122702 - Tópicos Especiais |
Período da turma: | 22/03/2025 a 21/11/2026
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Descrição: | Disciplina: Pesquisa de Marketing II
Objetivo: Discutir e apresentar o método científico e sua utilidade para a disciplina de marketing, bem como apresentar os métodos científicos mais utilizados em marketing. Ao final da disciplina, o estudante estará capacitado a desenvolver um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso no nível de um mestrado profissional. Ementa: O que é um trabalho científico; a natureza da ciência e da pesquisa científica. Objetivo da ciência: teoria, explicação e previsão; elementos de um projeto de pesquisa científica; métodos de pesquisa em ciências sociais; como elaborar um projeto científico e as bases de dados de artigos científicos. Metodologia: apresentações teóricas, palestras e seminários. Atividades com pequenos grupos e discussão de projetos científicos. Conteúdo: - Conceito de pesquisa científica - A natureza da pesquisa científica - O método da pesquisa científica - Elementos do projeto de pesquisa científica - Principais métodos de pesquisa científica em marketing - Bases de dados de estudos científicos em marketing Bibliografia Básica: ECKER, Howard. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec. 1999. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1994. KERLINGER, F. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: Um tratamento conceitual. São Paulo: EPU/EDUSP, 1980. SELLTIZ, C. et al. Métodos de pesquisa nas Relações Sociais. 2 ed. São Paulo: E.P.U., v.2, 3. 1987. RUDIO, F. Introdução ao projeto de Pesquisa Científica. 24 ed. Petrópolis: Vozes, 1999. MARTINS, Gilberto de Andrade. Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. São Paulo: Atlas, 2009. VERGARA, S. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2004. VERGARA, S. Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2005. Disciplina: Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso Objetivo: O objetivo desta disciplina é proporcionar ao estudante a orientação de seu Trabalho de Conclusão de Curso por um professor especializado no tema escolhido pelo estudante. Em seu TCC, o estudante deverá integrar os conhecimentos obtidos no curso à prática de marketing. Ementa: Definição do tema, problema e hipótese de pesquisa, justificativa, objetivos, revisão da literatura, procedimentos metodológicos, métodos de referência e citação. Metodologia: Encontros de orientação entre o estudante e seu orientador. Conteúdo: A ser definida de acordo com o tema escolhido pelo estudante em conjunto com seu orientador. Bibliografia Básica A ser indicada pelo professor orientador de acordo com o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso. |
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Carga Horária: |
48 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 400 | ||||
Ministrantes: |
Jose Mauro da Costa Hernandez Miguel Angelo Hemzo |
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