Atividade

122065 - Módulo - Gestão Organizacional & Marketing

Período da turma: 22/03/2025 a 21/11/2026

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Descrição: Disciplina: Economia e marketing

Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto analisar as diferenças das economias e das políticas comerciais do Brasil, dos Estados Unidos da América, da Europa e de alguns países da Ásia.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Ementa: Teorias de comércio, Políticas comerciais. Regionalismo econômico.

Conteúdo:
-Vantagens comparativas no comércio internacional
- Economias de escala e especialização
- Políticas comerciais
- Tarifas
- Restrições quantitativas: quotas e restrições voluntárias às exportações
- Subsídios à exportação
- Dumping
- Barreiras técnicas e fitossanitárias
- Outras barreiras ao comércio
- Comércio em serviços
- Integração regional e blocos econômicos

Bibliografia Básica:
Carbaugh, R.Economia internacional. São Paulo: Thomson. 2004.
Krugman, P. R. & Obstfeld, M. Economia Internacional: teoria e política. São Paulo: Pearson. 2010.
Miyazaki,S. & Santos,A.C.A. Integração Econômica Regional. São Paulo: Saraiva. 2013.
Vasconcellos, M.A.S.;Lima,M.;Silber,S. (org.). Gestão de negócios internacionais. São Paulo: Saraiva. 2006.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Disciplina: Gestão de Operações e Serviços

Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a identificar a relevância da gestão de operações para as organizações bem como aplicar as principais ferramentas e técnicas de gestão de operações. Também deverá ser capaz de identificar as barreiras à implementação de uma estratégia de gestão de operações eficaz e as tendências na gestão de operações.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos.

Ementa: Conceitos de Operações e Logística. Importância da gestão de operações para as organizações modernas. Seleção das ferramentas e técnicas de gestão de operações e logística. Integração entre gestão de operações e outras funções da organização.

Conteúdo:

- Operações como ferramenta para a vantagem competitiva
- Importância da gestão estratégica das operações para as organizações
- A relação benefício x preço x custo
- Desenvolvimento de uma estratégia de operações orientada ao cliente
- Alinhamento estratégico das operações
- Escolha das dimensões competitivas
- Ferramentas e técnicas de gestão de operações
- Desafios enfrentados na gestão de operações frente à competição global e o dinamismo das mudanças tecnológicas
- Tendências na gestão de operações.

Bibliografia Básica:

ALVARENGA, A. C.; NOVAES, A. G. N. Logística Aplicada: Suprimento e Distribuição Física. 3ª ed. São Paulo: Blucher, 2000.
BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BALLOU, R. H. Logística Empresarial. São Paulo, Atlas, 1993.
BOWERSOX, D.L. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2014.
BOWERSOX, D.J. & CLOSS D.J. Logistical management: the integrated supply chain process. USA: McGrawHill, 1996.
CHOPRA, S. & MEINDL, P. Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operações.6ª ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2015.
HANDFELD, R.; NICHOLS, E. Introduction to supply chain management. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1999.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Disciplina: Gestão de Projetos

Objetivos: Discutir os principais desafios na implementação de projetos de forma bem-sucedida nas organizações bem como as técnicas e ferramentas para a implementação de projetos.

Ementa: Problemas e oportunidades na implementação de projetos. Ferramentas e técnicas para a implementação de projetos. Aspectos relacionados ao uso de recursos na implementação de projetos. Custos e tempo na implementação de projetos.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:

- Uso de projetos na implementação das estratégias operacionais
- Razões para falhas em projetos
- Definição de escopo de objetivos de projetos
- Interação cross-funcional
- Seleção da equipe e gestor do projeto
- Planejamento de projetos
- Diagrama de redes de projetos
- Sequência das atividades críticas que determinam a duração de um projeto: PERT e COM
- Considerações que os gerentes devem se atentar na avaliação de risco de um projeto
- Cálculo da probabilidade de completar o projeto no prazo pré-determinado
- Cronograma de projeto de mínimo custo
- Análise custo x tempo
- Monitoramento e controle de projetos.

