender e aplicar o conceito de Gestão em estratégias de Marketing e o monitoramento das mesmas tanto na empresa em que atua quanto nos principais concorrentes em mercados internacionais, com ênfase no Mercado Brasileiro, dos Estados Unidos da América, Europa e Asia. Ementa: Conceito de Gestão. Gestão em estratégia de marketing. Monitoramento de estratégias de Marketing. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - Alocação de recursos: objetivos, estratégias e estrutura. - Os desafios da Execução e implantação de estratégias. - Indicadores de desempenho. - Missão, objetivos e metas. - Economias de Escala - Economias de Escopo - Economias de Velocidade - Retorno sobre o Investimento - Balanced Score Card (BSC): princípios e implantação. - Construindo o modelo de execução: Mapas Estratégicos. Bibliografia Básica: Barney, J.; Hesterly, W. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Kardec, A. Gestão Estratégica e Avaliação Empresarial - 2ª Ed. São Paulo: Qualitymark, 2012. Kaplan, R.; Norton, D. Mapas Estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Comportamento do Consumidor Objetivos: Ao final o participante deverá estar apto a identificar as diferenças e semelhanças do comportamento do consumidor em mercados internacionais, com ênfase no Mercado Brasileiro, dos Estados Unidos da América, Europa e Asia. E, em seguida, estabelecer ações de marketing para cada um desses mercados. Ementa: Influências externas e internas que moldam a decisão de compra do consumidor. Processo de decisão de compra do consumidor. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - Introdução ao Comportamento do Consumidor - Necessidades e Motivações - Percepção do Consumidor - Personalidade e Comportamento do Consumidor - Aprendizagem e Envolvimento do Consumidor - Atitudes e Mudança de Atitudes - Influências Sociais e Culturais - Processo Decisório Individual - Difusão de Inovações - Processo Decisório Grupal e Organizacional Bibliografia Básica: SOLOMON, Michael R. Comportamento do Consumidor. Comprando, possuindo e sendo. 11ª Edição. Porto Alegre: Bookman, 2016. Blackwell, R. D., Miniard, P., Engel, J. F. Comportamento do Consumidor. Cengage Learning, 2011. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Comportamento do Consumidor Institucional: B2B Objetivo: Introduzir o participante do curso ao Marketing Institucional em âmbito internacional enfatizando as semelhanças e diferenças entre os mercados Brasileiro, Estados Unidos da América, Europa e Asia. Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a identificar as ações dos principais concorrentes nos mercados-alvo e estabelecer ações de Marketing Institucional para os mesmos. Ementa: A disciplina discute o processo de compra do setor organizacional, como o comprador de organizações avaliar fornecedores e toma a decisão de compra e as principais estratégias de marketing para o setor. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - Características do Mercado Institucional: Business to Business - Segmentação, categorização de clientes e Marketing de Relacionamento - Papéis dos indivíduos no Marketing Institucional. - O processo decisório de compras. - O composto de marketing aplicado ao Mercado Institucional Bibliografia Básica: CHANG, S. WANG, K. CHIH, W. TSAI, W. Building customer commitment in business-to-business markets. Industrial Marketing Management, no. 41, 2012. HUTT, M. Speh, T. B2B Gestão de Marketing em Mercados Industriais e Organizacionais. São Paulo: Cengage Learning, 2010. THORTON, S. HENNEBERG, S. NAUDÉ, P. An empirical investigation of network-oriented behaviors in business-to-business markets. Industrial Marketing Management, n.49, 2015. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Branding Objetivos: Discutir os conceitos de marca, identidade e design de marca, arquitetura de marca, patrimônio de marca; estudar os diferentes métodos de avaliação e entendimento da construção de marcas, aplicados nos Estados Unidos, Europa e Asia. Discutir a gestão estratégica da marca no Brasil e no Mundo, especificamente Estados Unidos, Europa e Asia. Investigar as metodologias de mensuração/atribuição de valor à marca, em seus aspectos tangíveis e intangíveis. Discutir criticamente e avaliar seus usos e possibilidades na gestão de marcas. Ementa: Conceito de Marca; Estrutura de Marca; Patrimônio de Marca; Design; Gestão de Marca a experiência Internacional. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Programa - Conceitos e definições de marca e gestão de marca. - Arquitetura, Identidade e Design de Marca - Tipos e Escolha de Marca (Naming) - Construção e Posicionamento de Marca - Patrimônio de marca (Brand Equity) e Valor de Marca - Análise estratégica, tendências e perspectivas na gestão de marcas no Brasil, Estados Unidos, Europa e Asia. - Aspectos legais sobre marcas e patentes. Bibliografia Básica: Aaker, D. A., & Joachimsthaler, E. (2009). Como construir marcas líderes. Bookman Editora. Aaker, D. (2015). On Branding. 20 Princípios que Decidem o Sucesso das Marcas. Bookman Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Gestão de Produtos e Serviços Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a desenvolver estratégias de produtos e serviços de forma a gerar vantagem competitiva para sua empresa. Para tanto, identificará as ações de linha de produtos e composto de produtos dos principais concorrentes. Para estabelecer estratégias competitivas, faz-se necessário identificar os ciclos de vida em que os produtos e serviços se encontram em diversos mercados como Brasil, Estados Unidos da América, Europa e Ásia. Ementa: Ciclo de vida de produto. Composto de Produto. Marca. Portfólio de Produtos. Embalagem. Estratégia e Gestão de Serviços. Serviços complementares e suplementares. Serviços como diferencial para composto de produtos. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - Produto: ciclo de vida e portfólio - Serviços agregados - O composto produtos e serviços - Embalagem - Garantia - Assistência técnica - Marca Bibliografia Básica: Irigaray, H. A. (2015). Gestão e desenvolvimento de produtos e marcas. Editora FGV. LOVELOCK, C.; WIRTZ, J.; HEMZO, M. (2014). Marketing de Serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. São Paulo, Pearson. MATTAR, F. N., Oliveira, B., QUEIROZ, M., & MOTTA, S. L. (2009). Gestão de produtos, serviços, marcas e mercados: estratégias e ações para alcançar e manter-se “Top of Market”. São Paulo: Atlas. Mattar, F. (org.). Gerência de Produtos. São Paulo: Elsevier, 2014. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Estratégias de Canais de marketing Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a projetar desenvolver e manter relações efetivas com os membros dos canais de Marketing para a obtenção de vantagem competitiva sustentável. Especial ênfase é dada ao entendimento de relacionamento de canais no Brasil, Estados Unidos da América, países da Europa e Ásia. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Ementa: A importância dos Canais de Marketing. A estrutura, as funções e relações dos canais de Marketing. Os modelos de Canais: Distribuição Direta, Canais Indiretos, Intermediários. Planejamento de canais. Políticas e Gestão de Canais. Poder e Conflito entre Canais. Conteúdo: - Funções e fluxos em Canais - Tipos de Canais: Varejo e elementos críticos - Planejamento de Canais. - A organização dos Canais de Marketing. - Desempenho dos Canais de Marketing. - As relações entre Canais: Poder e Conflito de Canais. Bibliografia Básica: Couglhan, A; Anderson, E.; Stern, L.; EL-Ansary, A. (2012). Canais de Marketing 7a. Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil. Palmatier, R., Stern, L., El-Ansary, A., Anderson, E.. (2016). Marketing channel strategy. Routledge. Rosenbloom B. (2014). Canais de Marketing - Uma Visão Gerencial - 8ª Ed. Cengage Learning. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Distribuição Física e Marketing Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a compreender a importância da distribuição física como elemento crítico para a empresa obter vantagem competitiva sustentável nos mercados em que atua. Especial ênfase è dada no entendimento de como a distribuição física relaciona-se diretamente com a satisfação do consumidor considerando as diferenças estruturais em países como Brasil, Estados Unidos da América, alguns na Europa e Ásia. Ementa: O papel da distribuição física para a empresa. A integração das atividades de distribuição física. Canais de Distribuição. Serviço ao cliente. Transporte e armazenagem. