122065 - Módulo - Gestão Organizacional & Marketing |
Período da turma: | 22/03/2025 a 21/11/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | Disciplina: Economia e marketing
Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto analisar as diferenças das economias e das políticas comerciais do Brasil, dos Estados Unidos da América, da Europa e de alguns países da Ásia. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Ementa: Teorias de comércio, Políticas comerciais. Regionalismo econômico. Conteúdo: -Vantagens comparativas no comércio internacional - Economias de escala e especialização - Políticas comerciais - Tarifas - Restrições quantitativas: quotas e restrições voluntárias às exportações - Subsídios à exportação - Dumping - Barreiras técnicas e fitossanitárias - Outras barreiras ao comércio - Comércio em serviços - Integração regional e blocos econômicos Bibliografia Básica: Carbaugh, R.Economia internacional. São Paulo: Thomson. 2004. Krugman, P. R. & Obstfeld, M. Economia Internacional: teoria e política. São Paulo: Pearson. 2010. Miyazaki,S. & Santos,A.C.A. Integração Econômica Regional. São Paulo: Saraiva. 2013. Vasconcellos, M.A.S.;Lima,M.;Silber,S. (org.). Gestão de negócios internacionais. São Paulo: Saraiva. 2006. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Gestão de Operações e Serviços Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a identificar a relevância da gestão de operações para as organizações bem como aplicar as principais ferramentas e técnicas de gestão de operações. Também deverá ser capaz de identificar as barreiras à implementação de uma estratégia de gestão de operações eficaz e as tendências na gestão de operações. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Ementa: Conceitos de Operações e Logística. Importância da gestão de operações para as organizações modernas. Seleção das ferramentas e técnicas de gestão de operações e logística. Integração entre gestão de operações e outras funções da organização. Conteúdo: - Operações como ferramenta para a vantagem competitiva - Importância da gestão estratégica das operações para as organizações - A relação benefício x preço x custo - Desenvolvimento de uma estratégia de operações orientada ao cliente - Alinhamento estratégico das operações - Escolha das dimensões competitivas - Ferramentas e técnicas de gestão de operações - Desafios enfrentados na gestão de operações frente à competição global e o dinamismo das mudanças tecnológicas - Tendências na gestão de operações. Bibliografia Básica: ALVARENGA, A. C.; NOVAES, A. G. N. Logística Aplicada: Suprimento e Distribuição Física. 3ª ed. São Paulo: Blucher, 2000. BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2006. BALLOU, R. H. Logística Empresarial. São Paulo, Atlas, 1993. BOWERSOX, D.L. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2014. BOWERSOX, D.J. & CLOSS D.J. Logistical management: the integrated supply chain process. USA: McGrawHill, 1996. CHOPRA, S. & MEINDL, P. Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operações.6ª ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2015. HANDFELD, R.; NICHOLS, E. Introduction to supply chain management. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1999. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Gestão de Projetos Objetivos: Discutir os principais desafios na implementação de projetos de forma bem-sucedida nas organizações bem como as técnicas e ferramentas para a implementação de projetos. Ementa: Problemas e oportunidades na implementação de projetos. Ferramentas e técnicas para a implementação de projetos. Aspectos relacionados ao uso de recursos na implementação de projetos. Custos e tempo na implementação de projetos. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - Uso de projetos na implementação das estratégias operacionais - Razões para falhas em projetos - Definição de escopo de objetivos de projetos - Interação cross-funcional - Seleção da equipe e gestor do projeto - Planejamento de projetos - Diagrama de redes de projetos - Sequência das atividades críticas que determinam a duração de um projeto: PERT e COM - Considerações que os gerentes devem se atentar na avaliação de risco de um projeto - Cálculo da probabilidade de completar o projeto no prazo pré-determinado - Cronograma de projeto de mínimo custo - Análise custo x tempo - Monitoramento e controle de projetos. Bibliografia Básica: GIDO, J.; CLEMENTIS, J. P. Gestão de projetos. Cengage: São Paulo, 2007. KERZNER, Harold, Gestão de Projetos: as melhores práticas. 3ª ed. Bookman, 2016. MATHIAS, Washington F; WOILER, Sansão. Projeto: planejamento, elaboração e análise. São Paulo: Atlas, 1992. MAXIMIANO, A. C. A. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados.5ª ed. São Paulo: Atlas, 2014. MENEZES, L. C. de M. Gestão de projetos. 3. ed. São Paulo: Atlas 2009. MEREDITH, J.R., MANTEL, S. J., Jr., Administração de Projetos, Rio de Janeiro: LTC, 2003. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK: um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. 4. ed. Pensylvania: Project Management, 2010. VALERIANO, Dalton L. Moderno gerenciamento de projetos. Pearson Prentice Hall, 2007. VARGAS, Ricardo V. Manual prático do plano de projeto: utilizando o PMBOK guide. 4. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Gestão Comercial Objetivos: Discutir as estratégias de vendas como a principal ferramenta da execução da estratégia de marketing. Discutir as estratégias e políticas de vendas nas relações B2B e B2C no Brasil, nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Ementa: Marketing e Vendas, estratégias comerciais, modelos de estruturas comerciais, administração de Vendas, gestão de equipes de vendas, indicadores de desempenho comercial. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo Programático - Planejamento de Marketing e Execução da Estratégia pelas Vendas. - Estratégias de Vendas e Políticas Comerciais - Planejamento de Marketing e Vendas - Planejamento e Controle de Vendas - Administração de Vendas - Desenho e Gestão dos Canais de Vendas - Formulação da Política Comercial - Negociação e Administração de Conflitos - Gestão de Equipes de Vendas. - Indicadores de Desempenho da Área de Vendas. Bibliografia Básica: BOECHAT, Marcelo. (2014). Gestão de Vendas e Política Comercial. Rio de Janeiro: Editora FGV. CASTRO, Luciano T. NEVES. Marcos F. (2005). Administração de Vendas: Planejamento, Estratégia e Gestão. São Paulo, Atlas. CHURCHILL, G. A; PETER, P. (2003). Marketing: criando valor para o cliente, 2ªed. São Paulo: Saraiva (Capítulo 19) RABELLO, L.; AURIANI, M. (2014). Marketing e Gestão Comercial. São Paulo: Reflexão. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Marketing de Relacionamento Objetivo: Introduzir ao participante do curso o Marketing de Relacionamento em âmbito internacional enfatizando as semelhanças e diferenças entre os mercados. O aluno deverá estar apto a identificar as principais ações de Marketing Relacional e Customer Experience (antigo CRM -Customer Relationship Management), seu processo de implementação e filosofia de gestão para empresas de diferentes segmentos em mercados emergentes e desenvolvidos. Ementa: Marketing de Relacionamento. Marketing Internacional. Mercados Emergentes. Construção da Lealdade. Tipos de clientes e suas necessidades em diferentes países. Modelos de relacionamento com o cliente. Gestão do relacionamento. Customer Experience (CRM). Pós-venda. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - Marketing de Relacionamento e Marketing Internacional. -Mercados Emergentes. -Lealdade, conceito e construção. -Tipos de clientes no Brasil, Estados Unidos, Europa, entre outros. -Modelos de gestão do relacionamento com clientes -Orientação para Mercado e como mensurá-la. -Customer Experience Strategy: metodologia 1to1 e sua aplicação na construção de relacionamentos. -A segmentação pelo modelo RFV e sua aplicação para as empresas. - Programas de relacionamento. Bibliografia Básica: ROCHA, Thelma; GOLDSCHMIDT, Andrea. Gestão dos stakeholders: como gerenciar o relacionamento e a comunicação entre a empresa e seus públicos de interesse. Editora Saraiva, 2010. DEMO, Gisela (org). Marketing de relacionamento e comportamento do consumidor. Atlas, 2015. SILVA, FG da; ZAMBON, Marcelo Socorro. Gestão do relacionamento com o cliente. 3ª ed. São Paulo: Cengage Learning. 2016. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Finanças Aplicadas a Marketing Objetivo: Introduzir o participante do curso à administração Financeira aplicada ao Marketing em âmbito internacional enfatizando as semelhanças e diferenças entre os mercados Brasileiro, Estados Unidos da América, Europa e Asia. Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a identificar as decisões financeiras que influenciam as ações de Marketing da sua organização e dos principais concorrentes nos mercados-alvo e estabelecer ações/decisões financeiras que influenciam as ações de Marketing. Ementa: Indicadores Financeiros. Alavancagem operacional e financeira. Fluxo de Caixa. Capital de Giro. Matemática financeira – Juros Compostos. Estrutura de Capital e Avaliação. Ferramentas de Análise de Investimentos: ROI, Pay Back, Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: -Conceito de juro e de taxas de juros -Conceito de capital e de montante -Diagrama do fluxo de caixa -Conceito de valor do dinheiro no tempo: VPL e TIR. -Conceito de capitalização -Juros simples e compostos -Matemática financeira e estratégias comerciais de compra e venda Bibliografia Básica: ASSAF NETO, A. (2017). Matemática Financeira e suas Aplicações. São Paulo: Atlas. GITMAN, L. J. (2010). Administração Financeira. 12º Edição. São Paulo: Pearson. ROSS; WESTERFELD; JAFFE; LAMB. (2015). Administração Financeira. São Paulo: McGraw Hill. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Gestão de Pessoas e Marketing Objetivo: Introduzir o participante sobre o comportamento humano no trabalho, individual, em grupo ou em organizações, sejam elas empresas privadas, públicas ou sem fins lucrativos em âmbito brasileiro, Norte Americano (EUA) e Asia. Ementa: Comportamento Organizacional. Comportamento das pessoas no trabalho. Organizacão do trabalho. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - Competências gerenciais para o gerenciamento de pessoas. - Impactos da Cultura Empresarial na gestão de pessoas. - Liderança e Motivação de pessoas em ambiente de trabalho. - Fundamentos da Gestão de Grupos de trabalho. - Seleção, Desenvolvimento e Avaliação de pessoas. - Alinhando objetivos a desempenho, foco em resultado. - O Comportamento de Pessoas em ambientes Competitivos. Bibliografia Básica: DUTRA, J.; DUTRA, T.; DUTRA G. Gestão de Pessoas: realidade atual e desafios futuros. São Paulo: Atlas, 2017. FLEURY, Afonso e FLEURY, Maria Tereza Leme - Estratégias Empresariais e Formação de Competências. São Paulo, Atlas, 2000. CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elesevier, 2008. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Negociação e Administração de Conflitos Objetivos: Capacitar o aluno a compreender os determinantes de um processo de negociação e como se planejar para atingir os resultados esperados. Reconhecer os principais tipos e técnicas de negociação mais eficazes. Ementa: Objetivos da negociação. Perfil do negociador e características da negociação. Tipos e Técnicas de Negociação. O uso de informações na negociação. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - A negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes - As características do bom negociador - O perfil do negociador brasileiro - Os ambientes de negociação e os principais tipos e abordagens - O processo, planejamento e preparação de negociações - As formas de abordar conflitos - O posicionamento estratégico e passos táticos - Modelo de partes em negociação - Negociação integrativa e negociação distributiva - Maximização de resultados/relacionamento com as partes - Uso da informação, do tempo e do poder. Bibliografia Básica: DUZERT, Y. Negociações Empresariais: Série Gvlaw. São Paulo: Saraiva, 2012. FISHER, R.; URY, W.; PATTON, B. Como Chegar ao Sim. Editora Sextante, 2018. LEWICKI, R.; BARRY, B.; SAUNDERS, D. M. Fundamentos da Negociação. 2.a. edição. McGrawhill, 2014. MARTINELLI, D. P.; ALMEIDA, A. P. Negociação: como transformar confronto em cooperação. São Paulo: Atlas, 1997. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação Internacional. São Paulo: Atlas, 2004. RAIFFA, H. The Art and Science of Negotiation. 17ª ed. Harvard University Press, 2003. SHELL, R. Negociar é Preciso - Negócio Editora – 3a. Edição, 2001. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Inovação e Marketing Objetivos: Capacitar os alunos para compreensão da metodologia e aplicar os principais conceitos e ferramentas do Design Thinking em países diferentes como Brasil da Asia e Europa e EUA. Ao final do curso, o aluno deverá ter conhecimento dos principais conceitos e ferramentas do Design Thinking aplicados na gestão de empresas, com viés para gerar inovação. Ementa: Design Thinking. Imersão no Problema. Empatia com o Usuário. Ideação. Prototipação. Círculo da Essência do Negócio. Canvas Business Model. Lean Canvas. Desenvolvimento Ágil. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Bibliografia Básica: BROWN, T. Design thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias; Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. OSTERWALDER, A; PIGNEUR, Y. Inovação Em Modelos de Negócios Business Model Generation; New Jersey: Alta Books, 2010. VIANNA ET AL. Design thinking. Disponível em: http://livrodesignthinking.com.br/; Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. KELLEY, Thomas. As 10 faces da inovação estratégias para turbinar a criatividade; Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2007. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. |
||||
Carga Horária: |
104 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 400 | ||||
Ministrantes: |
Aimãn Ibrahim Mourad Daniel Reed Bergmann Gilberto Tadeu Shinyashiki Giorgio Arnaldo Enrico Chiesa Jose Mauro da Costa Hernandez Luciane Meneguin Ortega Vidal Miguel Angelo Hemzo Roque Rabechini Junior |
voltar |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |