122066 - Módulo: Novas Fronteiras do Marketing |
Período da turma: | 22/03/2025 a 21/11/2026
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Descrição: | Disciplina: Ética e Responsabilidade Social Corporativa
Objetivos: Apresentar aos participantes noções de Ética e Responsabilidade Social e sua relação com o ambiente de negócios em âmbito global enfocando países como Brasil Estados Unidos da América, países da Europa e Ásia. Identificar indicadores quanto à ética e às questões de responsabilidade social, bem como discutir políticas de gestão social de empresas. Ementa: Ética. Responsabilidade Social. Instrumentos de Responsabilidade Social. Indicadores de Ética e Responsabilidade Social Corporativa. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - Ética - Responsabilidade Social Corporativa - Código de ética empresarial - Instrumentos e indicadores de Ética - Instrumentos e Indicadores de Responsabilidade Social Corporativa Bibliografia Básica: Ghillyer, A. (2015). Ética Nos Negócios - Série A - 4ª Ed. McGrawHill. ALENCASTRO, M. S. C.; ALVES, O. F. (2017). Governança, gestão responsável e ética nos negócios. InterSaberes. ALBUQUERQUE, José de Lima (Org.). (2009). Gestão ambiental e responsabilidade social: conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Marketing Global e Internacional Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a entender e utilizar os conceitos de Marketing e, em especial do Marketing Mix, em um ambiente global com ênfase no Mercado Brasileiro, dos Estados Unidos da América, Europa e Asia. E, em seguida, compreender as ações globais de sua empresa e do concorrente mercados como Brasil, Estados Unidos da América, Europa e Asia. Ementa: Globalização. Ambiente Global. Cultura. Políticas. Oportunidades Globais. Marketing Global. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - Globalização e Globalização de mercados - Marketing Mix Global - Oportunidades e ameaças em ambiente global - Análise Econômica e Cultural - Análise competitiva de mercados - Mercados Emergentes vs. Mercados Avançados - Qualidade produto, como o mesmo produto é visto em diferentes regiões. Bibliografia Básica: KEEGAN, K. J. (2013). Marketing Global. 7a Edição, Saraiva. KOTLER, P., & KOTLER, M. (2015). Conquistando mercados mundiais: como as empresas investem e prosperam nas cidades mais dinâmicas do mundo. Trad. de Janda Montenegro da Silva. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Política Internacional Objetivo: Apresentar as principais vertentes de política em âmbito global focalizando países da América Latina, América do Norte, Europa, Ásia e África. Ao final, o participante deverá estar apto a identificar como a política pode interferir nos negócios em diversos países. Ementa: Principais agentes na política internacional. Blocos econômicos e política internacional. Formulação e implementação de políticas. Política comparada. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: -Impacto da cultura nas negociações internacionais -Setor financeiro e política externa -Guerra e política -Conceito de potência emergente -Super ricos, bem-estar e a política -Autonomia e liderança Bibliografia Básica: MIYAMOTO, S., and P. D. Watanabe. “Towards an uncertain future? The strengthening of Japan’s autonomy in Asia-Pacific.” Revista Brasileira de Política Internacional, 57 (1), 2014. p.98-116. NONAKA, I., and Z. Zhu. Pragmatic Strategy. Eastern Wisdom, Global Success. Cambridge: Cambridge University Press 2012. ONUKI, J., F. Mouron, and F. Urdinez. “Latin American Perception of Regional Identity and Leadership in Comparative Perspective.” Contexto Internacional, 38 (1), Jan.-Apr. 2016. p.433-465. PAES, L. de O., A. M. Cunha, and P. C. D. Fonseca. “Narratives of Change and Theorisations on Continuity: The Duality of the Concept of Emerging Power in International Relations.” Contexto International, 39 (1), Jan.-Apr. 2017. p.75-95. PHILLIPS, T. “Trump vows ‘all necessary measures’ to protect allies from North Korea, says Abe.” The Guardian. 31 jul. 2017. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2017/jul/31/trump-vows-all-necessary-measures-toprotect-allies-from-n-korea-says-abe?CMP=Share_iOSApp_Other. Acesso em: 29 out. 2017. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Marketing Digital Objetivos: Espera-se que o aluno compreenda o efeito disruptivo da tecnologia sobre as estratégias de marketing e desenvolva capacidade crítica para integrar as ferramentas online e offline. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Ementa: Os impactos estratégicos da Internet nos negócios. As mudanças no comportamento do consumidor na era digital. As novas técnicas de marketing para a Internet. O futuro do marketing online. Gestão de ações on-line de marketing e vendas. E-Strategy. Internet marketing: tendências e atualidades. Redes Sociais; exemplos e casos práticos. Conteúdo: - Fundamentos de marketing digital - Transformação digital - Planejamento da estratégia de marketing digital - Estratégia de SEO - Mídias sociais e marketing de conteúdo - Email marketing e mobile marketing - Métricas de avaliação de marketing digital Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Bibliografia Básica: Kingsnorth, S. (2022). Digital marketing strategy: An integrated approach to online marketing. Kogan Page Publishers. Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2019). Digital marketing: Strategy, implementation and practice. Pearson. Gabriel, M., & Kiso, G. (2021). Marketing na era digital: Conceitos, plataformas e estratégias. Ed. Atlas. Stokes, R. (2022). eMarketing: The essential guide to digital marketing. The Red & Yellow Creative School of Business. Disponível para download gratuito em https://www.redandyellow.co.za/textbook/ Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Comércio Eletrônico Objetivos: Ao final da disciplina o participante estará apto a identificar os fatores críticos de sucesso das organizações dentro do mercado virtual e compreender as vantagens e desvantagens competitivas das empresas virtuais. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Ementa Comportamento do consumidor em comércio eletrônico; compras on line; Multichanel, consumidor na era virtual; omnichannel; channel blurring. Conteúdo - A era da Internet e do marketing – implicações gerenciais; - Conceitos, histórico e características do comércio eletrônico; - Planejamento de negócios na Internet: - Lojas virtuais – surgimento de novas empresas e expansão das existentes; - Conquista de clientes no comércio eletrônico; - Fundamentos da pesquisa e do marketing on-line; - Adoção de ferramentas eletrônicas; - Vendas e serviços a clientes na Internet; - Políticas de preços na Internet; - Canal de comunicação interativa; - Recursos do marketing eletrônico; - Aspectos jurídicos e éticos no comércio eletrônico. Bibliografia Básica: Chaffey, D. (2015). Gestão de E-Business e E-Commerce: Estratégia, Implementação e Prática. Elsevier Brasil. Turchi, S. R. (2018).Estratégias de Marketing Digital e E-Commerce - 2ª Ed. São Paulo: Atlas Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Gestão da Tecnologia da Informação e Big Data Objetivos: Ao final da disciplina o aluno estará apto a identificar o impacto da tecnologia da informação sobre o ambiente de negócios internacionais bem como reconhecer as principais ferramentas de Tecnologia da Informação empregadas nas organizações. O aluno também deverá reconhecer as ferramentas de Big Data e como empregá-las no gerenciamento de marketing. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Ementa: Conceito e impactos da TI. Aplicações de TI nas organizações. Ferramentas de TI. Big Data e Marketing. Conteúdo: - Os impactos da TI sobre os negócios - A tecnologia da Informação e suas aplicações no mundo corporativo - Sistemas de informação transacionais e gerenciais - E-business e quadros de referência de gestão de TI - Introdução ao Big Data - Principais ferramentas para análise do Big Data - Principais tendências de TI e Big Data nas organizações. Bibliografia Básica: ALCANTARA, L. K. de. Big Data e IoT: Desafios da Privacidade e da Proteção de Dados no Direito Digital. São Paulo: Bok2, 2017. BERRY, M.J.A; LINOFF, G. Data Mining Techniques For Marketing, Sales and Customer Support. 3ª ed. New York, USA: John Wiley & Sons, Inc., 2011. LAUDON, K. C. Management Information Systems. 9ª ed. Pearson, 2011. LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G. (orgs.) Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. São Paulo: Atlas, 2006. MACHADO, F. N. R. Big Data. O Futuro dos Dados e Aplicações. São Paulo: Editora Érica, 2018. O’BRIEN, J. A. Sistemas da informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011. ROMANO, R. R. Tecnologia: O futuro do seu negócio passa por aqui. 3ª. Edição. São Paulo: Posigraf, 2012. TURBAN, E. et al. Information Technology for Management: Transforming Organizations in the Digital Economy. 7th edition, Wiley, 2009. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. Disciplina: Marketing de Varejo Objetivo: Apresentar os aspectos específicos da administração mercadológica de empresas varejistas, abordando os principais conceitos do marketing relacionado ao varejo e ao mercado de consumo no Brasil, EUA, países da Europa e Ásia. Ementa: Varejo: conceito, evolução e grandes números; Varejo: canais de distribuição e formatos; Integração dos Canais no Varejo; Tendências do marketing, do varejo e do mercado de consumo. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - Conceito de varejo; - Evolução do varejo mundial e nacional; - Grandes números desse segmento; - Fatores determinantes do consumo; - Contexto da distribuição; - Formatos varejistas; - Varejo multicanal; - Jornada de compra dos consumidores; - Desafios da integração de canais no varejo; - Omnichannel; - Tendências do marketing, do varejo e do mercado de consumo. Bibliografia Básica: LEVY, M., WEITZ, B.A.; GREWAL, D. Retailing Management, 9th ed. New York: McGrawHill Education, 2015. PARENTE, J.; BARKI, E. Varejo no Brasil: gestão e estratégia, 2ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2014. SERRENTINO, A. Varejo e Brasil: reflexões estratégicas. 2ª ed. São Paulo: [s.n.], 2016 Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. |
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Carga Horária: |
96 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 400 | ||||
Ministrantes: |
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