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - Canais de distribuição - Modais de transporte - Estocagem - Administração de estoques - Sistemas de informação - Serviços ao cliente Bibliografia Básica: Ballou, R. H,. Gerenciamento da cadeia de suprimentos / Logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2006. Chopra, S.; Meindl, P. Gestão da Cadeia de Suprimentos - Estratégia, Planejamento e Operações. - 4ª Ed. Pearson, 2011 Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Comunicação Integrada de Marketing Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a identificar as estratégias de Comunicação Integrada de Marketing da empresa em que atua e dos principais concorrentes em mercados internacionais, com ênfase em mercados como Brasil E.U.A, Europa e Ásia. Capacitar o aluno a formular e implantar estratégias de Comunicação Integrada de Marketing para sua organização. Ementa: Conceito de Comunicação Integrada de Marketing. Planejamento Integrado de Marketing. Promoção de vendas. Relações Públicas. Marketing Direto. Propaganda. Publicidade. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - Marketing e estratégias de comunicação Integrada- Participação relativa de mercado - Planejamento Integrado de Comunicação - Tendências e Perspectiva em Gestão da Comunicação - Auditoria de resultados em comunicação Integrada Bibliografia Básica: BELCH, George E. e BELCH, Michael A. Propaganda e Promoção. Uma perspectiva da Comunicação Integrada de Marketing. 9. Ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2014. Gulla, J., Pinheiro, D. Comunicação Integrada de Marketing - 5ª Ed. Sâo Paulo: Atlas, 2014 Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Gestão de Preços e Custos Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a identificar e empregar as diferentes formas de apreçamento. O aluno deverá reconhecer também a importância dos custos e da concorrência na formação dos preços, assim como as estratégias mais utilizadas pelas empresas para competir com base em preço. Ementa: Conceitos de preço, custos e lucro. Custos variáveis e fixos. Cálculo do ponto de equilíbrio. Descontos de preços. Estratégias de apreçamento. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - Conceito de preço, custo e lucro - Métodos de custeio de produtos e serviços - Relações custo-volume-lucro - Cálculo do ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro - Custos ABC - Activity Based Costing - Estratégias de apreçamento - Utilização gerencial dos efeitos custos e lucros nos negócios empresariais. Bibliografia Básica: Nagle, T. T.; Holden, R. K. The Strategy and Tactics of Pricing. NJ: Prentice Hall, Marketing Series, 2002. DOLAN, R. J.; SIMON, H. Power Pricing. NY: The Free Press, 1996. MONROE, K. B. Pricing: Making Profitable Decisions. NY: McGraw-Hill Professional, 2002. BRUNI, A.L.; FAMÁ, R. Gestão de Custos e Formação de Preços: com aplicações na calculadora HP-12C e Excel. São Paulo: Atlas, 2004. FREZATTI, F. Orçamento empresarial: planejamento e controle empresarial. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2015. PADOVEZE, Clovis Luiz. Curso básico gerencial de custos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. MEGLIORINI, E. Custos: Análise e Gestão. 3ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. Disciplina: Pesquisa de Marketing I Objetivos: Identificar as principais diferenças entre pesquisas quantitativas e qualitativas. Explorar os principais tipos de coleta de dados nas pesquisas qualitativas. Desenvolver a capacidade de analisar problemas empresariais e a habilidade de traduzi-los em problemas específicos que possam ser resolvidos com a ajuda da pesquisa e análise de dados. Ementa: Pesquisa quantitativa e qualitativa, métodos de obtenção de dados, entrevista, observação, experimento, Grupo Foco. Amostra, análise de dados, métodos estatísticos, testes de hipóteses. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: --Introdução às Pesquisas quantitativas e qualitativas - Métodos de Coleta de Dados (primários): Observação Simples e Observação Participante - Entrevista em Profundidade - Análise de Documentos - Grupo Focal, histórias de Vida e narrativas - Análises Históricas, Filmes, Vídeos e Fotografias - Questionários - Técnicas Projetivas, Delphi - Registro, gerenciamento e análise de dados qualitativos - Teoria da amostragem - Escalas e métodos estatísticos - Ética em pesquisa - Apresentação dos resultados Bibliografia Básica: Malhotra. N. (2011). Pesquisa de Marketing. Uma Orientação Aplicada. Bookman Zikmund, W. (2012). Principios de Pesquisa de Marketng. Cengage Learning. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. |
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Carga Horária: |
112 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 400 | ||||
Ministrantes: |
Adalberto Belluomini Edson Ricardo Barbero Evandro Luiz Lopes Giorgio Arnaldo Enrico Chiesa José Carlos de Souza Filho Jose Mauro da Costa Hernandez Renato Telles |
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