Atividade

123182 - Navegando criticamente na Era das “Fake News”: Integrando Ciências e Mídias para uma Educação Transformadora.

Período da turma: 06/06/2024 a 15/08/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: PROGRAMA COMPLETO DO CURSO
Navegando criticamente na Era das “Fake News”: Integrando Ciências e Mídias para uma Educação Transformadora.

Ementa do curso
A tipologia das desordens informacionais científicas nas mídias digitais.
O letramento científico-midiático crítico: eixos teórico-pedagógicos, conceitos e questões investigativas.
Recursos e técnicas para a produção de mídias digitais em contextos educacionais.

Justificativa do Curso

As demandas para a Educação em Ciências nunca foram tão complexas e desafiadoras. Da crise climática às “fake news”, professores e pesquisadores têm se preocupado sobre como abordar esses problemas de maneira que haja uma compreensão efetiva e o engajamento legítimo com mudanças em direção a um futuro mais justo e democrático. Para isso, é consenso que a Educação em Ciências precisa romper com formas tradicionais de ensinar e aprender, principalmente no que diz respeito àquelas em que os conceitos são mais relevantes do que o contexto (ARROIO, 2020). Tendo em vista que as mídias digitais são elementos decisivos para o fenômeno moderno das “fake news”, integrar o ensino sobre as mídias é também necessário (ARROIO, 2020; CARDOSO; GURGEL, 2019; HÖTTECKE; ALLCHIN, 2020; PIVARO; GIROTTO, 202O; REID; NORRIS, 2016).
Nesse sentido, é preciso também não só ensinar com as mídias, mas também sobre as mídias (KELLNER; SHARE, 2019). Ensinar com as mídias equivaleria a utilizar recursos midiáticos (redes sociais, ambientes virtuais, mídias digitais, etc.) como plataformas para o ensino. As mídias nesse caso serviriam de ferramentas para educar. Já ensinar com as mídias equivaleria a uma abordagem crítica, por meio da qual se encaminham também análises e produções de mídias. Um exemplo, seria a problematização sobre como as redes sociais - por sua arquitetura - tendem a abrigar em bolhas isoladas pessoas com ideias semelhantes, fomentando as chamadas câmaras de eco, onde “fake news” sobre Ciências são mais propensas a serem endossadas do que questionadas ou contestadas.
Porém, é na formação de professores (inicial e continuada) que se depara com um dos maiores desafios, na medida em que em alguns países a formação voltada aos desafios das mídias e da informação subestimam a complexidade do problema, oferecendo em maior número oportunidades formativas através das quais as mídias são meros instrumentos para o ensino (GRETTER; YADAV, 2018; HAMMER, 2019; TIEDE; GRAFE; HOBBS, 2015). Diante disso, o presente curso oferece uma oportunidade para uma formação crítica para as mídias digitais, encarando-as como meios para a manutenção dos mecanismos de controle e opressão, mas também para desconstruí-los e reerguer uma sociedade mais justa e sustentável. Ter professores de Ciências da Natureza como público-alvo, justifica-se na escassez de oportunidades formativas para as mídias e tecnologias (ainda mais sob uma perspectiva crítica) em contraponto aos crescentes desafios em que mídia, informação e Ciências se interseccionam na sociedade moderna.

Objetivo
Integrar interdisciplinarmente o letramento midiático crítico e o letramento científico a partir da leitura crítica e criação de mídias, desafiando a influência e poder das desordens informacionais científicas, com foco nas justiças social e ambiental.

Objetivos específicos
Entender as bases do letramento científico-midiático crítico;
Propor sequências de ensino para avaliação crítica de informações científicas em mídias digitais;
Propor sequências de ensino para criação de mídias como contra-narrativas a desinformações científicas;
Promover atitudes para as justiças social e ambiental através do letramento científico-midiático crítico.

Metodologia

As aulas serão realizadas em plataformas digitais e arregimentarão como recursos para o recursoGoogle Meet (sincronamente) e a plataforma Moodle (extensão) da USP (assincronamente). As interações de natureza síncrona via Google Meet acontecerão às quintas-feiras durante uma hora e trinta minutos, tendo como abordagem comunicativa a exposição em função do conteúdo programado para o encontro. Nesses momentos, será fomentado também a colaboração entre os participantes nos momentos de discussão e de produção de atividades. Já os encontros assíncronos acontecerão ao longo da semana através de fóruns de discussão fomentados por leituras (artigos científicos, artigos de divulgação e capítulos de livros) e debates em fóruns com temas complementares aos dos momentos síncronos e mediados pelos ministrantes. O curso será finalizado com um encontro síncrono onde os estudantes apresentarão uma produção midiática digital de escolha própria (vídeo, podcast, hipertexto etc.) feita colaborativamente (de 3 a 5 integrantes).


Conteúdos
Encontro 1. Introdução ao Letramento Científico-Midiático Crítico: eixos teórico-pedagógicos, conceitos e questões investigativas;
Encontro 2. Letramento Científico-Midiático Crítico: análise e produção de mídias a partir da natureza sócio-construtivista da mídia;
Encontro 3. Letramento Científico-Midiático Crítico: análise e produção de mídias a partir da Linguagem/Semiótica;
Encontro 4. Letramento Científico-Midiático Crítico: análise e produção de mídias a partir da dimensão Público/Posicionalidade.
Encontro 5. Letramento Científico-Midiático Crítico: análise e produção de mídias a partir da dimensão representação política.
Encontro 6. Letramento Científico-Midiático Crítico: análise e produção de mídias a partir da dimensão Produção/Instituições
Encontro 7. Letramento Científico-Midiático Crítico: análise e produção de mídias a partir da Justiça Social e Ambiental;
Encontro 8. Recursos e técnicas para a produção de mídias digitais em contextos educacionais.
Encontro 9. Avaliação coletiva do curso.
Encontro 10. Apresentação dos trabalhos finais.


Público alvo
Professores da educação básica de disciplinas de Ciências da Natureza (Química, Física, Biologia, Ciências Agrárias e Ciências da Terra) atuantes no ensino fundamental II e Ensino médio.

Carga horária
40 horas

Recursos
Google Meet;
Moodle (extensão) da USP;
Vídeos, Podcasts e textos (acadêmicos e de divulgação) de livre acesso na interface entre o letramento científico e o letramento midiático.

Avaliação
Avaliação processual e somativa das produções (incluindo o trabalho colaborativo final) no encontros síncronos e assíncronos;
Avaliação processual a partir das interações nos encontros síncronos.

Referências bibliográficas

ARROIO, Agnaldo. The value of education in the context of COVID-19 pandemic. Problems of Education in the 21st Century, v. 78, n. 3, p. 309–313, 2020.

CARDOSO, Danilo ; GURGEL, Ivã. Por uma educação científica que problematize a mídia. Linhas Crí­ticas, v. 25, 2019.

GRETTER, Sarah ; YADAV, Aman. What do preservice teachers think about teaching media literacy?: an exploratory study using the theory of planned behavior. Journal of Media Literacy Education, v. 10, n. 1, p. 104–123, 2018.

HAMMER, Rhonda. Critical media literacy as engaged pedagogy. E-Learning and Digital Media, v. 8, n. 4, p. 357–363, 2011.

HÖTTECKE, Dietmar ; ALLCHIN, Douglas. Reconceptualizing nature‐of‐science education in the age of social media. Science Education, v. 104, n. 4, p. 641–666, 2020.

KELLNER, Douglas ; SHARE, Jeff. The critical media literacy guide: engaging media and transforming education. Leiden ; Boston: Brill Sense, 2019.

PIVARO, Gabriela Fasolo ; GIROTTO JÚNIOR, Gildo. O ataque organizado à ciência como forma de manipulação: do aquecimento global ao coronavírus. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1074–1098, 2020.

REID, Grace ; NORRIS, Stephen P. Scientific media education in the classroom and beyond: A research agenda for the next decade. Cultural Studies of Science Education, v. 11, n. 1, p. 147–166, 2015.

TIEDE, Jennifer; GRAFE, Silke ; HOBBS, Renee. Pedagogical media competencies of preservice teachers in Germany and the United States: a comparative analysis of theory and practice. Peabody Journal of Education, v. 90, n. 4, p. 533–545, 2015.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 110
 
Ministrantes: Agnaldo Arroio
Erasmo Moises dos Santos Silva


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP