Atividade

122066 - Módulo: Novas Fronteiras do Marketing

Período da turma: 22/03/2025 a 21/11/2026

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Disciplina: Ética e Responsabilidade Social Corporativa

Objetivos: Apresentar aos participantes noções de Ética e Responsabilidade Social e sua relação com o ambiente de negócios em âmbito global enfocando países como Brasil Estados Unidos da América, países da Europa e Ásia. Identificar indicadores quanto à ética e às questões de responsabilidade social, bem como discutir políticas de gestão social de empresas.

Ementa: Ética. Responsabilidade Social. Instrumentos de Responsabilidade Social. Indicadores de Ética e Responsabilidade Social Corporativa.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:
- Ética
- Responsabilidade Social Corporativa
- Código de ética empresarial
- Instrumentos e indicadores de Ética
- Instrumentos e Indicadores de Responsabilidade Social Corporativa

Bibliografia Básica:

Ghillyer, A. (2015). Ética Nos Negócios - Série A - 4ª Ed. McGrawHill.
ALENCASTRO, M. S. C.; ALVES, O. F. (2017). Governança, gestão responsável e ética nos
negócios. InterSaberes.
ALBUQUERQUE, José de Lima (Org.). (2009). Gestão ambiental e responsabilidade social: conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Disciplina: Marketing Global e Internacional

Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a entender e utilizar os conceitos de Marketing e, em especial do Marketing Mix, em um ambiente global com ênfase no Mercado Brasileiro, dos Estados Unidos da América, Europa e Asia. E, em seguida, compreender as ações globais de sua empresa e do concorrente mercados como Brasil, Estados Unidos da América, Europa e Asia.

Ementa: Globalização. Ambiente Global. Cultura. Políticas. Oportunidades Globais. Marketing Global.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:
- Globalização e Globalização de mercados
- Marketing Mix Global
- Oportunidades e ameaças em ambiente global
- Análise Econômica e Cultural
- Análise competitiva de mercados
- Mercados Emergentes vs. Mercados Avançados
- Qualidade produto, como o mesmo produto é visto em diferentes regiões.

Bibliografia Básica:

KEEGAN, K. J. (2013). Marketing Global. 7a Edição, Saraiva.
KOTLER, P., & KOTLER, M. (2015). Conquistando mercados mundiais: como as empresas investem e prosperam nas cidades mais dinâmicas do mundo. Trad. de Janda Montenegro da Silva.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Disciplina: Política Internacional

Objetivo: Apresentar as principais vertentes de política em âmbito global focalizando países da América Latina, América do Norte, Europa, Ásia e África. Ao final, o participante deverá estar apto a identificar como a política pode interferir nos negócios em diversos países.

Ementa: Principais agentes na política internacional. Blocos econômicos e política internacional. Formulação e implementação de políticas. Política comparada.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:
-Impacto da cultura nas negociações internacionais
-Setor financeiro e política externa
-Guerra e política
-Conceito de potência emergente
-Super ricos, bem-estar e a política
-Autonomia e liderança

Bibliografia Básica:

MIYAMOTO, S., and P. D. Watanabe. “Towards an uncertain future? The strengthening
of Japan’s autonomy in Asia-Pacific.” Revista Brasileira de Política Internacional, 57 (1), 2014. p.98-116.
NONAKA, I., and Z. Zhu. Pragmatic Strategy. Eastern Wisdom, Global Success. Cambridge: Cambridge University Press 2012.
ONUKI, J., F. Mouron, and F. Urdinez. “Latin American Perception of Regional Identity and Leadership in Comparative Perspective.” Contexto Internacional, 38 (1), Jan.-Apr. 2016. p.433-465.
PAES, L. de O., A. M. Cunha, and P. C. D. Fonseca. “Narratives of Change and Theorisations on Continuity: The Duality of the Concept of Emerging Power in International Relations.” Contexto International, 39 (1), Jan.-Apr. 2017. p.75-95.
PHILLIPS, T. “Trump vows ‘all necessary measures’ to protect allies from North Korea, says Abe.” The Guardian. 31 jul. 2017. Disponível em:
https://www.theguardian.com/world/2017/jul/31/trump-vows-all-necessary-measures-toprotect-allies-from-n-korea-says-abe?CMP=Share_iOSApp_Other. Acesso em: 29 out. 2017.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Disciplina: Marketing Digital

Objetivos: Espera-se que o aluno compreenda o efeito disruptivo da tecnologia sobre as estratégias de marketing e desenvolva capacidade crítica para integrar as ferramentas online e offline.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Ementa: Os impactos estratégicos da Internet nos negócios. As mudanças no comportamento do consumidor na era digital. As novas técnicas de marketing para a Internet. O futuro do marketing online. Gestão de ações on-line de marketing e vendas. E-Strategy. Internet marketing: tendências e atualidades. Redes Sociais; exemplos e casos práticos.

