Atividade

123001 - Gamificação: significados e desafios

Período da turma: 24/01/2024 a 30/01/2024

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Descrição: Dos jogos à gamificação
Desafios em sala de aula
Ambientes gamificados
Educação e desenvolvimento intelectual
Cooperação na gamificação e competitividade
Usos e abusos e marketing da gamificação: que sociedade queremos
Por uma educação participativa para sociedades justas e democráticas

Referências:
CHAKUR, C. R. S. L. Fundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativa. Paidéia, p. 37-52, fev.-ago.1995.
FREIRE, P. Educação e Mudança. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1994. (Coleção Educação e Comunicação).
FURTH, H. Piaget na sala de aula. Rio de Janeiro: Forense, 1972.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 9º ed (2020). São Paulo: Editora Perspectiva, 1971.
KAPP, K. M. (2012) The Gamification of learning and instruction: Game-based methods and strategies for training and education. Pfeiffer. Hoboken, NJ.
ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. 1 edition ed. Sebastopol, Calif: O’Reilly Media, 2011.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Vânia Galindo Massabni


 
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