Bibliografia Básica:

GIDO, J.; CLEMENTIS, J. P. Gestão de projetos. Cengage: São Paulo, 2007.
KERZNER, Harold, Gestão de Projetos: as melhores práticas. 3ª ed. Bookman, 2016.
MATHIAS, Washington F; WOILER, Sansão. Projeto: planejamento, elaboração e análise. São Paulo: Atlas, 1992.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados.5ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.
MENEZES, L. C. de M. Gestão de projetos. 3. ed. São Paulo: Atlas 2009.
MEREDITH, J.R., MANTEL, S. J., Jr., Administração de Projetos, Rio de Janeiro: LTC, 2003.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK: um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. 4. ed. Pensylvania: Project Management, 2010.
VALERIANO, Dalton L. Moderno gerenciamento de projetos. Pearson Prentice Hall, 2007.
VARGAS, Ricardo V. Manual prático do plano de projeto: utilizando o PMBOK guide. 4. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Disciplina: Gestão Comercial

Objetivos: Discutir as estratégias de vendas como a principal ferramenta da execução da estratégia de marketing. Discutir as estratégias e políticas de vendas nas relações B2B e B2C no Brasil, nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Ementa:
Marketing e Vendas, estratégias comerciais, modelos de estruturas comerciais, administração de Vendas, gestão de equipes de vendas, indicadores de desempenho comercial.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo Programático
- Planejamento de Marketing e Execução da Estratégia pelas Vendas.
- Estratégias de Vendas e Políticas Comerciais
- Planejamento de Marketing e Vendas
- Planejamento e Controle de Vendas
- Administração de Vendas
- Desenho e Gestão dos Canais de Vendas
- Formulação da Política Comercial
- Negociação e Administração de Conflitos
- Gestão de Equipes de Vendas.
- Indicadores de Desempenho da Área de Vendas.
Bibliografia Básica:

BOECHAT, Marcelo. (2014). Gestão de Vendas e Política Comercial. Rio de Janeiro:
Editora FGV.
CASTRO, Luciano T. NEVES. Marcos F. (2005). Administração de Vendas: Planejamento,
Estratégia e Gestão. São Paulo, Atlas.
CHURCHILL, G. A; PETER, P. (2003). Marketing: criando valor para o cliente, 2ªed. São
Paulo: Saraiva (Capítulo 19)
RABELLO, L.; AURIANI, M. (2014). Marketing e Gestão Comercial. São Paulo: Reflexão.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Disciplina: Marketing de Relacionamento

Objetivo: Introduzir ao participante do curso o Marketing de Relacionamento em âmbito internacional enfatizando as semelhanças e diferenças entre os mercados. O aluno deverá estar apto a identificar as principais ações de Marketing Relacional e Customer Experience (antigo CRM -Customer Relationship Management), seu processo de implementação e filosofia de gestão para empresas de diferentes segmentos em mercados emergentes e desenvolvidos.

Ementa: Marketing de Relacionamento. Marketing Internacional. Mercados Emergentes. Construção da Lealdade. Tipos de clientes e suas necessidades em diferentes países. Modelos de relacionamento com o cliente. Gestão do relacionamento. Customer Experience (CRM). Pós-venda.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:
- Marketing de Relacionamento e Marketing Internacional.
-Mercados Emergentes.
-Lealdade, conceito e construção.
-Tipos de clientes no Brasil, Estados Unidos, Europa, entre outros.
-Modelos de gestão do relacionamento com clientes
-Orientação para Mercado e como mensurá-la.
-Customer Experience Strategy: metodologia 1to1 e sua aplicação na construção de relacionamentos.
-A segmentação pelo modelo RFV e sua aplicação para as empresas.
- Programas de relacionamento.

Bibliografia Básica:
ROCHA, Thelma; GOLDSCHMIDT, Andrea. Gestão dos stakeholders: como gerenciar o relacionamento e a comunicação entre a empresa e seus públicos de interesse. Editora Saraiva, 2010.
DEMO, Gisela (org). Marketing de relacionamento e comportamento do consumidor. Atlas, 2015.
SILVA, FG da; ZAMBON, Marcelo Socorro. Gestão do relacionamento com o cliente. 3ª ed. São Paulo: Cengage Learning. 2016.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.


Disciplina: Finanças Aplicadas a Marketing

Objetivo: Introduzir o participante do curso à administração Financeira aplicada ao Marketing em âmbito internacional enfatizando as semelhanças e diferenças entre os mercados Brasileiro, Estados Unidos da América, Europa e Asia. Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a identificar as decisões financeiras que influenciam as ações de Marketing da sua organização e dos principais concorrentes nos mercados-alvo e estabelecer ações/decisões financeiras que influenciam as ações de Marketing.

Ementa: Indicadores Financeiros. Alavancagem operacional e financeira. Fluxo de Caixa. Capital de Giro. Matemática financeira – Juros Compostos. Estrutura de Capital e Avaliação. Ferramentas de Análise de Investimentos: ROI, Pay Back, Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:
-Conceito de juro e de taxas de juros
-Conceito de capital e de montante
-Diagrama do fluxo de caixa
-Conceito de valor do dinheiro no tempo: VPL e TIR.
-Conceito de capitalização
-Juros simples e compostos
-Matemática financeira e estratégias comerciais de compra e venda

Bibliografia Básica:

ASSAF NETO, A. (2017). Matemática Financeira e suas Aplicações. São Paulo: Atlas.
GITMAN, L. J. (2010). Administração Financeira. 12º Edição. São Paulo: Pearson.
ROSS; WESTERFELD; JAFFE; LAMB. (2015). Administração Financeira. São Paulo: McGraw Hill.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.


Disciplina: Gestão de Pessoas e Marketing

Objetivo: Introduzir o participante sobre o comportamento humano no trabalho, individual, em grupo ou em organizações, sejam elas empresas privadas, públicas ou sem fins lucrativos em âmbito brasileiro, Norte Americano (EUA) e Asia.

Ementa: Comportamento Organizacional. Comportamento das pessoas no trabalho. Organizacão do trabalho.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:
- Competências gerenciais para o gerenciamento de pessoas.
- Impactos da Cultura Empresarial na gestão de pessoas.
- Liderança e Motivação de pessoas em ambiente de trabalho.
- Fundamentos da Gestão de Grupos de trabalho.
- Seleção, Desenvolvimento e Avaliação de pessoas.
- Alinhando objetivos a desempenho, foco em resultado.
- O Comportamento de Pessoas em ambientes Competitivos.

Bibliografia Básica:

DUTRA, J.; DUTRA, T.; DUTRA G. Gestão de Pessoas: realidade atual e desafios futuros. São Paulo: Atlas, 2017.
FLEURY, Afonso e FLEURY, Maria Tereza Leme - Estratégias Empresariais e Formação de Competências. São Paulo, Atlas, 2000.
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elesevier, 2008.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Disciplina: Negociação e Administração de Conflitos

Objetivos: Capacitar o aluno a compreender os determinantes de um processo de negociação e como se planejar para atingir os resultados esperados. Reconhecer os principais tipos e técnicas de negociação mais eficazes.

Ementa: Objetivos da negociação. Perfil do negociador e características da negociação. Tipos e Técnicas de Negociação. O uso de informações na negociação.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:

- A negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes
- As características do bom negociador
- O perfil do negociador brasileiro
- Os ambientes de negociação e os principais tipos e abordagens
- O processo, planejamento e preparação de negociações
- As formas de abordar conflitos
- O posicionamento estratégico e passos táticos
- Modelo de partes em negociação
- Negociação integrativa e negociação distributiva
- Maximização de resultados/relacionamento com as partes
- Uso da informação, do tempo e do poder.

Bibliografia Básica:

DUZERT, Y. Negociações Empresariais: Série Gvlaw. São Paulo: Saraiva, 2012.
FISHER, R.; URY, W.; PATTON, B. Como Chegar ao Sim. Editora Sextante, 2018.
LEWICKI, R.; BARRY, B.; SAUNDERS, D. M. Fundamentos da Negociação. 2.a. edição. McGrawhill, 2014.
MARTINELLI, D. P.; ALMEIDA, A. P. Negociação: como transformar confronto em cooperação. São Paulo: Atlas, 1997.
MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação Internacional. São Paulo: Atlas, 2004.
RAIFFA, H. The Art and Science of Negotiation. 17ª ed. Harvard University Press, 2003.
SHELL, R. Negociar é Preciso - Negócio Editora – 3a. Edição, 2001.
Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Disciplina: Inovação e Marketing

Objetivos: Capacitar os alunos para compreensão da metodologia e aplicar os principais conceitos e ferramentas do Design Thinking em países diferentes como Brasil da Asia e Europa e EUA. Ao final do curso, o aluno deverá ter conhecimento dos principais conceitos e ferramentas do Design Thinking aplicados na gestão de empresas, com viés para gerar inovação.

Ementa: Design Thinking. Imersão no Problema. Empatia com o Usuário. Ideação. Prototipação. Círculo da Essência do Negócio. Canvas Business Model. Lean Canvas.
Desenvolvimento Ágil.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Bibliografia Básica:
BROWN, T. Design thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das
velhas ideias; Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
OSTERWALDER, A; PIGNEUR, Y. Inovação Em Modelos de Negócios Business Model
Generation; New Jersey: Alta Books, 2010.
VIANNA ET AL. Design thinking. Disponível em:
http://livrodesignthinking.com.br/; Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.
KELLEY, Thomas. As 10 faces da inovação estratégias para turbinar a criatividade; Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2007.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Carga Horária:

104 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 400
 
Ministrantes: Aimãn Ibrahim Mourad
Daniel Reed Bergmann
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Giorgio Arnaldo Enrico Chiesa
Jose Mauro da Costa Hernandez
Luciane Meneguin Ortega Vidal
Miguel Angelo Hemzo
Roque Rabechini Junior


 
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