Conteúdo:

- Fundamentos de marketing digital
- Transformação digital
- Planejamento da estratégia de marketing digital
- Estratégia de SEO
- Mídias sociais e marketing de conteúdo
- Email marketing e mobile marketing
- Métricas de avaliação de marketing digital

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Bibliografia Básica:
Kingsnorth, S. (2022). Digital marketing strategy: An integrated approach to online marketing. Kogan Page Publishers.
Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2019). Digital marketing: Strategy, implementation and practice. Pearson.
Gabriel, M., & Kiso, G. (2021). Marketing na era digital: Conceitos, plataformas e estratégias. Ed. Atlas.
Stokes, R. (2022). eMarketing: The essential guide to digital marketing. The Red & Yellow Creative School of Business. Disponível para download gratuito em https://www.redandyellow.co.za/textbook/

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Disciplina: Comércio Eletrônico

Objetivos: Ao final da disciplina o participante estará apto a identificar os fatores críticos de sucesso das organizações dentro do mercado virtual e compreender as vantagens e desvantagens competitivas das empresas virtuais.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Ementa
Comportamento do consumidor em comércio eletrônico; compras on line; Multichanel, consumidor na era virtual; omnichannel; channel blurring.

Conteúdo
- A era da Internet e do marketing – implicações gerenciais;
- Conceitos, histórico e características do comércio eletrônico;
- Planejamento de negócios na Internet:
- Lojas virtuais – surgimento de novas empresas e expansão das existentes;
- Conquista de clientes no comércio eletrônico;
- Fundamentos da pesquisa e do marketing on-line;
- Adoção de ferramentas eletrônicas;
- Vendas e serviços a clientes na Internet;
- Políticas de preços na Internet;
- Canal de comunicação interativa;
- Recursos do marketing eletrônico;
- Aspectos jurídicos e éticos no comércio eletrônico.

Bibliografia Básica:

Chaffey, D. (2015). Gestão de E-Business e E-Commerce: Estratégia, Implementação
e Prática. Elsevier Brasil.
Turchi, S. R. (2018).Estratégias de Marketing Digital e E-Commerce - 2ª Ed. São Paulo: Atlas

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Disciplina: Gestão da Tecnologia da Informação e Big Data

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno estará apto a identificar o impacto da tecnologia da informação sobre o ambiente de negócios internacionais bem como reconhecer as principais ferramentas de Tecnologia da Informação empregadas nas organizações. O aluno também deverá reconhecer as ferramentas de Big Data e como empregá-las no gerenciamento de marketing.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Ementa: Conceito e impactos da TI. Aplicações de TI nas organizações. Ferramentas de TI. Big Data e Marketing.

Conteúdo:

- Os impactos da TI sobre os negócios
- A tecnologia da Informação e suas aplicações no mundo corporativo
- Sistemas de informação transacionais e gerenciais
- E-business e quadros de referência de gestão de TI
- Introdução ao Big Data
- Principais ferramentas para análise do Big Data
- Principais tendências de TI e Big Data nas organizações.

Bibliografia Básica:

ALCANTARA, L. K. de. Big Data e IoT: Desafios da Privacidade e da Proteção de Dados no Direito Digital. São Paulo: Bok2, 2017.
BERRY, M.J.A; LINOFF, G. Data Mining Techniques For Marketing, Sales and Customer Support. 3ª ed. New York, USA: John Wiley & Sons, Inc., 2011.
LAUDON, K. C. Management Information Systems. 9ª ed. Pearson, 2011.
LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G. (orgs.) Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. São Paulo: Atlas, 2006.
MACHADO, F. N. R. Big Data. O Futuro dos Dados e Aplicações. São Paulo: Editora Érica, 2018.
O’BRIEN, J. A. Sistemas da informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
ROMANO, R. R. Tecnologia: O futuro do seu negócio passa por aqui. 3ª. Edição. São Paulo: Posigraf, 2012.
TURBAN, E. et al. Information Technology for Management: Transforming Organizations in the Digital Economy. 7th edition, Wiley, 2009.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Disciplina: Marketing de Varejo

Objetivo: Apresentar os aspectos específicos da administração mercadológica de empresas varejistas, abordando os principais conceitos do marketing relacionado ao varejo e ao mercado de consumo no Brasil, EUA, países da Europa e Ásia.

Ementa: Varejo: conceito, evolução e grandes números; Varejo: canais de distribuição e formatos; Integração dos Canais no Varejo; Tendências do marketing, do varejo e do mercado de consumo.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:
- Conceito de varejo;
- Evolução do varejo mundial e nacional;
- Grandes números desse segmento;
- Fatores determinantes do consumo;
- Contexto da distribuição;
- Formatos varejistas;
- Varejo multicanal;
- Jornada de compra dos consumidores;
- Desafios da integração de canais no varejo;
- Omnichannel;
- Tendências do marketing, do varejo e do mercado de consumo.

Bibliografia Básica:
LEVY, M., WEITZ, B.A.; GREWAL, D. Retailing Management, 9th ed. New York:
McGrawHill Education, 2015.
PARENTE, J.; BARKI, E. Varejo no Brasil: gestão e estratégia, 2ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2014.
SERRENTINO, A. Varejo e Brasil: reflexões estratégicas. 2ª ed. São Paulo: [s.n.], 2016

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Carga Horária:

96 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 400
 
Ministrantes: Bruno Peres de Andrade Cruz
Celso Claudio de Hildebrand e Grisi
Daniel Reed Bergmann
Fernando de Souza Coelho
Flávio Hourneaux Junior
Maurício Gerbaudo Morgado


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP